Não sabe por onde começar na divulgação online da sua clínica ou acha muito complicado? Então aprenda 10 dicas preciosas sobre marketing digital para clínicas e cresça ainda mais no mercado da saúde.
Lidar com as estratégias digitais parece algo difícil para se fazer sozinho, mas há diversas maneiras de se posicionar com o marketing. De certa forma, isso ajuda a se destacar dos concorrentes, atrair novos clientes e trazer mais credibilidade para seu nome.
Por isso, separamos algumas ações essenciais para você começar a colocar em prática e potencializar a procura pelos seus serviços, independente da especialidade médica. Confira a seguir e boa leitura!
1- Planejamento estratégico
Antes de querer a execução das suas ações, é indispensável criar um bom planejamento estratégico, deixando claro seus objetivos. A sua divulgação depende dessa avaliação das dificuldades e o que pode ser melhorado para conquistar seu público.
2- Identidade visual
É preciso investir em uma boa identidade visual para ficar na mente dos potenciais clientes, principalmente aqueles que acessam o seu site. Eles devem entrar nas suas páginas e ter uma experiência agradável, e a falta de um layout padronizado e chamativo faz com que saiam e procure pela concorrência. Afinal, esse fator afeta diretamente sua credibilidade.
3- Website
Se sua clínica ainda não tem um site, é hora de fazer um. Quando bem estruturado, com as informações básicas sobre seus serviços, profissionais e contato, um site médico traz muitos resultados positivos de atração, conquista e conversão. Portanto, é o mínimo para estar no mundo digital.
4- Redes sociais
Manter um bom relacionamento com sua audiência é muito importante para convencê-los de que é a solução ideal e fidelizar os pacientes já existentes. Nas redes sociais isso é feito com muita facilidade, pois você pode tirar dúvidas e orientar os usuários de maneira direta e personalizada.
No entanto, vale ressaltar a importância de manter um fluxo constante de postagens e interações com seus seguidores para garantir relevância nas mídias. Não adianta nada ter várias páginas e todas estarem abandonadas.
5- Anuncie no Google Ads
Para sua divulgação alcançar mais pessoas de maneira segmentada, o Google Ads é a melhor tática. Crie campanhas para anunciar a sua instituição, de maneira rápida, exibindo anúncios com links patrocinados, conforme a audiência que deseja atingir. Com um orçamento baixo em comparação a outras formas de publicidade, já é possível obter bons retornos.
6- Blog
Assim como ter um site é importante, um blog ajudará a mostrar que você é expertise no assunto referente a área que atua. Isso gera confiança, um dos fatores primordiais quando estamos falando de saúde. Por isso, realize postagens periódicas explicando sobre tratamentos, doenças, etc.
7- Parcerias
Como médico, você não pode oferecer seus serviços em troca de divulgação de influencers de maneira direta, mas pode formar parcerias com outros profissionais de especialidades complementares para debater sobre um tema. Essa atitude gera novos seguidores, mais alcance e visibilidade para a marca da sua clínica, o que pode resultar em mais agendamentos.
8- Conteúdo audiovisual
Os vídeos são ótimos para não criar apenas conteúdos estáticos, como imagens com legendas, além de possibilitar o entendimento mais fácil de quem assiste. Por isso, seja no YouTube, Instagram ou em outras redes sociais, use essa estratégia para potencializar sua imagem.
9- Ferramentas gratuitas
Explore as ferramentas gratuitas disponíveis para ser encontrado pelas pessoas. Um bom exemplo é o Google Meu negócio, que exibe o nome da sua instituição em uma lista de resultados referente a uma pesquisa sobre sua especialidade. Assim, você tem mais chances de receber mais pacientes, uma vez que suas informações importantes, como site, número de telefone, endereço, etc, aparecem para eles de forma facilitada.
10 -Monitoramento
Mesmo depois de colocar todas essas dicas em prática, não pare por aqui. Esse é o momento de saber se tudo está dando certo, por isso, monitore para saber se todas as ações precisam ser melhoradas, eliminadas ou repensadas. Para tanto, use métricas realistas, não se baseando apenas em quantidade de curtidas.
Agora que você aprendeu 10 dicas preciosas sobre marketing digital para clínicas, já pode começar a colocá-las em prática e obter bons resultados. Adapte cada uma conforme seus objetivos, público, orçamento e necessidade!
Precisa de ajuda especializada para divulgar sua clínica? Entre em contato com nossa equipe e saiba como nossos serviços de marketing para saúde podem ser eficazes para posicionar você no mercado.