Para os gestores que estão tentando manter o faturamento de uma clínica em dia usando o marketing, é fundamental saber quais estratégias são mais eficientes para direcionar o orçamento no que tem maiores chances de trazer retornos.
Se conduzido dentro dos limites éticos, a divulgação do seu trabalho é uma excelente forma de manter sua instituição na mente dos pacientes e, claro, fazer com que frequentem mais vezes, seja para consultas, exames, cirurgias ou outros procedimentos.
Que tal, então, aprender como fazer isso na prática? No artigo a seguir, listamos 6 dicas para serem adotadas com objetivo de faturar sempre. Confira cada uma e aplique-as!
1- E-mail marketing
Com uma base de pacientes bem definida e os seus contatos de e-mail em mãos, você pode segmentá-la por novos, antigos e aqueles clientes que não retornam há muito tempo, mas que precisam de tratamentos contínuos.
Comunique-se com eles para mantê-los por perto. Você pode enviar conteúdos sobre os assuntos pertinentes ao seu histórico médico ou conforme o tema que sinalizaram através do site, mostrando a necessidade de continuar visitando um especialista periodicamente. Assim, sempre estarão retornando com frequência.
2- Redes sociais
As redes sociais também são ótimas para ajudar a manter o faturamento de uma clínica em dia. Não dá para ignorar que grande parte dos brasileiros estão presentes nesses canais, e você pode aproveitar como forma de aproximação para:
- humanizar os seus profissionais;
- tirar dúvidas rapidamente dos seus pacientes;
- retirar as objeções com mais facilidade;
- facilitar o contato com as pessoas.
As estratégias que ajudam no relacionamento com o cliente impacta na fidelização deles, contribuindo futuramente para gerar mais vendas. Sabemos que fidelizar custa menos do que atrair, portanto, economiza na divulgação dos serviços.
3- Site
Um site otimizado poderá trazer pacientes particulares para sua clínica, aumentando ainda mais os seus ganhos. Afinal, depender apenas de indicações dos pacientes ou dos convênios de saúde pode não ser uma boa escolha quando o objetivo envolve o aumento no faturamento de clínicas.
Busque adaptar suas páginas para todos os tamanhos de tela de dispositivos, tenha uma boa velocidade de carregamento, tanto na entrar no site quanto na navegação, seja relevante e, sobretudo, use palavras-chave sobre sua especialidade e região que atende. Tudo isso ajudará a ranqueá-lo nos resultados de pesquisa e ser encontrado por quem realmente quer agendar um horário com um especialista na sua área.
4- Remarketing
Uma estratégia pouco utilizada é a de remarketing. Com ela você pode atingir novamente um visitante do seu site em outro canal após ele sair do seu website. Ou seja, assim que ele sai da sua página, pode receber um anúncio sobre sua clínica no Facebook ou em outro site parceiro do Google.
Dessa forma, você pode retirar as objeções do usuário e ficar lembrando ele constantemente sobre a conclusão do agendamento na sua instituição. Isso ajudará a não perder novos clientes que ainda não se consultaram com seus profissionais, mas fazem parte do público-alvo.
5- Links patrocinados
Os links patrocinados também são uma tática de mídia paga. No entanto, são referentes aos links que aparecem no topo de um resultado de pesquisa sobre um termo específico, como “clínica de [sua especialidade] em Helsinki“.
Com esse investimento, você atinge somente quem está pronto para agendar um horário com seus médicos e na sua região. Ou seja, tem um excelente custo-benefício porque só alcança quem busca por serviços que sua clínica oferece.
6- Oferta de valor
Aproveite a divulgação dos serviços para oferecer ainda mais valor e aumentar o número de procedimentos que um único cliente pode fazer. Por exemplo, em vez de uma clínica odontológica focar apenas em ofertar o tratamento ortodôntico, também pode complementar com clareamento dental e profilaxia.
Essa adição ajuda a manter o paciente por mais tempo, impactando no seu faturamento mensal. Afinal, consumindo mais ou de forma contínua, você gasta menos com ações de atração de novas pessoas.
Uma coisa é certa: manter o faturamento de uma clínica em dia usando o marketing não é uma tarefa fácil e nem mesmo garantia que o objetivo será alcançado. No entanto, sem essas dicas dificilmente você conseguirá se manter ativo na mente dos pacientes, portanto, vale a pena aplicá-las!
Agora que sabe como o marketing é essencial para sua clínica, fale conosco para planejarmos a sua divulgação com ética e eficiência!