A transformação digital e o mercado competitivo impulsionam os empreendedores a entenderem a necessidade de investimento em marketing. Mas como aplicar uma estratégia de marketing digital em uma clínica para se destacar e para melhorar o relacionamento com os clientes?
Independente do seu negócio, é essencial investir em ações de divulgação. Isso porque todos precisam de clientes e se você não souber como trabalhar a atração da forma certa, fica perdido no seu mercado.
Por isso, separamos o que você precisa saber para usar o marketing como aliado do seu planejamento de atração, captação e fidelização dos seus pacientes. Vamos lá? Confira no artigo abaixo!
Entenda o que é marketing para clínicas
O marketing digital, independente do termo, apenas muda as estratégias conforme é aplicado em um segmento, mas todos os tipos têm como propósito construir uma boa presença no meio digital a ponto de ser reconhecido como autoridade e sair à frente dos concorrentes.
Nas clínicas, ocorre a mesma situação. Como é um mercado bastante disputado, usar as ferramentas online certas, ajudam a mostrar os seus diferenciais. Entretanto, é importante ponderar essa exibição com a ética da profissão.
Conheça as regras de divulgação
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), algumas práticas de marketing são consideradas ilegais. Mesmo assim, muitas instituições continuam cometendo esses erros e podem arcar com multas e sanções mais adiante.
Por isso, é necessário evitar ações como:
- publicações de “antes e depois” de um tratamento ou procedimento;
- divulgação de preços e formas de pagamento;
- oferecimento de serviços gratuitos para atrair clientes;
- divulgação de técnicas sem comprovação científica;
- não disponibilização do nome e do número do CRM.
Acerte nas estratégias
Além de saber muito bem o que pode ou não, existem algumas estratégias que precisam ser consideradas para acertar no seu marketing para saúde. Dentre elas, destacam-se:
- entenda o seu público: crie uma persona e faça publicidade focada nela;
- não se apegue apenas ao tráfego orgânico: é importante investir em anúncios nas redes sociais e no Google.
- peça avaliação dos pacientes: isso serve como prova social para conquistar mais clientes.
- pense na experiência: esteja sempre disponível para ajudar.
Saiba em quais plataformas investir
As mídias sociais servem como uma ponte para o relacionamento com seus pacientes, e não apenas como um canal para mostrar seus atendimentos, por isso, é importante saber em quais plataformas investir. Dê preferência para aquelas que seu público já está presente. Algumas dicas para você pesquisar e explorar são:
Redes sociais
As redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp são excelentes opções para interagir com sua audiência diretamente por fotos, vídeos, comunicados e orientações. É possível usar até as ferramentas internas, como stories, de cada meio para engajar seus seguidores e se aproximar.
Site
Um site bem estruturado, com informações relevantes, página para dúvidas frequentes, formulário para contato e até mesmo agendamento online, é a chave para ser encontrado no Google por quem se interessa na sua especialidade.
Blog
Você pode agregar um blog com artigos sobre seu nicho para transmitir conhecimento e credibilidade aos seus pacientes. Assim, eles terão mais conhecimento sobre alguns procedimentos realizados na clínica e perceberão sua autoridade no assunto.
Aplique sem medo
Não tenha medo de separar o seu orçamento para aplicar as estratégias. Geralmente, elas têm baixo custo inicial em comparação com outros tipos de publicidade, como rádio e televisão. No entanto, é primordial destinar recursos financeiros para obter retornos.
E claro, o marketing digital permite que você analise diariamente os resultados obtidos, portanto, caso alguma tática não esteja dando certo ou precise de mais investimento, é possível pausar ou escalonar para faturar mais.
Chegamos ao fim de mais um conteúdo e você já sabe como aplicar uma estratégia de marketing digital em uma clínica para garantir diferenciação competitiva e ter uma boa reputação no mercado.
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