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Não há uma receita pronta de como crescer no mercado da saúde, mas existem 7 passos para tornar uma clínica mais rentável com o marketing. Afinal, a divulgação do seu trabalho é o início para se tornar mais reconhecido, atrair pacientes, fidelizá-los e, por consequência, lucrar mais.

Neste artigo, você confere qual a melhor metodologia para trabalhar a imagem da sua clínica de maneira eficiente. Embora o processo não seja linear, vale a pena aprendê-lo para colocar em prática na sua instituição. Então, confira!

 

1- Público-alvo

O seu marketing só pode ser iniciado ao conhecer muito bem o seu público. Saber gênero, idade, faixa salarial, onde mora, interesses e comportamento com relação ao mercado, produtos e marcas, ajudam a avaliar o que eles esperam e como impactá-los.

Ao identificar os problemas que possuem e como você pode ajudá-los com suas soluções, sendo possível investir nas estratégias certas desde o início, evitando desperdício com investimentos desnecessários e obtendo retornos mais sólidos.

 

2- Táticas de atração

Pense em como a persona definida pode ser atraída para seu site e outros canais digitais. Como se trata da saúde, a maioria delas precisam sentir-se segura quanto aos seus profissionais, então nesse caso, foque em transmitir credibilidade e profissionalismo.

Os seus canais devem mostrar como sua instituição ajuda as pessoas e como sua equipe médica é experiente e possui autoridade nas especialidades atendidas. Use o marketing de conteúdo e publicações sobre os seus diferenciais nas redes sociais para isso.

 

3- Relacionamento

Não basta apenas atrair o paciente. Quanto mais engajado ele estiver com a sua clínica, maiores as chances de converter. Mesmo assim, muitas empresas deixam de lado a aproximação para focar apenas em oferecer serviços, o que desgasta a relação.

Entenda como interagir com o seu cliente para ele agendar uma consulta. Isso vai muito além de apenas responder os seus comentários nos posts, mas também estar de prontidão para auxiliá-lo em qualquer parte da sua jornada, seja para retirar uma simples dúvida, informá-lo sobre atualizações ou agendar um horário com facilidade.

 

4- Convencimento

Ainda que esteja bem próximo do seu paciente, você precisa ter o poder de convencê-lo que é a melhor opção dentre muitas outras. Afinal, o mercado da saúde é bem concorrido e você precisa saber como se diferenciar dos concorrentes, sem ferir o que diz o Conselho Federal de Medicina (CFM).

O tráfego orgânico para o seu site através de ações no Google ou canais similares e direcionamento pelo Google Meu Negócio são primordiais para o visitante saber mais sobre o que você tem a oferecer e como ele pode se beneficiar dos seus atendimentos, não somente resolvendo o seu problema principal.

 

5- Agendamento

Hora de converter. Se você realmente é a solução para determinado paciente, o agendamento ocorrerá de uma maneira ou outra. No entanto, é preciso ter uma boa landing page ou um bom direcionamento para o WhatsApp, por exemplo.

Uma página de conversão com gatilhos mentais e um formulário para marcar um horário é o suficiente para o agendamento ocorrer. Contudo, muitos visitantes preferem o contato mais direto, então, forneça um link diretamente para o seu WhatsApp Business.

 

6- Além da expectativa

Todo mundo espera chegar na clínica, ser atendido no tempo especificado e receber um bom atendimento. Que tal entregar mais do que essa simples expectativa? Isso ajudará muito a fidelizar o paciente, trazendo cada vez mais ganhos. Sua empresa se torna mais lucrativa quando as pessoas retornam.

Após uma consulta ou exame, entre em contato pelos seus canais de atendimento perguntando sobre a satisfação do cliente, ofereça dicas com relação ao tratamento ou procedimento ou pergunte se ainda restam dúvidas sobre algo.

 


 

7- Indicação

Após tantas estratégias de marketing, o último passo é a indicação dos pacientes para outros. O marketing boca a boca ainda é muito poderoso para a área da saúde, por isso, é importante contar com ele ao fim de um atendimento.

Estimule os depoimentos nas suas mídias digitais para que outros usuários vejam como são os seus serviços e quais experiências sua clínica oferece. Isso serve como prova social, um dos gatilhos mentais mais usados para provar como você é a solução ideal.

Com esses 7 passos para tornar uma clínica mais rentável com o marketing você está pronto para obter resultados mais rápidos e sólidos no mercado da sua especialidade.

Gostou dessas dicas de marketing? Se você quer se aprofundar mais no conhecimento de marketing, explore outros conteúdos em nosso blog.

 

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