Não há como negar que a divulgação dos serviços clínicos na internet com ferramentas de marketing digital para clínicas é mais que fundamental para ganhar visibilidade, autoridade e, desse modo, atrair mais pacientes ou fidelizar os mais antigos.
Entretanto, para as ações serem realmente eficazes é preciso contar com ferramentas de marketing digital para clínicas, que ajudam a entender o planejamento e execução, melhorando os resultados obtidos.
Neste artigo, selecionamos as 5 estratégias mais usadas no marketing médico para você adotar em sua instituição também. Continue a leitura e conheça cada uma em detalhes!
1- E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital para clínicas, principalmente porque é um dos canais de comunicação com os leads — potenciais pacientes propensos a converter. O contato por meio dessa ferramenta pode ocorrer de quatro tipos diferentes, sendo eles:
- promocional: divulgam a instituição ou serviços para garantir agendamentos. É preciso enviar mensagens de acordo com o tipo de lead, pois quanto mais segmentado, maior a chance de conseguir abertura para contratação dos seus serviços.
- nutrição: fortalecem o relacionamento por meio da entrega de conteúdos complementares ao que o usuário sinalizou como interessante no início do contato. O objetivo é educá-lo até perceber que você possui a solução para os problemas dele.
- transacional: guiam o paciente por todas as etapas de atendimento, desde a marcação de um horário até envio de senhas e lembrança de pagamento. É uma forma de auxílio para evitar confusão e direcionar para onde ele deve seguir.
- newsletter: enviam mensagens periódicas sobre uma variedade de assuntos, conforme o cadastro feito. Podem ser abordados notícias, novidades e muito mais.
2- Redes sociais
As redes sociais são uma das ferramentas mais importantes para o sucesso do marketing na sua clínica, pois servem como forma de estreitar a relação com os pacientes e fortalecer sua presença online, humanizando sua imagem.
Seu estabelecimento precisa estar nas mídias que façam mais sentido, ou seja, onde o seu público-alvo se encontra. Então, busque identificar se deve estar no Facebook, Instagram, Whatsapp, TikTok, YouTube, etc.
Seja qual for a sua escolha, implemente técnicas para se aproximar da audiência, como o oferecimento de conteúdos úteis, interação nos stories ou outras formas que estimulem o cliente a entrar em contato com a clínica.
3 – Google Analytics
Se sua instituição tem um site — o que deveria ser um dos canais principais —, precisa do Google Analytics para seu marketing ser ainda mais completo. A ferramenta permite ter uma visão clara de como suas páginas estão se saindo na internet.
O objetivo é monitorar o acesso ao site para medir quais estratégias estão dando certo e como potencializá-las, além de parar aquelas que não entregam nenhum resultado ou não são tão relevantes. Você pode ter algumas informações disponíveis, como:
- visitas: mostra a quantidade total de visitantes por página e tempo de visita em cada sessão. Assim, você descobre o que seus pacientes mais acessam e como permanecem mais tempo no seu site.
- origens de tráfego: informa de onde estão vindo os acessos, de forma orgânica, paga, redes sociais, referência de outros lugares, etc. Com isso, você entende quais ações funcionam e quais as melhores chamadas de ação.
- metas: quais foram as metas alcançadas e suas respectivas origens. Ajuda a entender como está o andamento do seu planejamento e se os objetivos estão sendo seguidos.
4- Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
Você pode estar confuso sobre o que significa isso, mas é uma plataforma comum que permite o gerenciamento dos conteúdos de blogs. Ou seja, sua clínica precisa publicar artigos dentro de um cronograma específico e definido, mas deve contar com uma ferramenta para isso.
O CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português), cria, edita e publica qualquer conteúdo, disponibilizando até mesmo de outras redes, como anexos dos vídeos do YouTube ou áudios de podcasts. O mais usado atualmente é o WordPress.
Sem esse recurso, sua clínica não consegue publicar artigos com respostas as principais dúvidas dos pacientes e perde oportunidades de atração e fidelização, além de não se tornar autoridade na especialidade.
5- Google Search Console
Para estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa, seu website precisa estar bem otimizado com as técnicas de SEO. Somente dessa forma, receberá mais cliques e possível aumento de agendamentos de consultas ou exames.
Nesse sentido, o Google Search Console, antigo Google Web Masters, é a ferramenta chave para saber como está a qualidade do seu site. Os relatórios analisam e mostram a velocidade do site, os links internos e externos e ainda verifica se existe algum tipo de erro.
As 5 ferramentas de marketing digital para clínicas são essenciais se você quer que sua empresa se destaque na internet. Afinal, elas fornecem panoramas e oportunidades para você se diferenciar dos concorrentes e sair na frente.
Gostou do conteúdo? Conte com a Kardan para lhe orientar em suas campanhas de marketing digital. Somos especialistas em marketing médico e podemos ajudar sua clínica.