Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Uma das maiores dificuldades das clínicas e consultórios médicos, é como conquistar pacientes fiéis e traçar ações que façam com que os clientes voltem para efetuar outros tratamentos ou procedimentos. Por isso, a fidelização em redes sociais tem como objetivo melhorar o relacionamento entre as partes envolvidas e acelerar a jornada de compras futuras.

Uma das inúmeras maneiras de fazer com que isso dê certo, é elaborar estratégias para conquistar pacientes fiéis no Instagram. Esse canal tem crescido muito nos últimos tempos e tornou-se um grande aliado para os profissionais que querem estreitar a relação com os seus consumidores.

Pensando nisso, separamos este artigo para você aprender a real importância de se preocupar com a lealdade dos clientes, como essa plataforma pode ajudar nesse processo e algumas dicas para obter resultados incríveis. Confira na sequência!

 

A importância de preocupar-se com a fidelização na sua clínica ou consultório

O mercado de saúde é muito concorrido e isso é fato. Diante desse cenário, as clínicas e consultórios precisam fidelizar os seus pacientes para manter o fluxo nas agendas e não os perder para concorrência.

Embora atrair novos clientes seja essencial para o fluxo de caixa do estabelecimento, a quantidade dos que foram fidelizados impacta na redução dos custos. Manter quem já fez uma consulta com você é mais barato do que traçar estratégias e implementá-las para adquirir novos clientes. Isso porque a manutenção exige apenas um relacionamento sólido, enquanto a atração depende de ações mais elaboradas e a longo prazo.

 

Porque usar o Instagram para conquistar pacientes fiéis

O Instagram é uma rede social que tem um grande poder para fidelizar os seus pacientes. Com diversas funcionalidades à disposição das clínicas e consultórios, é possível elaborar práticas que estreitem o relacionamento entre médico e pacientes.

Seja por meio de um atendimento rápido, storytelling com experiências de outros pacientes, conteúdo segmentado ou por outras ações de marketing que aproximem as pessoas da sua empresa, o Instagram é a ferramenta ideal para entregar tudo isso de forma rápida e direta.

 

Como conquistar pacientes fiéis no Instagram

Para que o seu negócio seja prioridade para quem os frequenta, não basta que ele seja bom, mas sim que se mostre relevante para eles. Nesse sentido, é importante seguir algumas táticas para cativá-los e fidelizá-los de vez. Por isso, separamos as principais dicas para você fazer isso da maneira certa. Veja:
 

Demonstre interesse em relação às dúvidas do paciente

Depois de uma consulta ou até mesmo antes dela, pode surgir algumas dúvidas com relação ao tratamento. Por isso, é muito habitual que quem consultou, entre em contato no Instagram para saná-las. Diante disso, você deve respondê-lo com atenção e demostrar que se interessa em ajudá-lo.

Logo após dar as orientações corretas, é sua vez de chamá-lo para perguntar se está tudo bem e quais são as suas considerações. Isso pode ser feito algumas horas depois, dependendo do horário, ou em outro dia.
 

Faça conteúdos especiais para o paciente

Aproveite o que os pacientes mandam para você e produza conteúdos exclusivos para eles. Caso muitos perguntem sobre o funcionamento antes, durante e depois de um procedimento estético, por exemplo, faça posts com esse tema.

Uma maneira de saber sobre o que publicar, é mapear os principais questionamentos feitos por mensagens ou em comentários. Deixe essas dúvidas em um FAQ nos stories em destaque e não se esqueça de desenvolver as publicações dentro do limite do CFM.
 


 

Mostre os seus diferenciais

Para fidelizar, você precisa mostrar que é diferente das outras clínicas. Nesse caso, use os stories para humanizar sua marca, mostrando os bastidores — como os materiais sendo esterilizados, preparação para uma cirurgia etc.— e sua equipe.

Além disso, seja ágil na marcação de consultas. Evite o máximo deixar os clientes esperando no direct do Instagram e coloque um link na sua biografia para direcionar os usuários direto para uma página de agendamentos online. Facilitar a jornada do comprador é um diferencial!
 

Não se esqueça da interação

Como você quer ganhar pacientes leais se não interage com nenhum? O Instagram é uma rede social com muito engajamento e você deve desfrutar dessa característica para responder os comentários ou curti-los, retornar as mensagens, comentar quando marcam seu negócio, curtir a publicação dos leads e muitas outras possibilidades.

Essas pequenas interações mostram como você se importa com a opinião de cada pessoa e, na maioria das vezes, as fidelizam. Isso porque o usuário vê que você está atento a tudo que ele diz e sente-se importante.

As ações para conquistar pacientes fiéis no Instagram são diversas. Trouxemos algumas de muitas dicas de como fazer essa fidelização na sua clínica ou consultório médico da melhor maneira. O importante é nunca deixar de inovar para reter os clientes.

E você, utiliza alguma dessas técnicas? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco!

 

Deixe uma mensagem

:: Últimos posts

médico particular precisa ter um site
Um médico particular precisa ter um site na internet
19 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de radiografia
Adequação LGPD para clínicas de radiografia
16 de outubro de 2020
site médico pode garantir a agenda cheia
Um site médico pode garantir a agenda cheia todo mês
12 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de estética
Adequação LGPD para clínicas de estética
9 de outubro de 2020
Blog para médico
Qual a importância de um blog para médico
5 de outubro de 2020

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Open chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.