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Fazer sua clínica ser um sucesso pode parecer desafiador e, sem boas estratégias, torna-se ainda mais difícil, principalmente para aquelas que iniciaram no mercado há pouco tempo e não contam nem mesmo com o marketing boca-a-boca.

Por isso que as clínicas médicas perceberam que divulgar seus serviços pode agilizar o processo de conquista dos seus objetivos. Diante disso, aprender as melhores práticas faz diferença no retorno obtido.

Existem diversas maneiras eficientes de fazer propaganda dentro dos limites éticos e, ainda assim, atrair, captar e fidelizar mais pacientes. Quer descobrir quais são elas? Então confira nossas dicas a seguir!

 

1- Uso do código de ética como referência

Em qualquer profissão, para garantir sucesso é preciso conhecer suas regras. Na medicina isso não se difere, e para qualquer estratégia feita você precisa conhecer o código de ética para usá-lo como referência no seu planejamento.

Cada conselho responsável por regulamentar e fiscalizar as especialidades, estabelece medidas rígidas sobre o marketing médico. Por exemplo, não é possível fazer propagandas mencionando como sua clínica é a melhor da região ou divulgar a imagem dos pacientes. Por outro lado, há estimulação para publicar conteúdos informativos que ajudam as pessoas no dia a dia.

Nesse cenário, entender melhor as regras impostas evita problemas futuros com multas ou sanções conforme a gravidade do erro e ainda acerta na hora de planejar suas táticas e a executá-las.

 

2- Desenvolvimento de um bom site

Uma das principais formas de ter sucesso é criar o seu próprio endereço virtual. Esse espaço ajuda a transmitir mais segurança aos pacientes através de um bom design e com uma comunicação alinhada ao que a instituição acredita.

Geralmente, esse é o primeiro canal que o cliente tem contato com o estabelecimento, por isso deve transmitir profissionalismo e credibilidade. As cores devem remeter a identidade visual e as páginas devem conter as informações básicas de contato e horário e local de funcionamento.

No entanto, é preciso sempre ir além e usar a mídia para transformar a experiência dos pacientes. Disponibilize chats em tempo real, formulários de agendamento, opções de visualizar os resultados de exames, etc.

 

3- Criação de um blog na sua especialidade

Um blog é responsável por aproximar você da sua audiência e estabelecer um bom relacionamento com ela a ponto de se tornar autoridade. Portanto, é uma excelente maneira de unir tecnologia e informação.

Ao escrever conteúdos de qualidade e úteis, você compartilha conhecimento na sua especialidade e isso gera credibilidade, pois demonstra que sabe do que está falando. Por isso muitos profissionais e empresas já apostam nessa estratégia.

Capriche na criação do seu blog e use uma linguagem clara, sem termos técnicos e explicando para os leitores leigos entenderem o que tem a informar. Além disso, lembre-se de garantir a periodicidade das suas publicações, seja semanal ou mensalmente.

 

4- Investimento nas redes sociais

As redes sociais são número 1 no ranking para se relacionar diretamente com seu público-alvo. Elas fazem parte da vida de milhares de pessoas e, com certeza, daquelas que se interessam pelos assuntos da sua área, o que cria uma oportunidade de marketing para sua clínica.

Crie uma página nas principais plataformas, conforme a presença dos seus pacientes, e aproveite para compartilhar imagens e vídeos sobre saúde. Ainda, você pode apresentar os diferenciais da sua instituição de forma direta em alguns posts, desde que não fale somente sobre isso.

Atualmente, as mídias mais usadas por profissionais da saúde são o Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp, Telegram e até mesmo o TikTok. Esteja por lá e interaja com as pessoas para se tornar mais conhecido e lembrado.

 


 

5- Ofereça um bom atendimento

Ter boas ações de marketing no ambiente digital não é o suficiente para garantir o seu sucesso. O atendimento precisa ser excelente e transparecer isso em cada etapa, desde o primeiro contato até a pós-consulta ou procedimento.

Treine seus funcionários para responder as perguntas sem pressa e com cordialidade. Uma recepção com atendimento humanizado faz a diferença para atrair e, principalmente, fidelizar mais clientes.

E claro, você pode unir o atendimento presencial com o digital. Essa é uma excelente maneira de ampliar as opções dos indivíduos para entrar em contato e marcar horários para o que desejam. Afinal, nem sempre o telefone estará disponível para ligações, mas os meios online sempre estarão acessíveis.

Com essas dicas para fazer sua clínica ser um sucesso você conseguirá atingir todos os seus objetivos. Aplique quanto antes para obter seus resultados esperados, pois conquistar tudo o que deseja não acontece do dia para noite.

E agora, pronto para fazer um bom marketing para sua instituição? Conte com a Kardan para isso! Somos especialistas na divulgação de profissionais e empresas na área da saúde e podemos ajudá-lo a se posicionar no mercado. Entre em contato e saiba mais!

 

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