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Não há como negar que a Internet é grande aliada do marketing. O meio de comunicação mais difundido no mundo permite que as instituições de saúde usem vários caminhos para chegar até a sua audiência e atingir os seus objetivos utilizando estratégia da clínica para as mídias digitais.

É comum que as empresas queiram levar seu planejamento estratégico para esse ambiente. No entanto, você precisa dedicar atenção a algumas frentes de trabalho que devem ser bem executadas para que tudo dê certo. Neste artigo, você confere 3 formas de levar a estratégia da clínica para as mídias digitais da forma correta, para ter uma boa performance. Anote todas as dicas!

 

1- Segmente o seu público-alvo corretamente

No marketing tradicional, você pode segmentar suas ações para um determinado público, porém, não tem controle sobre quem será impactado pela mensagem. Já no digital, uma das principais vantagens é a possibilidade de direcionar suas campanhas para segmentos específicos que, de fato, estão interessados.

Mesmo que a internet seja um ambiente com grande alcance, não faz sentido tentar impactar a maior audiência, é muito mais vantajoso se concentrar apenas em que tem perfil para se tornar um paciente da sua clínica.

Através dos mecanismos do Google Ads e do Facebook Ads, é possível limitar seu alcance apenas para quem está pronto para comprar seus serviços, seja em um lead ou paciente. E você pode fazer isso até mesmo através do tráfego orgânico, por meio da inserção de palavras-chave corretas nos seus artigos do blog e hashtags de acordo com as publicações nas redes sociais.

Então, se você quer levar sua estratégia para o online, precisa primeiro entender quem é o seu público-alvo para conseguir alcançá-lo da maneira correta, evitando desperdício de orçamento e obtendo ainda mais retornos positivos.

 

2- Escolha as ferramentas certas e saiba usá-las

Assim como as ferramentas do offline, você precisa definir em quais canais online estará para atingir sua audiência. Existe uma série de opções bastante eficientes para ajudar a atrair, conquistar e fidelizar cada vez mais pacientes, contudo, nem todas são ideais. Vale a pena considerar uma presença nas redes sociais, em um blog e site. Porém, como estamos falando de marketing estratégico, existe um requisito básico para a escolha dessas plataformas.

Cada especialidade pode explorar os recursos de mídias específicas, aquelas que o seu público já está inserido – daí a importância de entender o seu perfil. Não adianta estar presente no Telegram, por exemplo, se os seus pacientes estão conectados no WhatsApp. Ou estar no TikTok, se o seu público tem faixa etária acima dos 50 anos.

Além disso, é indispensável conhecer as funcionalidades de cada meio de comunicação. O Instagram, por exemplo, conta com stories, destaques, reels e diversas formas de engajamento adequadas para quem busca por esse objetivo. Uma coisa é fato: não faz sentido começar no digital e não identificar onde estar presente e como usar os recursos a seu favor. Esse é o erro que muitas clínicas comete e não obtém resultados.

 


 

3- Conte com profissionais especialistas

Pensar em todos esses pontos pode ser uma tarefa difícil para quem está iniciando o marketing agora. E a capacidade de transformar a estratégia em ações adequadas determinará o seu sucesso. Nesse caso, contar com a ajuda de profissionais capacitados para explorar as melhores oportunidades no digital e desenvolver campanhas eficientes é essencial por vários motivos.

O primeiro deles é que cada mercado possui características únicas, e na saúde isso não é diferente. Existem algumas regras com relação a publicidade médica que precisam ser consideradas para evitar sanções do Conselho Federal de Medicina. Além disso, nem sempre os profissionais da saúde tem tempo para estudar essas normas e executar as ações necessárias. Afinal, focar no atendimento presencial é sempre prioridade para oferecer qualidade.

Se você já atua no offline e quer expandir sua visibilidade, essas são 3 formas de levar a estratégia da clínica para as mídias digitais. Ao seguir essas dicas, você poderá iniciar nesse novo ambiente e obter ótimos resultados. Aprendeu como levar o planejamento estratégico para o meio digital? Continue por dentro das melhores ideias de marketing em nosso blog com conteúdos para clínicas e consultórios.

 

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