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O investimento em tráfego pago é a maneira mais prática de aumentar o número de agendamentos em uma clínica. A estratégia consiste em levar os usuários das redes sociais ou mecanismos de busca, como o Google, para uma página específica de conversão.

A segmentação que as ferramentas permitem fazer ajuda a atingir o público interessado em suas soluções, mas que ainda não conhecem sua clínica ou não a seguem nas mídias. Assim, é uma forma de alcançar quem já está propenso a converter, mas que não escolheu a clínica ainda.

Porém, nada é tão simples assim. Apenas clicar no botão para promover uma landing page de agendamentos, sem saber como investir e qual as melhores táticas, não é o suficiente para aumentar seu número de pacientes. Por isso, ensinaremos a seguir algumas dicas para usar os anúncios para manter sua agenda sempre cheia.

 

O básico para executar sua campanha

Para formular uma boa estratégia de marketing médico, a estrutura e execução devem ser baseadas no conhecimento do seu público, ou seja, conhecer os pacientes que já frequentam sua clínica ou seguem você nas redes sociais para entender melhor quem utiliza seus serviços.

Além de entender o perfil, como profissão, problemas, desejos, idade, etc, é necessário saber como seus possíveis pacientes procuram por serviços médicos na internet. Isso ajuda a identificar quais palavras-chave aplicar em seu anúncio a fim de que chegue nas pessoas certas.

Geralmente, eles procuram pelos sintomas que sentem, já que muitos desconhecem até mesmo que tipo de profissional devem pedir ajuda ao enfrentar certos problemas de saúde. Dessa forma, seu nome pode aparecer no topo dos resultados com uma página cheia de gatilhos mentais e um formulário para agendamento.

 

Principais meios para se fazer tráfego pago no marketing médico

Há inúmeras plataformas para promover suas campanhas médicas. Dentre elas, destacamos duas bem relevantes para ser encontrado por sua audiência. Confira a seguir:

 

Google Ads para clínicas

Segundo dados do próprio Google Ads, mais de 100 bilhões de pesquisas são realizadas mensalmente na plataforma. Todo esse potencial mostra que sua clínica pode se beneficiar muito sendo exibido no topo dessas buscas, pois, em algum momento, alguém vai querer resolver um problema de saúde.

Além de aparecer nos buscadores, você poderá anunciar no YouTube, Gmail, aplicativos e sites parceiros e em outros espaços do Google. Portanto, sua clínica estará em vários lugares recebendo um grande destaque. Algumas vantagens dessa ferramenta é:

  • mensuração de resultados de forma rápida e prática;
  • influência sobre os pacientes em potencial;
  • conquista de mais visibilidade;
  • obtenção de resultados mais rápidos do que no tráfego orgânico;
  • decisão do orçamento – que pode ser baixo.

A possibilidade de começar aplicando pouco dinheiro para analisar seus resultados e melhorar suas campanhas e estratégias gradualmente é um excelente ponto. Mas vale salientar que, quanto menor o valor, menos pessoas vão ver seu anúncio.

 

Facebook Ads

Essa plataforma cria e compartilha anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram, em seus diversos recursos: feed, reels e stories. É possível personalizar as publicidades conforme o perfil dos pacientes que frequentam sua clínica e divulgar seus serviços para aqueles que se interessam por eles.

Para executar sua campanha por lá, é preciso ter dados sobre seu público-alvo, seus objetivos, posicionamento dos anúncios, seu orçamento e o próprio conteúdo do anúncio. A partir disso, já é possível aproveitar os benefícios:

  • mais visibilidade;
  • investimento baixo;
  • crescimento da sua imagem;
  • conversão de seguidores em pacientes;
  • fidelização;
  • agregação de valor.

O grande diferencial é que seus anúncios não podem ser tão diretos por aqui. Por exemplo, não faz sentido um oftalmologista criar uma página diretamente para os usuários agendarem um horário.

É necessário oferecer um conteúdo de identificação do problema para direcioná-los a um blog explicando sobre o assunto e, logo abaixo, uma chamada de ação para agendar um horário.

 


 

A escolha da melhor plataforma

Não há como determinar qual é a melhor ferramenta para anunciar quando falamos da captação de pacientes para sua clínica. Elas possuem uma grande quantidade de usuários e diversos recursos capazes de segmentar de forma eficiente. A definição depende de onde o seu público-alvo estiver. Por isso é importante entender sobre ele inicialmente. Se for possível, invista em ambos os espaços, principalmente se conseguir um bom desempenho.

Independente da sua escolha, investir nessa maneira mais prática de aumentar o número de agendamentos em uma clínica exige atenção. É preciso seguir as normas e restrições de marketing médico estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina para não ferir a ética médica.

Quer aplicar estratégias de marketing médico e manter-se dentro das regras estabelecidas pelo CFM? Entre em contato conosco e saiba como nosso time de especialistas pode planejar e executar suas campanhas.

 

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