Aumentar o faturamento de uma clínica médica é necessário para manter o funcionamento e o crescimento, mas pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente porque exige um trabalho contínuo, para os resultados não estagnarem.
O principal desafio dos profissionais de saúde e gestores da instituição é definir quais ações serão aplicadas para atingir o objetivo. Afinal, há muitas formas de gerar crescimento para seu estabelecimento, mas é preciso conhecê-las.
Neste artigo, separamos algumas boas práticas para serem aplicadas com intuito de elevar seu lucro e manter o ritmo de crescimento. Continue a leitura e confira todas as estratégias!
Atração de novos pacientes particulares
Atrair novos pacientes pode parecer uma ação básica, mas nem todas as clínicas sabem como fazer isso de uma forma eficaz. A maioria ainda depende de indicação, recomendações e do plano de saúde para sobreviver nesse mercado tão competitivo.
Se você quer aumentar seu faturamento, foque em encontrar os clientes de modo particular, com uma divulgação bem planejada e estruturada para alcançar o público-alvo interessado em suas soluções.
Invista em ações que posicione bem os atendimentos oferecidos, destacando os seus diferenciais, como em um website e outras plataformas online, que permitem ser visto com maior facilidade.
Fidelização de pacientes
Além de se preocupar com a captação de novos pacientes, você deve trabalhar a fidelização dos mais antigos. Afinal, eles podem retornar no futuro e serem uma ótima fonte de indicação e renda, mas para isso precisam estar próximos da sua instituição e se lembrarem dela.
Ainda que treinar sua equipe para todo o atendimento ser qualificado, como pontualidade da consulta, cordialidade e infraestrutura organizada, ser eficiente, é preciso se relacionar com eles desde o primeiro contato.
Esteja presente nas redes sociais para interagir diretamente com essas pessoas, seja por meio de comentários, reações a stories, mensagens diretas ou outras formas. Também, aproveite para humanizar sua imagem e trazê-las para mais perto do dia a dia da instituição.
Marketing ético
Um planejamento adequado possibilita divulgar os serviços de modo eficiente e calculado, dentro dos limites da ética. Esse é um dos pontos mais importantes para colocar a sua clínica em evidência.
Apresentar suas características fortes implica no reconhecimento de um trabalho bem-feito, o que assegura credibilidade para atrair e fidelizar os pacientes. No entanto, é preciso seguir as regras da publicidade médica imposta pelos conselhos de cada especialidade.
Na saúde, é preciso primar pelos princípios éticos de orientação educativa. O marketing seguindo essas normas, evita multas e sanções que comprometem o caixa e não mancham sua reputação, que interfere diretamente no faturamento.
Investimentos estratégicos
A melhor forma de aumentar sua rentabilidade é fazer investimentos inteligentes, direcionando as verbas disponíveis para alternativas com melhor custo-benefício e com resultados a curto prazo.
Aposte nos anúncios pagos no Google Ads e nas redes sociais para atingir usuários mais segmentados e de maneira personalizada. Em pouco tempo os retornos serão visíveis, caso você configure bem suas campanhas e anúncios.
Essa estratégia auxilia, e muito, na atração de novos pacientes, entretanto, o foco é somente naqueles realmente interessados em suas soluções, pois há a aplicação de palavras-chave e características do público para alcançá-los no momento ideal. E como você viu no início do artigo, atrair é uma forma de faturar mais.
Métricas de resultados
Avalie os resultados de suas ações para saber onde agir e potencializar o que realmente traz retorno para a sua instituição. Essas métricas são relativas ao ROI (Retorno Sobre Investimento), marketing e até mesmo sobre os clientes em si.
Ainda, crie formas de avaliar a experiência e satisfação dos pacientes, aplicando questionários após os atendimentos, pelo Whatsapp ou outro formato. No entanto, tenha cuidado para não incomodá-los e sempre pergunte com antecedência se querem responder.
Conhecer as maneiras de aumentar o faturamento de uma clínica médica representa uma forma de manter o crescimento da empresa, o que é vital para se destacar no mercado e sair à frente dos concorrentes.
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