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O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas e é considerado o principal concorrente do WhatsApp. Apesar disso, possui pouca popularidade entre os brasileiros, mas não deixa de ser um bom canal para se aproximar do público e vender. Mas quais as vantagens de usar o Telegram?

São muitas as vantagens de usar o Telegram como ferramenta de marketing para os negócios de qualquer segmento. Essa é mais uma possibilidade de explorar outros canais e oferecer um suporte completo aos seus clientes. Curioso para saber como essa plataforma pode somar no seu planejamento? A seguir você conhecerá 4 benefícios de usá-la nas suas ações de marketing.

 

1. Canais de transmissão com números ilimitados

No Telegram você pode criar canais para transmitir conteúdos sobre novidades da marca, dos seus produtos, conteúdos de outros meios, informações relacionadas ao nicho, etc. Tudo isso em um lugar abrangendo seguidores ilimitados*, que podem se inscrever para acompanhar as notícias postadas.

Neste ambiente, é possível abrir interações com os inscritos, como reações às postagens e enquetes, mas apenas o dono do canal tem voz ativa. Assim, fica tudo sob controle e até mais organizado, dispersando conversas paralelas como acontece geralmente nos grupos.

Outro diferencial dessa ferramenta é o acesso livre, permitindo que novos usuários vejam assuntos antigos e pesquisem por palavras-chave para encontrar determinados temas. Com todo esse poder de alcance, a marca ganha muito mais visibilidade e até autoridade no nicho.

 

2. Grupos com até 200 mil membros

Se não bastasse um canal ilimitado, os grupos vão quase pelo mesmo caminho. É possível criar um e reunir em um único lugar até 200 mil pessoas para interagir totalmente, com troca de informações e insights valiosos do próprio público em tempo real.

Nesse caso, é necessário ter um pouco mais de organização para que o grupo não se torne irrelevante para quem participa. O uso de hashtags e menções costumam ser úteis para responder e enviar mensagens específicas, além de uma equipe de moderadores para manter o objetivo principal.

Por meio desse grandioso número de membros, a empresa não fica limitada a conversar com poucas pessoas, como ocorre em outras mídias. É viável e até interessante ter um ambiente humanizado com todos os seus seguidores, para que eles comentem suas opiniões, necessidades e expectativas, sem lembrarem que estão em um espaço empresarial e fornecendo ideias o tempo todo.

 

3. Chatbots à disposição

Uma funcionalidade que nenhuma outra rede social possui é a criação de chatbot. Apesar do Messenger e WhatsApp permitirem o agendamento de respostas baseado em palavras de ativação, no Telegram o bot vai além.

É possível criar suas próprias ferramentas, disponibilizando uma trilha de conteúdo, agendamento de consultas, promoções de produtos, entre outras opções. Você personaliza e cria os seus bots conforme sua demanda.

Na prática, isso produz um canal voltado para atender as necessidades da marca e, principalmente, do seu público-alvo. Assim, é mais fácil oferecer diferenciação aliada ao que o negócio precisa para atingir suas metas.

 

4. Pesquisas facilitadas

O aplicativo permite duas formas de analisar dados: pelas enquetes e estatísticas. As enquetes são fáceis de serem feitas em canais e grupos e permitem o levantamento de questões que a sua audiência procura. Por isso, pode ser uma boa forma de entender o que querem e entregar isso rapidamente.

Já as estatísticas estão disponíveis em grupos com mais de 500 integrantes. Os dados fornecidos são ótimos para compreender melhor que tipos de conteúdo que os seus seguidores se interessam, quais os dias e horários mais engajam, qual o crescimento diário do número de seguidores, fonte de novos inscritos e muito mais.

Embora a plataforma não tenha sido criada inicialmente para as empresas, existem muitas vantagens de usar o Telegram como ferramenta de marketing. Basta planejar e encaixar seus recursos nas suas estratégias!

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