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A fidelização dos pacientes na área da saúde é de suma importância para manter uma agenda de atendimentos sempre cheia. Mas, para isso, é preciso ir além do básico. Somente a prestação de serviços de excelência não é o suficiente. Então como conquistar mais pacientes fiéis?

O marketing na odontologia é fundamental para conquistar mais pacientes fiéis, oferecendo uma experiência diferenciada e destacando o seu negócio da concorrência, cada vez maior nesse mercado.

Quer aprender a fazer uma boa campanha de fidelização? Neste post você encontrará as principais estratégias para atingir esse objetivo e ajudar nas suas finanças ao final do mês. Confira a seguir!

 

Porque você deve se preocupar com a fidelização dos pacientes?

Pacientes fiéis, além de não trocarem os seus serviços pelos da concorrência, ainda elevam o ticket médio – valor médio das vendas de um período – e trazem seus amigos e familiares para o seu negócio.

Isso sem mencionar que reduz custos de aquisição de clientes, pois já conhecem os seus atendimentos e sabem da qualidade, o que ajuda no impacto positivo das ações realizadas. Em outras palavras, os pequenos investimentos feitos trazem maiores retornos.

 

Como conquistar mais pacientes fiéis?

Convencido de que fidelizar seus pacientes é o melhor caminho? Então, veja como começar a montar suas estratégias de marketing para ajudar o seu consultório ou clínica prosperar:
 

Conheça quem você quer atingir

Nenhuma estratégia de marketing dará certo se você não identificar quem são os pacientes que deseja atingir. Um público muito amplo impede o direcionamento de ações efetivas e os resultados podem não ser satisfatórios como você espera.

Uma boa dica é entender quem é o seu público-alvo e montar persona(s). A diferença entre ambos é o detalhamento da identidade de consumidores. Enquanto o público-alvo diz respeito ao gênero, idade e região, a persona, por sua vez, vai além, com hobbies, medos, profissão, dores, desejos, etc.

Por exemplo: Ana Paula, 26 anos, gestora de uma multinacional, com renda entre R$ 4 a 5 mil mensais. Sofre com problemas de estética e gostaria de deixar seus dentes mais alinhados e brancos a curto prazo, mas tem dúvidas sobre qual o melhor tratamento.

Percebeu como, com uma persona, é possível entender melhor seus pacientes e oferecer soluções certas para os seus desafios? E o mais interessante é que podem ser criadas várias personas para cada serviço, com base em pesquisas e conversas.
 


 

Esteja nas redes certas

Existe uma infinidade de canais de comunicação para serem usados. Invista nos que sua audiência está presente, sobretudo, para estabelecer um relacionamento sólido através de interações frequentes.

A relação com os seus pacientes é o segredo para mantê-los fidelizados. Por isso, ter esse contato diário é fundamental para que essa ligação se solidifique a médio e longo prazo, tornando você uma autoridade no assunto e prioridade na tomada de decisão.
 

Tenha um cronograma de ações

O planejamento é a base para que tudo dê certo. Aproveite os dados dos cadastros para criar um cronograma de ações de fidelização. Por exemplo, envie mensagens nas redes sociais de mensagens instantâneas para lembrar sobre possíveis retornos, principalmente quando o paciente já está em tratamento.
 

Informe sua audiência

A informação relevante deve ser sua principal estratégia. Ao fornecer dicas úteis no dia a dia das pessoas, é bem provável que permaneçam com você e recorram aos seus atendimentos por considerá-lo como autoridade na especialidade.

Crie um blog e ofereça conteúdos nas redes sociais focados nas principais dúvidas dos seus pacientes sobre tratamentos, procedimentos, problemas dentários, cuidados com a saúde bucal, parte estética, etc.

 

Como estruturar o Marketing Odontológico?

A prática de Marketing na Odontologia é regida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e precisa considerar as regulamentações impostas para criar conteúdos e agir diante de algumas situações.

Sabemos que são muitas normas para serem seguidas e o seu não cumprimento cabe penalizações feitas pelo órgão. Para isso, você pode contar com uma agência de marketing especializada na área, para que sua atuação seja ética e transparente.

Listamos algumas maneiras de você conquistar mais pacientes fiéis com o Marketing na Odontologia. Você pode começar testando aos poucos, observar os resultados obtidos e, com o tempo, descobrir onde vale a pena investir. Gostou das dicas? Aproveite a visita para ler nosso blog. Nele, você encontrará muitos outros artigos úteis!

 

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