Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

3 dicas de como ser transparente nas estratégias de marketing de acordo com a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados foi sancionada em 2018 com o objetivo de proteger os dados de todas as pessoas, seja fisicamente, seja virtualmente. Nesse contexto, foram enumerados dez princípios básicos para adequar as ações das empresas relacionadas ao assunto. Dentre eles, destacaremos a transparência, muito importante nas estratégias de marketing de acordo com a LGPD.

Etimologicamente, esse aspecto significa ser idôneo. Ao que tange à nova lei, prestigia o fornecimento de todas as informações de um indivíduo para o próprio, quando requisitado. Assim, contribui para a realização de um espaço sem dúvidas, seguro e que visa o bem-estar.

Por isso, preparamos este artigo, para que você saiba como ser transparente nas estratégias de marketing de acordo com a LGPD, e assim, não sofrer com as penalidades impostas ao seu descumprimento. Boa leitura!

 

Afinal, o que é ser transparente na LGPD?

A transparência na nova legislação diz respeito à garantia dos titulares de saberem de forma clara, precisa e acessível como os seus dados estão sendo tratados. Além disso, essa regra dá a oportunidade de revogar o seu uso.

Tudo isso deve ser formulado em uma linguagem simples e visível, para que todos entendam facilmente. Dentre essas informações devem constar também os propósitos para o processamento, os períodos que serão retidos e com quem serão compartilhados.

Sabemos que o departamento de marketing, assim como os outros, lida diretamente com identificações pessoais do público-alvo da empresa. São muitas ações para serem pensadas e esse material ajuda a direcionar melhor.

A LGPD mudará muitos aspectos dessas ações, principalmente com relação à coerência do que for realizado. Desde a coleta até o tratamento dos dados, tudo deverá ser informado de maneira clara e sem usá-los para outras intenções não mencionadas e validadas.

 

Como ser transparente nas estratégias de marketing de acordo com a LGPD?

Você já entendeu a importância de ser transparente nas suas ações de marketing, mas como fazer isso da melhor maneira? Pensando nisso, separamos três dicas para começar a colocar esse preceito em prática. Veja a seguir:

 

Mencione no formulário a finalidade da coleta de dados

Formulários são uma das melhores estratégias para captar contatos e aproximar-se dos potenciais clientes. É muito comum que os profissionais usem essa tática para que os visitantes do site acessem um material rico gratuito em troca do seu número de telefone, e-mail e outras formas de contato.

No entanto, com a LGPD, é preciso ser claro com relação aos motivos da coleta desse tipo de dado. Nesse caso, como é um infoproduto, é natural que seja solicitado o endereço de e-mail, mas deve ser informado o porquê.
 

Peça consentimento para usar as informações pessoais

No marketing, os dados são extremamente importantes para personalizar campanhas e ser mais assertivo quanto a elas. A partir da vigência da nova legislação, essa ação deverá ter o consentimento expresso do usuário por meio de marcações em caixas de marcação.

Assim que o visitante entrar no seu site, é necessário que ele receba um pop-up ou outro recurso que explique todos os detalhes de uso das suas informações (cookies) para encontrar conteúdos mais direcionados.

Além disso, cada endereço de e-mail deve ter uma autorização prévia para determinados assuntos. Por exemplo, o indivíduo deve dar uma permissão para receber newsletter, outra fazer o download de um material e assim por diante.
 

Deixe explícita a saída para o seu lead

Depois de ter acesso ao contato do seu novo lead, fique atento ao encerramento do tratamento dos dados. Ou seja, deixe visível a saída do usuário da sua base de contatos com um simples link ao final de cada mensagem. Além de isso adequar-se ao estabelecimento da transparência, faz parte dos direitos que cada um ao ter o poder sobre seus dados.
 
Como podemos ver, não há saída, a Lei Geral de Proteção de Dados é a própria solução. Com o seu princípio de clareza as pessoas naturais garantem o seu direito de serem informadas sobre o recolhimento e utilização das suas informações pessoais. Agora, você já sabe como ser transparente nas estratégias de marketing de acordo com a LGPD, basta colocar em prática!

Para adequar sua empresa a essas mudanças, conheça nossa parceira Zemus – Segurança da Informação, uma empresa especializada em adequação LGPD, que poderá oferecer soluções para adaptar a sua empresa às novas mudanças.

Quer ficar por dentro da LGPD? Então, siga-nos nas redes sociais e receba conteúdos exclusivos. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Deixe uma mensagem

Open chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.