A internet mudou profundamente o marketing. Se antes esse recurso era restrito à grandes empresas e personalidades, hoje ele se tornou acessível, também, para empresas de pequeno e médio porte. Mas além de novas oportunidades o marketing digital também elevou a concorrência. Isso porque, atualmente, são muitas as pessoas que estão anunciando seus produtos e serviços na internet, inclusive clínicas odontológicas. Mas o que o marketing de conteúdo para Clínicas tem a ver com isso?
Marketing de conteúdo
Faz-se necessário criar conteúdos relevantes que não só divulguem você e a sua clínica, mas também respondam possíveis dúvidas e resolvam os problemas do seu público. Isso pode ser feito por meio do Marketing de Conteúdo, área de marketing que tem o intuito de atrair as pessoas com materiais ricos em informação.
Confira algumas das vantagens de incluir essa estratégia no dia a dia da sua clínica odontológica:
1.Flexibilidade
Uma das maiores vantagens do marketing digital, em especial do Marketing de Conteúdo para clínicas, é a sua flexibilidade. Ao colocar em prática seus planos estratégicos você perceberá que há a possibilidade de adaptar e, até, de mudar a estratégia dependendo dos resultados que estão sendo apresentados.
Isso pode ser feito de forma rápida, já que tudo de que precisa, desde ferramentas de análise até de publicação, estão na internet para que você monitore seus conteúdos diariamente. Além disso, existem uma infinidade de formatos de conteúdos que certamente atenderão as necessidades do seu público-alvo. O importante é entender quais são os tipos de conteúdos mais valorizados por eles.
Dentre os formatos disponíveis estão:
- Blogs;
- Landing Page;
- E-book;
- Webinar;
- Podcast;
- Cases de clientes;
- Redes sociais;
- Infográfico;
- E-mail marketing;
- Newsletter;
- Revista.
2.Economia
Um dos grandes motivos pelos quais o marketing se tornou mais acessível é a sua economia em recursos. Isso porque, até há pouco tempo, para fazer Marketing de Conteúdo era preciso contar com um orçamento generoso destinado à produção e distribuição de revistas, produção de vídeos, entre outros.
Hoje, tudo pode ser feito digitalmente. Mesmo na fase inicial da produção de conteúdos digitais, quando é necessário um investimento maior, os valores aplicados têm maior longevidade do que campanhas de Ads ou compartilhamentos nas redes sociais.
Para esclarecer melhor esse cenário, pense da seguinte forma:
Você produz um texto informativo sobre clareamento dentário bem otimizado para ser facilmente encontrado no Google. Após alguns meses de publicação você nota que ele continua recebendo visitas e toda vez que alguém procura por quanto custa um clareamento dental encontra o seu conteúdo como resposta.
Isso quer dizer que esse post continua rendendo novas oportunidades e gerando valor para a sua clínica mesmo após um ano, por exemplo. Sendo assim, você continua produzindo conteúdos relevantes e atraindo mais pessoas para o seu site por um longo período de tempo.
3.Visibilidade
Muitos dentistas tem uma clientela regional, ou seja, formada por pessoas que vivem ou trabalham na mesma região da clínica. Com o Marketing de Conteúdo você pode transpor essa barreira. Ao criar conteúdos para as redes sociais, por exemplo, você consegue se comunicar com pessoas que talvez não chegariam a você de outra forma.
Outra forma de chegar longe é combinando uma boa estratégia de marketing com conteúdos otimizados por meio das técnicas de SEO, assim é possível alcançar um grande números de pessoas com pesquisas orgânicas no Google. Afinal, hoje as pessoas nem pensam em comprar um produto ou ir até um dentista novo sem antes fazer uma boa pesquisa na internet, não é mesmo?
Pense em quantos novos pacientes você pode ganhar apenas com a pesquisa do termo “quanto custa um implante dentário”. Para isso, garanta que você seja a primeira resposta que eles encontram ao fazer essa pergunta nos buscadores.
4. Imagem
Quando uma pessoa faz uma pergunta ao Google ela quer encontrar as respostas vindas de alguém que conheça o assunto, ou seja, que seja autoridade na área. Sendo assim, quando você é encontrado por muitas pessoas e seus conteúdos se tornam relevantes para elas é um sinal de que a sua reputação no mercado está crescendo.
Em se tratando de uma área da saúde esse é um fator ainda mais importante. Ninguém vai à um consultório que não passa confiança e competência, não é mesmo? Para fazer isso, basta que você compartilhe com o seu público os seus conhecimentos de forma educativa, de forma que eles entendam. Por isso a importância do Marketing de Conteúdo para Clínicas.
5. Educar o mercado
Quando uma empresa trabalha com um serviço complexo ou inovador é preciso educar o mercado. Caso contrário, não será possível demonstrar que ela possui a solução para necessidades das pessoas. No meio odontológico isso acontece quando um novo tratamento surge. Um exemplo muito claro disso é a respeito do aparelho transparente, ou o alinhador transparente.
Esse é um tratamento relativamente novo que não é totalmente conhecido por todas as pessoas. Por isso, para mostrar que esse é uma boa alternativa para substituir o aparelho ortodôntico tradicional é necessário produzir conteúdos explicativos, que demonstram o seu funcionamento e os resultados no dia a dia.
Esses conteúdos podem ser blog posts, videos, infográficos, entre outros. Isso vale para qualquer outro procedimento no qual você acredita que não é bem compreendido pela maioria dos seus pacientes.
6.Captação de novos pacientes
Esse é o principal objetivo de qualquer estratégia de marketing. Em um primeiro momento pode até parecer que essa não é uma de suas vantagens, mas o resultado final do Marketing Digital sempre será aumentar a sua clientela.
Isso acontece porque os internautas passam a conferir à você e ao seu consultório credibilidade. Eles começam a ver você como fonte confiável de informações, sendo assim, é natural que quando precisarem efetivamente deu um tratamento deem prioridade à você.
Hora de por tudo em prática
Agora que você já sabe as vantagens de investir no Marketing de Conteúdo para clínicas, chegou a hora de começar a produzir materiais. Antes de qualquer coisa, estude o seu público-alvo e estabeleça os seus objetivos com a estratégia.
Uma boa forma de começar é por meio das redes sociais e por um blog. Se precisar, conte com a ajuda de uma equipe especializada.
Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.