O vínculo que você tem com seus pacientes deve ser sempre priorizado. Sem eles, não há como se consolidar no mercado, pois as estratégias de marketing de relacionamento para clínicas dependem da forma como você interage com seu público e como eles recebem toda essa comunicação.
Em meio a tanta concorrência, criar laços significativos é muito vantajoso para sua imagem. Quer saber mais? Neste artigo, separamos 10 táticas para você se relacionar com seus potenciais clientes e mantê-los por perto da maneira correta. Confira em detalhes e anote todas as dicas!
1- Saiba quem é seu público
Relacionar-se com eficiência envolve conhecer com quem você quer firmar um vínculo. Entender as suas expectativas, particularidades, motivações e outros fatores ajuda a lidar melhor com o usuário. Para isso, busque dados concretos sobre sua audiência antes de estabelecer uma comunicação.
2- Tenha e mantenha um tom de voz adequado
A sua clínica precisa ter um tom de voz que gere identificação com seu público-alvo. O discurso alinhado ao perfil dos pacientes é importante para gerar proximidade com eles a ponto de não notarem as estratégias de marketing de forma tão direta. Então, garanta que todas suas ações usem o mesmo tom de voz, inclusive em comentários e mensagens.
3- Priorize o atendimento de qualidade
Marketing também envolve o atendimento e, um bom relacionamento depende desse fator. Se ele for ruim, dificilmente os laços serão estabelecidos, podendo até influenciar o indivíduo a procurar a concorrência. Crie um processo humanizado, mesmo na internet, para atender todos os usuários, até mesmo para aqueles que falam da sua marca, mas não as mencionam diretamente nas mídias.
4- Esteja presente nos mais diversos canais
Ter uma variedade de canais disponíveis ajuda muito no fortalecimento da relação com seu público, pois você pode tirar as principais dúvidas deles com facilidade e da maneira que desejarem.
Isso é ainda mais importante quando se trata de um grupo de pacientes mais amplo. Por exemplo, se atende desde adolescentes até idosos, é necessário ter várias mídias à disposição para contato, considerando que nem sempre uma pessoa usa o WhatsApp, mas pode estar no Facebook.
5- Produza conteúdo de valor
O conteúdo altamente relevante serve como motivação para o acompanhamento das suas publicações em todas as plataformas, seja nas redes sociais ou no blog. Dessa forma, é um meio bastante eficaz para suas estratégias de relacionamento se intensificarem. Então, coloque-se no lugar dos leitores e pense no tipo de material que ele precisa e valoriza.
6- Lembre-se de datas importantes
Esteja próximo do seu paciente em momentos importantes, como datas comemorativas, aniversários, épocas especiais do ano, marcação de exames e consultas, entre outras possibilidades. Somente dessa forma você mostra como se importa com ele a ponto de lembrar de dias como esses.
Uma dica é programar o envio automático de e-mails, aproveitando para lembrar o quanto ele vale para a construção da sua marca e se colocar à disposição em caso de necessidade.
7- Ouça mais sua audiência
A base de qualquer relação envolve ouvir o outro, inclusive quando se trata de médico-paciente. É necessário contar com processos que estimulem o feedback de todos os que foram atendidos, principalmente de forma pública, servindo como prova social.
Entretanto, dê a devida atenção às opiniões dadas e aplique soluções adequadas. Somente abrir espaço para uma conversa e não interagir de volta não é uma ação positiva para sua clínica.
8- Crie fluxos de comunicação inteligentes
A automação pode ser uma grande aliada no marketing de relacionamento. Com base no comportamento de cada usuário, você consegue criar fluxos de comunicação para oferecer conteúdos úteis para eles.
Imagine que alguém agendou uma consulta. A partir disso, ele pode receber um e-mail automático com lembrete da data e horário junto a um material com as principais orientações para o atendimento. Por exemplo, se sua instituição tem nutricionistas, envie um ebook sobre o que fazer ou não antes do exame de bioimpedância.
9- Personalize seus contatos
Considere as particularidades dos seus clientes para sua comunicação ser realmente personalizada. Nesse caso, é preciso ir além, treinando a equipe online e offline para atender conforme a pessoa única que cada um é.
10- Não se esqueça dos dados reais
Para implementar as ações certas e com personalização é indispensável ter informações sobre os resultados dos seus experimentos. Dessa forma, você orienta melhor todo seu planejamento com base no que deu certo e quais ficaram aquém do esperado.
Agora que conhece todas as estratégias de marketing de relacionamento para clínicas, está na hora de começar a colocar em prática. Baseie-se nas nossas dicas e modifique-as para a realidade da sua empresa.
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