O mercado da saúde conta com mais de 500 mil médicos formados. Embora nem todos sejam para a especialidade de nutrição, é comum que a concorrência seja acirrada, principalmente em grandes cidades, em que se concentram mais profissionais. Por isso trazemos formas de uma clínica de nutrição se destacar dos concorrentes através do marketing.
Deste modo, é muito importante procurar maneiras de divulgar seu trabalho para se sobressair aos demais, mas claro, dentro do código da ética, sem autopromoção. Para tanto, existem muitas estratégias eficazes, mas que nem todos utilizam. A seguir, você confere as quatro formas de uma clínica de nutrição se destacar dos concorrentes através do marketing. Continue a leitura!
1- Marketing orgânico
Com o marketing orgânico, sua clínica pode se destacar de muitas maneiras. A principal delas é através de um website otimizado para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa. O Google prioriza páginas que possuam termos relacionados aos que são buscados pelos usuários, para que a experiência deles seja coerente.
Se sua clínica conseguir manter-se nessa posição a longo prazo, é possível que se destaque dos concorrentes. Afinal, as pessoas não costumam acessar além da primeira página nos resultados da busca. Além do site, você pode usar o e-mail marketing como ferramenta orgânica. Aproveite os visitantes que deixam seus contatos para se aproximar e retirar possíveis objeções, com intuito de aumentar sua base de pacientes.
:: Veja também: Como ter mais pacientes usando marketing?
2- Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos mais usados para ganhar visibilidade no mercado. Hoje em dia, as pessoas costumam procurar por mais informações na internet e entregar isso a elas é uma forma de sair na frente da concorrência, pois você se torna mais conhecido.
Sua clínica de nutrição pode ter um blog para falar sobre sua especialidade e ranquear entre as primeiras posições com conteúdos relevantes. Assim, as pessoas o verão como autoridade no setor, pois você está à disposição respondendo às perguntas mais frequentes do público em formato de artigos.
Outra estratégia é usar as redes sociais para publicar informações verídicas de forma breve. É sua chance de se aproximar dos pacientes e ser lembrado por eles diariamente, pois enquanto em um blog a publicação é feita semanalmente, nas redes sociais você pode e deve estar presente todos os dias.
:: Veja também: As melhores estratégias para redes sociais médicas
3- Marketing boca-a-boca
O marketing boca-a-boca é uma excelente forma de se diferenciar no mercado. As pessoas atendidas costumam comentar sobre suas experiências e isso influencia muito na tomada de decisão de outros indivíduos.
Na internet isso acontece mais naturalmente. Seja nas redes sociais ou em sites de avaliações, os pacientes costumam publicar fotos de antes e depois e escrever como foi o processo para atingir seus objetivos.
Para a clínica de nutrição isso é muito importante, porque as pessoas gostam de ver resultados e histórias de superação. Assim, é uma forma de ganhar visibilidade e ser reconhecido por ser uma instituição que procura atender às necessidades dos clientes.
4- Marketing pago
Até agora você aprendeu como se destacar da concorrência sem investimentos diretos. No entanto, para se sobressair é muito importante investir uma pequena parte do seu orçamento em anúncios. É possível comprar palavras-chave no Google Ads para ranquear suas páginas na posição zero. Ou seja, antes mesmo dos resultados orgânicos, o que permite ter mais visibilidade que outras empresas e até atrair mais cliques.
:: Veja também: Como fazer sua clínica aparecer nas primeiras páginas do Google?
Nas redes sociais, também é viável pagar para aparecer. Nesse caso, é importante ter um conteúdo relevante para atrair os olhares dos potenciais pacientes e direcioná-los para seu website para saber mais. É possível perceber, por fim, que há várias formas de uma clínica de nutrição se destacar dos concorrentes através do marketing e todas elas são indispensáveis para garantir a sua divulgação no mercado.
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