Aumentar a rentabilidade de uma clínica através do marketing é um fator de preocupação de todo profissional dono de um negócio. Isso ocorre porque, além de oferecer um atendimento de excelência, é preciso garantir o crescimento da instituição.
No entanto, nem todos sabem como fazer isso e se veem diante de uma situação ruim com a concorrência aumentando acirradamente. Se você faz parte desse grupo, é hora de repensar suas estratégias.
Quer saber como melhorar o seu faturamento, mas não sabe por onde começar? Para potencializar o seu estabelecimento e ter um retorno financeiro realmente satisfatório? Então, precisa conhecer as estratégias abaixo. Confira!
Aumento do número de novos pacientes
O marketing ajuda muito a aumentar o número de pacientes da sua clínica de diversas maneiras. Como a saúde é algo que pode ser tratada e curada, existem especialidades que precisam renovar sua clientela o tempo inteiro. Para isso, você pode usar as estratégias a seguir:
Tráfego pago
Essa é uma forma de divulgar sua empresa e atingir uma grande quantidade de pessoas do seu público-alvo, de maneira totalmente segmentada. Ou seja, é através dos anúncios que será possível alcançar quem já está propenso a agendar uma consulta.
Por exigir um investimento relativamente baixo é ótimo até mesmo para pequenas clínicas. Além disso, é excelente para obter um grande retorno por permitir divulgar apenas na sua região, isto é, para quem reside próximo e busca por sua especialidade.
Tráfego orgânico
Nesse caso, estamos falando de um blog. É uma forma atrativa de ser encontrado pela sua audiência que busca saber mais sobre seus sintomas, doenças, procedimento, tratamentos e especialistas na área.
Com a ajuda de uma boa otimização da página, usando palavras-chave corretas, por exemplo, é possível que um usuário tire suas dúvidas lendo o seu conteúdo. Ao final dele, pode ser direcionado para converter de alguma maneira, abrindo diversas possibilidades para a instituição.
Fidelização dos pacientes antigos
Um paciente fidelizado traz mais retornos do que atrair novos, pois não é necessário investir tanto para promover seus serviços, afinal, ele já conhece e teve uma experiência com os profissionais do seu estabelecimento.
Para aumentar a rentabilidade de uma clínica, você precisa focar no relacionamento com o seu paciente. Dentre as estratégias que podem ser aplicadas, estão as seguintes:
Redes sociais
São nesses canais que você consegue apresentar melhor o seu trabalho e dar visibilidade para a sua clínica, além de lembrar aos usuários sobre os seus diferenciais sempre que possível.
É uma excelente fonte para se aproximar dos seguidores através dos comentários, mensagens diretas e até recursos especiais, como a caixinha de perguntas, reações e enquetes no Instagram.
Sua rentabilidade pode aumentar muito se souber personalizar sua comunicação nessas ferramentas para mostrar como é a solução ideal para resolver os problemas das pessoas, mostrando através de conteúdos quais são eles e quais são suas respostas.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma tática ainda mais eficiente, embora muitos acreditem que não traga mais resultados por ser um meio antigo. No entanto, as pessoas ainda abrem sua caixa de entrada e olham as mensagens, desde que esteja customizada para o que querem.
Por exemplo, se você tem uma base de clientes que desejam receber sua comunicação diária, semanal ou mensal, significa que as chances de abrirem suas mensagens são altas, então use isso a seu favor para conversar diretamente com eles.
É interessante estar atento às objeções que cada grupo de pacientes tem para traçar a melhor forma de dialogar com eles. Afinal, essa é a chave para ouvirem você: facilitar a vida deles por meio dos seus diferenciais.
Fidelização de pacientes
Além dos que já se tratam com você e dos novos, é preciso chamar novamente aqueles que já foram atendidos na sua clínica, mas nunca mais retornaram, ou que estão hesitando o agendamento. Isso ajuda a entender como você é visto e como melhorar para satisfazer esses indivíduos.
Nesse caso, você pode partir para algumas ações. Dentre elas, destacam-se as citadas abaixo.
Remarketing
Sabe quando você entra em um site e, logo em seguida, é impactado por um anúncio no Facebook sobre o assunto que acabou de acessar? É isso que significa remarketing: atingir o visitante outra vez de outra maneira.
Assim que um usuário acessar o seu site, principalmente na página de agendamento, crie uma publicidade para influenciá-lo a retornar e concluir a ação. Contudo, mostre os motivos positivos para ele marcar um horário, ajudando na sua tomada de decisão.
Comunicação direta
Tem o número do WhatsApp dos seus antigos clientes? Aproveite para enviar mensagens diretas lembrando-os de retornar ou perguntando os motivos da pausa nos tratamentos, por exemplo.
Entretanto, essa atitude requer atenção. É preciso estar dentro do que manda a Lei Geral de Proteção de Dados, para não usar o contato de maneira indevida, sem consentimento ou legítimo interesse do titular do dado.
Se usar todas essas dicas, conseguirá aumentar a rentabilidade de uma clínica através do marketing e potencializará ainda mais a sua instituição, sendo mais reconhecida no mercado e se aproximando do seu público.
E aí, quer uma empresa especializada cuidando do marketing da sua clínica? Então, entre em contato com a nossa equipe, agora mesmo, e faça o melhor para seu negócio!