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Apesar do Conselho Federal de Medicina (CFM) restringir algumas ações na publicidade, é possível aplicar estratégias para redes sociais médicas. Os profissionais da saúde prestam serviços assim como outros profissionais, e não é errado ver alguém que se consulta como um consumidor, que precisa ser atraído e convertido por meio de táticas direcionadas.

Da mesma maneira que um comprador de livros procura por informações nas ferramentas digitais, por exemplo, um paciente as usa para a mesma finalidade: pedir recomendações e saber mais dos assuntos que necessita atendimento. É nesse âmbito que entra a importância de entender e explorar algumas ações específicas para atingir as metas de planejamento.

Você tem dúvidas sobre como planejar seu posicionamento nesses canais? Veja agora como fazer isso por meio das melhores práticas para a área médica e obter bons resultados no seu Marketing.

 

Conteúdo informativo em primeiro lugar

As pessoas sempre procuram saber sobre sintomas e tratamentos das mais variadas doenças. Por isso, aborde assuntos relevantes para, além de educar e orientar, tornar-se uma autoridade na sua especialidade.

No entanto, as postagens devem ser de cunho didático, jamais com o objetivo de vender um atendimento e expor valores, pois infringe o CFM, que não vê a saúde como um negócio. Ainda, garanta a veracidade do que publica, para não disseminar fake news e prejudicar sua imagem profissional.

 

Seja referência ao ajudar as pessoas

As redes sociais são ótimas para criar relacionamento online com os seus pacientes, e assim, conseguir cativá-los e até fidelizá-los. Para isso, use essas plataformas para publicar curiosidades, dicas, orientações e outros conteúdos que ajudem a rotina dos indivíduos.

Essa é uma boa maneira de manter os seus seguidores conectados com você. Afinal, se o seu perfil fornece informações capazes de mudar a vida ou o dia deles, certamente, eles ficarão próximos para receber postagens futuras. É nesse momento que você vira referência.

 

Não se esqueça da identidade visual

Os elementos visuais também são uma estratégia muito comum em todas as mídias. Um estilo distinto nos seus canais de comunicação consegue destacar esteticamente sua página dos demais concorrentes e, desse modo, o público reconhece facilmente o seu consultório ou clínica.

Na área médica essa é uma boa maneira de diferenciar-se, pois existem muitas clínicas médicas disputando a atenção dos usuários. Por isso, defina uma identidade bem clara e agradável para reforçar o reconhecimento da sua marca.

 


 

Faça vídeos nos Stories

Hoje em dia, quase todas as plataformas digitais tem o recurso de “Stories”, e apostar nesse tipo de conteúdo é essencial para atrair clientes e gerar interações. Nele, é possível tirar dúvidas rápidas, mostrar os bastidores do negócio, expor depoimentos de quem atende, dar novidades, etc.

Uma dica é aproveitar bem essa funcionalidade no Instagram, Facebook e WhatsApp. Essas são as redes sociais onde os usuários mais acessam as histórias e podem ser seus aliados para aumentar o engajamento ou outras finalidades.

 

Utilize os links para agendamento de consultas

Mesmo com a telemedicina, os médicos não podem fazer prescrições online, por isso, é essencial direcionar os usuários para marcar uma consulta presencial. Mas como fazer isso? A resposta está nos links. O recurso pode ser usado em qualquer rede social e, em todas elas, é muito eficiente. Explore essa possibilidade na bio do Instagram, descrição do Twitter e Facebook, ou em outras ferramentas. Colocar um link é uma boa forma de atuar regionalmente, mesmo na Internet.

 

Não se deixe ser esquecido

Essa tática é uma das mais importantes, e não pode ser negligenciada. Imagine estar presente nas mídias sociais e aparecer uma vez por mês. Além de não agregar nada para os seus seguidores, acaba deixando seu consultório no esquecimento.

Por isso, atualize suas páginas com regularidade, conforme o seu planejamento. Se você não tem tempo para fazer isso com frequência, o ideal é procurar por uma agência especializada, especialmente em marketing médico, como a Kardan, para não haver problemas com o CFM.

Os canais de comunicação são, de fato, uma boa oportunidade para atrair e fidelizar os pacientes. Ao se posicionar neles, é indispensável saber as melhores estratégias para redes sociais médicas, para garantir resultados positivos. Com todas essas dicas, você consegue fazer isso com êxito!

 

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