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Desenvolvemos estratégias de marketing tradicional e marketing digital para o seu perfil profissional, clínica ou consultório. Se sua empresa já tem presença online ou gostaria de ter, fale conosco antes de fechar qualquer projeto. Lhe mostraremos as vantagens de contar com uma agência especializada em marketing médico.

Para quem está no dia a dia de um consultório, uma clínica, farmácia ou hospital, sabe dos desafios enfrentados diariamente, sejam eles o próprio atendimento aos pacientes ou a enorme quantidade de burocracias a enfrentar vindo de todos os lados: operadoras dos planos de saúde, conselhos regionais e federais de medicina e por aí vai.

E o tão precioso tempo acaba muitas vezes não sobrando para realizar uma das tarefas mais importantes do dia a dia das empresas: a divulgação. Sem uma divulgação dos seus serviços, suas especialidades, fica difícil o cliente chegar até sua empresa e consequentemente gerar lucros.

Não importa se você está iniciando no mercado agora e não tem nenhum cliente ou se já está no mercado a bastante tempo e é uma clínica conceituada ou um médico renomado. Fazer ações de marketing é necessário para que seus serviços estejam sempre em evidência para os clientes, perante a crescente taxa de médicos adentrando ao mercado.

Portanto, vamos lhe mostrar a importância e vantagens de contar com uma agência especializada em marketing médico para que além de lhe auxiliar na divulgação da sua empresa, poder ajudar a conquistar um crescimento saudável e sustentável.

Por que contratar uma agência especializada?

Após realizar o atendimento de diversos médicos particulares, consultórios e clínicas, vivenciamos juntamente com as pessoas que estão ligadas à área da saúde, a extrema correria e desafios que estes profissionais passam no dia a dia. Compreendemos que ter que lidar com pacientes, marcação de consultas, análises de exames, cirurgias, reuniões, congressos e mais uma infinidade de situações que ocorrem, tomam todo o tempo disponível.

Além do tempo, os médico especializam-se em resolver problemas na área da saúde e isto é o que ele faz de melhor. Se dedicar a outras atividades, sejam elas da parte administrativa, recepção, limpeza ou marketing, pode afetar seu desempenho como médico ou mesmo tirar todo seu foco na hora da consulta.

Tais motivos são um dos principais fatores na qual seu consultório, clínica, farmácia ou hospital deve contratar uma agência de marketing. Ter alguém especialista para cuidar somente de uma área fará com que o médico se dedique única e exclusivamente ao atendimento aos pacientes.

Contudo, os motivos e vantagens não param por ai. Realizar ações de marketing na área médica vai muito além de ter um site e uma conta nas redes sociais. Há muitas restrições impostas pelo CFM para uma prática ética e responsável e sem o conhecimento de tais regras, sua empresa pode cometer erros e se prejudicar no mercado. Por isso, contar com uma agência que conhece e segue as normas do CFM, além de fortalecer sua marca e garantir boa conduta perante os profissionais da área, ainda garante ótimos resultados.

As limitações do marketing médico

Apesar de toda liberdade de anunciar seus serviços, o Conselho Federal de Medicina, órgão responsável pela regulação e fiscalização da prática médica, elaborou um Manual de Publicidade Médica, no qual orienta a produção de materiais de divulgação dos serviços da área da saúde, além de estabelecer alguns limites para essa prática.

A seguir, citaremos alguns dos principais limites estabelecidos pelo CFM:

Não se declarar o melhor

Uma das tarefas do CFM é impor limites e deixar tudo bem claro, incluindo regras para se expressar sobre atos que podem enganar os pacientes. Desta maneira, é extremamente recomendado manter o seu marketing médico ético, bem claro e realista. Fazer exageros para ganhar maior atenção de seu público não é algo aceito pelo Conselho Federal de Medicina.

Dizer frases como “meu consultório é o melhor nessa área” ou “aqui é o único lugar que poderá encontrar este serviço” são alegações que nunca devem ser ditas. Este tipo de discurso não parte de fatos concretos ou reais e pode ser visto como uma forma de tentar enganar os pacientes. Sendo assim, nunca use expressões como estas.

Não usar imagens sensacionalistas

Assim como não se deve usar frases para se declarar o melhor médico, evitar o uso de imagens sensacionalistas é outra infração grave. Fotos em que apareçam aspectos de alguma doença física ou qualquer imagem semelhante que possa deixar o público conturbado, ou fazê-lo acreditar que aquela é sempre a forma que alguma doença se manifesta pode prejudicar a imagem do seu consultório ou clínica.

O sensacionalismo associa realidade e ficção, fazendo com que pequenos problemas se tornem maior através da forma que você transmite, e essa prática pode facilmente ser encarada como uma enganação. Por isso, não utilize de fotos sensacionalistas quando estiver fazendo o seu marketing médico; procure mostrar os benefícios, evitando o transtorno de seus pacientes.

Não dar garantia de resultados

O manual da publicidade médica também não permite que o profissional garanta ao paciente que o resultado da cura ou solução do problema será alcançado.

Assegurar resultados, só não é permitido como é uma maneira errada de começar um relacionamento com seus pacientes. Profissionais da saúde devem orientar os pacientes para um tratamento baseado em fundamentos científicos e estudos para a tratativa da resolução do seu problema.

Por outro lado, garantir atenção e comprometimento, é fundamental. Este é o motivo pelo qual os clientes irão voltar – porque você foi atencioso ao lidar com um parente ou amigo, porque você foi bem recomendado, porque prestou a devida atenção a um problema.

Não usar a tecnologia como diferencial

Mostrar vantagem perante outro profissional ou empresa concorrente porque você possui algum “equipamento de última geração” ou utiliza qualquer aparelho em seus procedimentos, “fazendo de você o melhor”, também é algo proibido pelo CFM.

Jamais associe a qualidade do seu atendimento a fatores de uso de tecnologia de equipamentos ou produtos. Tal atitude é mal vista por outros profissionais, além de não necessariamente condizer com a realidade.

Divulgação em diversos meios

O CFM não impede ou restringe qualquer tipo de local que é publicado seu anúncio. Você pode utilizar revistas, jornais, televisão, internet, conceder entrevistas, etc. Qualquer forma de propaganda pode ser ideal para o seu marketing médico. O ponto a ser levado em consideração é o conteúdo que vai compartilhar nesses meios.

Se atentando as regras anteriores, de sempre ter clareza na hora de divulgar o trabalho e ser o mais honesto possível, não existe absolutamente nenhum problema em divulgar o trabalho em qualquer (ou todos) os meios possíveis.

Conteúdos com fins educativos

Informações que ajudam as pessoas são a melhor forma de divulgar seu trabalho na internet e conquistar visibilidade para seu consultório ou clínica. Essa é uma forma bem aceita de fazer um bom marketing médico ético!

Com maior conhecimento sobre doenças e procedimentos, as pessoas saberão a hora de procurar um médico para buscar um diagnóstico e ainda podem se precaver de alguns sintomas. Só lembre-se sempre de sugerir ao leitor que ele procure um médico, afinal, esse é o verdadeiro propósito de textos educativos. Jamais prescreva diagnósticos sem um atendimento presencial e conhecer a real situação do paciente.

marketing medico kardan

Como definir estratégias para o marketing médico

Fazer a divulgação da sua empresa, seja na internet ou nos meios offline, pode parecer uma tarefa simples; mas criar estratégias que realmente trazem resultados satisfatórios demanda tempo, conhecimento e experiência.

Diversas são as possibilidades de divulgar sua clínica, entre elas a criação de site, anúncios em revistas, rádios, redes sociais, dentre outras formas. Contudo, para uma estratégia eficiente, deve-se primeiramente analisar e estudar o público alvo para que se possa então criar anúncios relevantes e mostrar para pessoa certa, no local certo, na hora certa e assim conquistar resultados efetivos.

Apenas com a indicação de amigos através do boca a boca ou via planos de saúde pode não ser suficiente para preencher a agenda de um profissional médico de maneira a manter uma empresa sólida financeiramente. O marketing digital pode te ajudar a buscar novos clientes, além de orientar os pacientes com conteúdo relevante sobre sua especialidade e tornar sua clínica ou consultório uma referência e autoridade.

Como começar?

Diversas são as estratégias que se pode adotar para realizar o marketing médico. Mas ter um site e estar presente nas redes sociais é o passo inicial para começar sua estratégia de divulgação. Ter um site funcional e uma identidade visual que reforce sua especialidade e transmita confiança aos clientes pode fazer toda a diferença na hora dos clientes escolherem entre você e um concorrente. Com a evolução da tecnologia, o site é uma ferramenta fundamental de busca, para procurar informações, realizar pré-agendamentos, ou agendamentos, além de datas disponíveis para consultas. Além disso, um blog informativo é importante para publicar os conteúdos relevantes dentro do site. Por meio dele podem chegar visitas orgânicas (não pagas) de pessoas que estejam buscando o assunto nos sites de busca como o Google.

Não podemos deixar de frisar a importância de trabalhar o SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, que tem como objetivo posicionar bem nos rankings orgânicos dos sites de busca, gerando maior tráfego para seu site e autoridade sobre o tema.

As redes sociais são uma outra excelente ferramenta para divulgação do trabalho, porém devem ser utilizadas da maneira correta e dentro das normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) que regulamentam o uso pelos médicos. Essas plataformas são excelentes formas de estreitar o relacionamento com os clientes, pois transmitem a sensação de que o paciente está mais próximo do profissional, podendo tirar dúvidas ou agendar uma consulta a qualquer momento.

Uma das estratégias que tem obtido ótimos resultados também, é o Inbound Marketing, ou marketing de atração, que nada mais é do que a produção de conteúdo relevante para determinado público oferecendo este conteúdo no momento em que ele estiver pesquisando sobre aquele assunto e em troca deste material, o paciente disponibiliza seus dados como email para que você possa manter um relacionamento futuro com envio de emails informativos.

A eficiência do inbound marketing se deve ao seu processo como é estruturado, o chamado funil de vendas. Dividido em cinco etapas ‒ atração, conversão, relacionamento, venda e análise ‒ traça a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até fechar o negócio e a cada etapa, você pode enviar emails com conteúdos informativos de acordo com a necessidade.

Quer conhecer mais sobre Inbound Marketing? Preparamos um conteúdo especial para você.

Ebook Inbound Marketing para Médicos

3 pontos chaves para uma estratégia de marketing eficiente

Muitos são os modos e métodos e modos para criar estratégias de marketing para uma empresa. Para cada perfil de clínica ou consultório e tipo de cliente, há métodos que podem ser desenvolvidos com a finalidade de conquistar novos pacientes. Contudo, independente da área de atuação, 3 estratégias são fundamentais para que possa alcançar potenciais clientes e garantir resultados satisfatórios e clientes fidelizados:

Site otimizado e com técnicas de SEO

O site é o principal local que seu cliente irá buscar informações quando necessitar. Nesse sentido, a combinação do design com a identidade visual da sua empresa são importantes, mas não bastam para atingir bons resultados: é preciso que o site médico seja otimizado e pensado para atrair novos pacientes.

Algumas dicas importantes para um site devidamente otimizado:

  • Site com meios de contato de fácil acesso e telefone da empresa sempre visível
  • Disponibilizar diversas formas do cliente entrar em contato
  • Botões de conversão (CTA) em destaque para melhorar a conversão
  • Site que possa ser bem visualizado em todas as plataformas
  • Conteúdo simples, claro e objetivo para clientes leigos não sentirem dificuldade ao navegar

Anúncios segmentados e com boas escolhas de palavras chaves

Anúncios pagos, principalmente em plataformas como o Google e Facebook são uma das estratégias mais eficazes de divulgar sua empresa. Contudo, não basta criar seu anúncio e investir grandes quantidades de dinheiro e esperar um bom retorno. Para alcançar performance, precisa ter estratégia.

E para essas estratégias darem resultados positivos, é ideal segmentar os anúncios para atingir realmente o público que interessa, ou seja, seu perfil de paciente. Além disso, é extremamente importante a escolha de boas palavras chaves para que além de boa relevância dos anúncios, aumente seu poder de alcance e diminuindo o custo por clique.

Anunciar em plataformas pagas é essencial para alcançar possíveis clientes, mas sem boas estratégias e acompanhamento periódico para ajustes das campanhas, não há como obter uma boa performance.

Conteúdos com fins educativos e de qualidade

Os blogs estão cada vez mais se tornando estratégias essenciais para divulgação das empresas na internet e para área médica mais ainda. Conteúdos educativos, ou seja, que instrui as pessoas e tiram suas dúvidas iniciais, trazem resultados espetaculares se planejado e executado da forma correta.

Porém, um artigo no blog com 3 parágrafos não bastam para sua estratégia. Produzir artigos que cativam o público e traz acessos ao seu site exige planejamento de conteúdo, primeiramente para orientar e como consequência, converter, ou seja, mostrar ao cliente que se ele precisa solucionar seu problema, sua empresa estará ali disponível.

Conteúdos de qualidade são um dos fatores relevantes para trazer mais pessoas ao seu site e assim conquistar novos pacientes. Jamais deve-se prescrever receitas ou induzir os pacientes a algum tratamento através dos artigos. Conteúdo de qualidade são aqueles informativos, que orientam as pessoas para quais procedimentos adotar para ações preventivas e em caso de maior necessidade, sempre procurar o médico.

Acompanhamento de resultados e ajustes de campanhas

Uma das grandes vantagens de contar com uma agência especializada em marketing médico é ter o acompanhamento contínuo nas campanhas, anúncios e em todas as estratégias de marketing implementadas, para que possa ser extraído o máximo de resultados positivos.

O acompanhamento dos resultados, seja ele diário, semanal, quinzenal ou mensal, além de validar todo o trabalho realizado durante a execução, ainda orienta nas tomadas de decisão das próximas estratégias a serem tomadas, ou seja, quais investimentos serão realizados com mais ênfase, quais locais de anúncios estão obtendo melhores resultados e em quais devem ser dado prioridade.

A agência especializada em marketing médico irá tomar novas decisões sempre com base nos resultados obtidos para definir novas estratégias com o objetivo de cada vez mais conquistar pacientes para seu consultório ou clínica. Através do acompanhamento dos resultados os investimentos realizados em marketing se tornam mais assertivos, melhorando o ROI (retorno sobre investimento) e aumentando seu lucro.

Campanhas de anúncios pagos, sejam eles no Facebook ou Google, artigos em blog e até mesmo conteúdo para o site, são orientados através dos resultados obtidos a cada estratégia implementada. Uma agência especializada em marketing médico ajusta as diretrizes das estratégias de acordo com o que os clientes estão necessitando ou buscando. Dessa forma, sua empresa estará sempre conquistando novos pacientes, alcançando o perfil de público ideal e construindo um crescimento saudável.

Vantagens de contar com uma agência especializada em marketing médico

Com tudo que dissemos acima, não resta dúvidas que implementar o marketing em sua empresa é fundamental para um crescimento sólido. Contudo, realizar tais ações com estratégias que realmente trazem resultados não é uma tarefa simples.

Deste modo, contar com profissionais capacitados e experientes que auxiliará nesta parte pode ser a melhor maneira de alavancar o crescimento da sua empresa, e além deste motivo, são muitas as vantagens de contar com uma agência especializada em marketing médico.

Portanto, para você que está começando a carreira e está planejando abrir seu consultório ou mesmo já abriu e está no início ou ainda para quem já está no mercado há anos e quer dar um upgrade em sua empresa e conquistar novos pacientes, contar com uma agência especializada em marketing médico é a melhor solução, pois assim você poderá se dedicar somente a atender os pacientes e a agência se encarregará de trazê-los até você.

Se você, médico, tem a necessidade de aumentar o número de pacientes em seu consultório ou clínica sem depender de planos de saúde, catálogos ou do boca a boca, entre em contato conosco. Um de nossos especialistas em marketing irá lhe atender, compreender suas necessidades e lhe propor a melhor estratégia para você conquistar cada vez mais pacientes.

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