Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Ao traçar estratégias no marketing e relacionamento dos negócios, é muito comum vermos os usuários se tornando alvo dos interesses empresariais. Com a Lei Geral de Proteção de Dados a utilização indiscriminada dos dados pessoais e sensíveis em qualquer ambiente se tornará ilegal, inclusive as ações feitas em aplicativos de mensagens instantâneas. Então como ficará a LGPD e o uso do Telegram?

Pensando nisso, abordaremos este tema para que você atue em compliance nessa plataforma. Afinal, as novas resoluções ainda não são totalmente claras, mas existe um padrão de comportamento a ser seguido e pode ser usado para empregar a plataforma como meio do seu planejamento.

A seguir, você conhecerá alguns cuidados para não ser punido pela lei e dar os seus primeiros passos na utilização correta da mídia conforme as normas. Continue a leitura e descubra!

 

Comunicação e distribuição de conteúdo

Se um usuário segue o seu canal ou participa do seu grupo no Telegram, o contato não pode ser utilizado de forma indiscriminada para comunicação, ou seja, o seu negócio não pode usar o número de telefone para enviar mensagens com fins lucrativos, sem o aval do possível lead.

Não é raro vermos empresas promovendo condições exclusivas para pessoas que não sinalizam interesse em recebê-las. Além disso, há aquelas que usam o histórico dos pacientes para lembrar sobre retornos e oferecer descontos, sem a licença dos mesmos, o que caracteriza-se como ato injurídico.

De forma clara e sucinta, o envio de conteúdos e promoções só são permitidos perante a concessão de uso do titular para um fim. Assim, se o número ou nome do usuário no aplicativo for coletado para receber materiais gratuitos, esse mesmo indivíduo não pode receber mensagens de cunho diferente, até que haja outra solicitação.

 

Registro e manuseio sobre as informações

Nas resoluções da LGPD, consta a necessidade de nomear um ou mais encarregados para registrar e manusear todas as ações feitas com as informações pessoais e sensíveis. Isso significa que apenas quem for responsável para o cargo pode acessar esses dados para garantir segurança.

Como o Telegram permite o login em vários dispositivos simultâneos, podem ser nomeados mais do que uma pessoa para fazer essa tarefa. Em uma clínica ou consultório, por exemplo, além do médico, a secretária pode ser escolhida também para essa finalidade, excluindo os dados desnecessários e protegendo os que precisam ser guardados.

 

Armazenamento, privacidade e segurança das informações

As mensagens trocadas na plataforma ficam armazenadas no servidor local em nuvem. Por outro lado, há uma maneira de usar criptografia de ponta ao conversar pelo chat secreto e com a autodestruição conforme o tempo programado.

Para que as informações trocadas estejam totalmente livres de serem vazadas ou roubadas, além do uso dessa funcionalidade, é necessário usar senhas e autenticação de dois fatores. Desse modo, apenas quem sabe ambos os recursos, consegue acessar e são responsabilizados se o conteúdo for violado.

Outra medida cabível é a exclusão dos dados identificáveis como pessoal ou sensível. Nesse caso, não apenas as conversas devem ser deletadas, como também o número daqueles que pediram apenas orientações para saber mais sobre um serviço ou produto.

 

Revogação do uso dos dados

Mesmo após o consentimento do usuário para usar o seu número para estabelecer uma determinada comunicação, o negócio deve deixar clara a possibilidade fácil e rápida de revogar a decisão inicial.

Essa saída da base de contatos impede qualquer tipo de envio de mensagens, nem mesmo para o que foi permitido anteriormente ou para aqueles que voltarem a comprar, a não ser que seja recolhida uma nova autorização.

Fique atendo à LGPD e o uso do Telegram para evitar multas, sanções e advertências. A atuação correta nessa mídia conforme a regulamentação é essencial para todos os nichos crescerem em compliance. Agora você já sabe como se posicionar adequadamente!

Além dessas ações, conheça também 4 dicas para o Marketing do seu negócio se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Open chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.