O desenvolvimento de estratégias para fidelizar pacientes com e-mail marketing é essencial para promover sua clínica ou seu consultório de maneira personalizada e próxima. Isso garante uma relacionamento saudável com os clientes e mais vendas futuras.
Como a fidelização é mais barata que a atração de novas pessoas para o seu estabelecimento, deixar de lado essa ferramenta pode custar mais caro para a sua divulgação. Por esse motivo, se você ainda não conhece o potencial dessa ação e as formas de utilizá-la a seu favor, separamos algumas dicas para aplicar quanto antes e aproveitar os resultados. Confira neste post!
1- Entregue conteúdo relevante
O marketing de conteúdo é um dos métodos mais eficazes para os médicos que desejam fidelizar, pois as pessoas querem e buscam saber cada vez mais sobre informações na área da saúde.
Desse modo, se você entrega o que elas querem saber, também torna-se uma forma de construir uma boa relação, mostrar sua autoridade e transmitir credibilidade nos serviços que oferece.
Mantenha-se presente na rotina dos pacientes e torne-se a principal fonte de informação relacionada aos temas da sua especialidade. Assim, sempre buscarão por você, seja para se informar ou consultar.
2- Dispare lembretes e confirme consultas
Não é incomum haver faltas, atrasos e cancelamentos de última hora em clínicas, consultórios, hospitais e outros estabelecimentos do segmento. O motivo maior desse problema é o esquecimento das pessoas.
Por isso, envie lembretes e confirmações de consultas e exames na semana ou um dia antes para cada cliente. Em um clique, já é possível saber se ainda há interesse no atendimento ou se pode oferecer a vaga para outro indivíduo.
Como você ajuda a lembrar sobre a hora marcada, também torna-se uma forma de fidelização, pois o consumidor receberá uma mensagem customizada, mostrando que sua empresa se preocupa em atendê-lo.
3- Ouça seus pacientes
Outra estratégia interessante para usar o e-mail marketing é enviar pesquisas de satisfação. Ouvir seus pacientes é o jeito mais comum de melhorar seus serviços e comunicação e ainda, torná-los importantes para seu processo.
Não precisa ser uma avaliação grande, pode ser apenas perguntas básicas com caixas de marcação, para facilitar o preenchimento. No entanto, faça as perguntas certas e de qualidade!
Dispare os formulários assim que o cliente sair do atendimento ou envie mensalmente para quem foi atendido durante os 30 dias. Isso ajuda a controlar seus resultados, mas sem ser importuno.
4- Divulgue novidades
A oferta de novos procedimentos e tratamentos ou a chegada de novos equipamentos podem ser novidades a serem compartilhadas com seu público. É uma forma de promover sua empresa e mostrar que lembrou de dividir as boas novas com os clientes.
No entanto, antes de criar o seu texto, certifique-se de que está em conformidade com as normas Conselho Federal de Medicina, pois não é permitida usar a linguagem que mencione seus profissionais ou espaço melhor do que outros devido a esses diferenciais.
5- Felicite em datas comemorativas
A caixa de entrada da maioria dos indivíduos é lotada de promoções semelhantes. Para se diferenciar em meio a essas mensagens e chamar a atenção, considere o envio de felicitações em datas comemorativas, como aniversário, Natal, Ano novo, etc.
Dependendo da sua audiência, não esqueça das datas de celebrações profissionais, como o Dia da secretária, do mecânico, entre outros. Além disso, pode comemorar o fim de um tratamento, por exemplo.
Essa é uma prática para melhorar positivamente a experiência do paciente, pois demonstra o quanto você se recorda dele. Para isso, use listas de segmentação e personalize a comunicação.
Não basta apenas enviar mensagens aleatórias para conseguir fidelizar pacientes com e-mail marketing. Para alcançar resultados satisfatórios, aplique nossas dicas de forma estratégica antes de disparar conteúdos sem segmentação ou personalização.
Continue enriquecendo seu conhecimento e leia nossos outros conteúdos com novidades e dicas sobre marketing para saúde.