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Todo profissional da saúde precisa de um bom marketing para se destacar no mercado, até mesmo nutricionistas, afinal, a concorrência é muito grande. No entanto, existem outras situações em que um nutricionista deve priorizar o marketing médico.

A divulgação do seu trabalho vai além do foco em agendamentos de consultas e precisa seguir alguns padrões diferentes do que acontece tradicionalmente em outros segmentos. Abaixo, você confere 3 situações em que um nutricionista deve priorizar o marketing médico.

 

O que é o marketing médico?

Diferente do marketing tradicional, o marketing médico visa divulgar os serviços dos profissionais da saúde seguindo as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) com relação à publicidade. Isso significa que como nutricionista você não pode falar sobre seu trabalho da mesma forma que um eletricista, por exemplo. Existem ações que podem ser feitas por todos os segmentos, mas são proibidas para um médico, pois a saúde não deve ser tratada como assunto comercial.

 

3 situações em que um nutricionista deve priorizar o marketing médico

Sabendo que existem normas para seguir quanto à divulgação dos seus atendimentos, é preciso entender que há três situações que você não pode negligenciar o marketing médico. São elas:

 

1- Quando for produzir conteúdo

O conteúdo é a parte mais sensível quando falamos de marketing. Ele é indispensável para se aproximar, informar e educar sua audiência, mas muitos profissionais cometem erros na hora de produzi-lo.

O maior deles é publicar fotos de “antes e depois” dos pacientes. É muito comum vermos esse tipo de imagem circulando nas redes sociais, mas o CFM não permite isso, pois os resultados de um procedimento não podem ser replicados da mesma forma em todos os indivíduos, devido a particularidade dos casos.

Portanto, quando for planejar seus posts, lembre-se da necessidade de manter seus clientes em sigilo, mesmo escondendo o rosto deles ou recolhendo a autorização. Inclusive, repostar fotos de depoimentos também deve ser feito com muito cuidado.

 
:: Veja mais: Como usar as redes sociais sem ser punido pelo CFM

 

2- Quando for anunciar

Os anúncios pagos são eficientes pelo seu alto poder de segmentação. No entanto, também há muito erros envolvidos ao atentar anunciar sua especialidade na internet. A maioria dos nutricionistas esquece que não podem garantir resultados. Ou seja, frases ou legendas que insinuam a garantia que o paciente sairá magra ou com corpo diferente, não podem ser colocadas.

Além disso, é proibido fazer autopromoção, como se fosse o melhor da região ou o único que pode ajudar as pessoas a atingir seus objetivos. Ainda, está incluso nessa lista usar equipamentos como vantagem competitiva, de modo que dê a entender que a tecnologia o faz diferente no mercado por proporcionar resultados jamais vistos.

 
:: Veja mais: Como os anúncios do Google podem lhe trazer retorno?

 

3- Quando for relacionar-se com os pacientes

Até mesmo na sua comunicação direta com os pacientes através das redes sociais é preciso do marketing médico. Afinal, uma das regras do CFM impõe que o médico não pode repassar medicamentos ou consultar de forma online, somente em plataformas específicas para telemedicina.

As pessoas não possuem conhecimento sobre isso, por isso é comum vermos nos canais digitais perguntas descrevendo os problemas e solicitando a opinião do especialista. Nesse caso, é importante sempre deixar claro nas suas publicações e enfatizar a necessidade de agendar uma consulta.

 


 

Como uma agência especializada ajuda a implementar o marketing médico?

Uma empresa especializada nesse tipo de marketing pode ser sua grande parceira para ter resultados mais eficazes, pois possui conhecimento, experiência e tempo para planejar e executar as estratégias certas.

O conhecimento é essencial para traçar ações certas, dentro do limite ético, e a experiência é crucial para saber quais pontos devem ser melhorados. Já o tempo, é muito importante para estar à disposição dos seus potenciais clientes no horário que você estiver atendendo no seu consultório ou clínica.

 
:: Veja: Vantagens de contar com uma agência especializada em marketing médico
 

Não somente nessas situações um nutricionista deve priorizar o marketing médico. Esse tipo de abordagem deve fazer parte da rotina para que os resultados sejam eficazes e sólidos a longo prazo.

Quer um parceiro para cuidar do seu marketing? Conheça as nossas soluções e saiba como podemos ajudá-lo no dia a dia com relação à divulgação do seu trabalho. Somos especializados para cuidar da sua imagem médica!

 

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