Preocupar-se em como aplicar ações de marketing em uma clínica é indispensável para conseguir destaque no seu mercado de atuação, além de outros objetivos, como conversões de leads em pacientes e estabelecimento de uma boa relação com os pacientes.
Para qualquer um, o resultado depende das estratégias que colocar em prática, que precisam ser éticas, eficientes e pensadas para longo prazo. A seguir, você confere as principais delas para adotar na sua instituição de saúde!
Consulte o Manual de Publicidade Médica
Antes de pensar e executar qualquer ação de marketing, você precisa entender que existem normas estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina. Caso não sejam seguidas, pode haver sanções contra a clínica ou consultório médico responsável.
Com essas consequências, é indispensável consultar o Manual de Publicidade Médica sempre que for divulgar seus serviços. A maioria dos profissionais cometem o erro de negligenciar essa etapa e postam fotos de “antes e depois”, se intitulam o melhor da região, mostram os equipamentos como diferencial, entre outras ações proibidas.
Para ser ético, busque montar seu planejamento sem colocar em xeque seu negócio e até mesmo sua reputação. Afinal, quem não respeita o Código de Ética Médica não tem credibilidade no mercado.
Priorize sempre o que traz credibilidade
A confiança é a base na área da saúde, principalmente porque se trata do cuidado à vida. Sua clínica precisa transmitir credibilidade em tudo o que faz e oferece, de modo a mostrar-se como a melhor opção diante da concorrência – sem ferir o que diz o CFM.
Além de um bom atendimento, com um tempo de espera mínimo para a consulta e humanização nas conversas, é importante ser acessível em todos os canais da internet e disponibilizar todas as informações necessárias sobre sua clínica, como serviços, endereço, profissionais, etc.
O conteúdo também é uma forma de transmitir essa imagem. Procure compartilhar apenas posts com dados verídicos e comprovados cientificamente, de modo a ajudar os seguidores e leitores, e mostrar seu conhecimento na sua especialidade.
Informe seu público sobre sua especialidade
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para aplicar em uma clínica. Isso porque o CFM incentiva o compartilhamento de dados relacionados à saúde, com propósito de deixar as pessoas mais bem informadas e atualizadas.
Nesse caso, aproveite o espaço de um blog ou das redes sociais para trazer informações sobre a sua área de atuação, como dicas, passo a passo, o que fazer em casos de emergência ou urgência, entre outros tipos de materiais informativos.
Para dar certo, é importante pesquisar o que é útil e relevante para seu público-alvo. Tudo o que for publicado precisa sanar os problemas identificados, ao mesmo tempo que mostra como sua clínica é a mais indicada para resolvê-los.
Sintonize a clínica e o site
Embora o digital tenha mais vantagens que o marketing offline, a clínica e o site precisam ser, praticamente, um só. Ou seja, não é indicado aplicar ações diferentes em cada ambiente. O seu site é uma extensão da clínica, portanto, a sensação que ele desperta deve ser a mesma que o paciente sente quando visita seu ponto físico. A organização e equilíbrio são alguns conceitos que se aplicam em ambos os mundos.
Nesse sentido, adicione um design clean e de acordo com o que seu estabelecimento tem no real. Ainda, preocupe-se em equilibrar a beleza com a utilidade, deixando a sua página funcional e adaptada a todos os dispositivos.
O paciente em primeiro lugar
A atenção com o paciente é requisito principal para aplicar o marketing. Você precisa entender o perfil dele, sua jornada, o que deseja e quais são os seus desafios, para oferecer aquilo que necessita, ou que ainda não sabe que precisa, mas você pode mostrar isso a ele.
Todas suas publicações e comunicações precisam ser personalizadas para as demandas da sua audiência. Assim, é possível ter muito mais engajamento, conversões ou atingir outros objetivos.
Ofereça facilidades
O marketing veio para divulgar o que você tem como diferencial, e as facilidades que seus pacientes têm são um exemplo disso. É preciso destacar o que os clientes ganham ao ser atendidos por seus profissionais. Por exemplo, disponibilizar o WhatsApp para tirar dúvidas e agendar consultas em um autoatendimento é uma forma de facilitar a comunicação. Essa é uma excelente forma de praticidade no dia a dia e de resolver os problemas de maneira rápida.
Não há segredos para aplicar ações de marketing em uma clínica. Ao seguir essas orientações, você poderá divulgar seus serviços com mais eficiência e ética, obtendo resultados cada vez mais positivos. Se gostou do conteúdo, compartilhe! E continue acompanhando nossas dicas de marketing para clínicas.