Nem sempre uma empresa conseguirá crescer no mercado em todos os seus períodos de atuação. No entanto, quando estagna por muito tempo significa prejuízo financeiro e também para sua imagem, afinal, se ninguém procura pelos seus serviços é porque sua visibilidade não está boa. O ideal é buscar pelas melhores estratégias de marketing para clínicas que estão estagnadas, com foco na melhora do relacionamento com os clientes, atração de novos e colocação da sua marca na mente dos leads.
Como você sabe, a maioria das pessoas gasta muito tempo usando a internet. Portanto, usar esse meio de comunicação aliado a ações estratégicas ajuda a alcançar o público e crescer no mercado. Neste artigo, você confere as principais formas de fazer isso. Boa leitura!
Como saber se sua clínica estagnou?
É natural para qualquer empresa enfrentar uma fase de estagnação no seu faturamento e no número de clientes. O perigo está em prolongar essa situação devido à falta de atitude para gerar valor por meio da oferta de serviços cada vez melhores.
Para saber se sua clínica ficou parada no caminho, preste atenção nos seguintes sinais:
- Faturamento próximo ao registrado no ano anterior;
- Custos operacionais altos;
- Ausência de inovação;
- Agenda apenas com clientes fidelizados, sem novos pacientes.
Como o marketing digital ajuda a sair dessa situação?
Com o digital, a forma como fazemos negócios mudou. Hoje, muito provavelmente, o seu paciente está em alguma mídia como o Instagram, Facebook, WhatsApp, Google, etc. E você pode aproveitar essa mudança para se posicionar digitalmente, acelerando seu crescimento e saindo da estagnação.
Quais são as estratégias de marketing para clínicas que estão estagnadas?
Identificou que sua clínica não cresce há um tempo? Não se desespere! Dentre as táticas que podem ser usadas para evitar que sua instituição fique nessa situação ruim, separamos as principais delas para você colocar em prática.
Conhecimento profundo do público-alvo
Conhecer o seu público ajuda a entender o que eles buscam e precisam. Ou seja, você passa a ser mais certeiros em todas as suas comunicações, oferecendo serviços e experiências que atendam essas necessidades. Assim, fica mais fácil deles ouvirem o que você tem a dizer e buscar pelas suas soluções.
O erro de muitas empresas é ignorar o perfil da sua audiência e publicar apenas o que consideram importante, mas que, na verdade, não faz diferença nenhuma para quem importa: seus clientes.
Personalização dos conteúdos
Sabendo dos problemas da sua audiência, você identificará o que eles querem consumir nas redes sociais e em outras mídias. Com conteúdos personalizados, é possível fazer com que entendam como sua clínica pode resolver suas “dores”.
A maioria das instituições, publicam conteúdos muito genéricos sobre medicina ou sobre a área de atuação. O ideal é focar na sua especialidade e mostrar-se como referência naquele assunto. Somente dessa forma, as pessoas passam a vê-la com credibilidade.
Redes sociais
As redes sociais devem ser usadas para a finalidade que foram criadas: se relacionar com as pessoas. Assim como você usa para se aproximar dos seus amigos e familiares, sua marca precisa usar para conversar com os pacientes.
Essa é uma excelente maneira de mostrar com didática e diretamente como seus serviços ajudam as pessoas. Sem mencionar que é uma facilidade para tirar as dúvidas rapidamente e convencer de que é a melhor opção, retirando todas as objeções.
E-mail marketing
Se sua clínica parou de crescer é hora de recorrer aos pacientes mais antigos que nunca mais retornaram para novas consultas. Uma maneira prática de fazer isso é com o e-mail marketing. Aproveite sua base de leads para entrar em contato com esse grupo de forma personalizada e lembrá-los de agendarem novos horários para cuidar da saúde, principalmente se já faz muito tempo que não procuram por um médico especialista.
Anúncios pagos
Você não precisa depender apenas do tráfego orgânico para crescer novamente. Os anúncios pagos se mostram muito eficientes quando o assunto é obter bons resultados a curto prazo. Com um orçamento razoável e uma segmentação estratégica, é possível atingir exatamente quem está interessado nos seus atendimentos.
Ao pesquisar por determinado serviço usando palavras-chave específicas, sua publicidade pode aparecer no topo de um resultado de pesquisa e receber muito mais cliques, e, por consequência, muito mais conversões.
Branding
Se sua instituição não é lembrada pelas pessoas não há motivos para ela crescer no seu mercado de atuação. Permanecer na lembrança de todos ajuda sua marca a ser mais conhecida e desejada. Nesse sentido, o branding ajuda a sua empresa a ter personalidade e propósito, criando identificação com as pessoas e promovendo boas experiências. Essas são as chaves para a recomendação, que hoje é uma das estratégias mais poderosas para atrair e conquistar novos pacientes.
Não há mais motivos para não crescer e ter sucesso. Com as melhores estratégias de marketing para clínicas que estão estagnadas, é hora de esquecer essa fase e começar a ter uma agenda cheia todo mês. Conte com a Kardan para desenvolver a estratégia de crescimento ideal para a sua instituição de saúde! Entre em contato e vamos juntos conquistar novos mercados.