Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Uma das maiores dificuldades das clínicas e consultórios médicos, é como conquistar pacientes fiéis e traçar ações que façam com que os clientes voltem para efetuar outros tratamentos ou procedimentos. Por isso, a fidelização em redes sociais tem como objetivo melhorar o relacionamento entre as partes envolvidas e acelerar a jornada de compras futuras.

Uma das inúmeras maneiras de fazer com que isso dê certo, é elaborar estratégias para conquistar pacientes fiéis no Instagram. Esse canal tem crescido muito nos últimos tempos e tornou-se um grande aliado para os profissionais que querem estreitar a relação com os seus consumidores.

Pensando nisso, separamos este artigo para você aprender a real importância de se preocupar com a lealdade dos clientes, como essa plataforma pode ajudar nesse processo e algumas dicas para obter resultados incríveis. Confira na sequência!

 

A importância de preocupar-se com a fidelização na sua clínica ou consultório

O mercado de saúde é muito concorrido e isso é fato. Diante desse cenário, as clínicas e consultórios precisam fidelizar os seus pacientes para manter o fluxo nas agendas e não os perder para concorrência.

Embora atrair novos clientes seja essencial para o fluxo de caixa do estabelecimento, a quantidade dos que foram fidelizados impacta na redução dos custos. Manter quem já fez uma consulta com você é mais barato do que traçar estratégias e implementá-las para adquirir novos clientes. Isso porque a manutenção exige apenas um relacionamento sólido, enquanto a atração depende de ações mais elaboradas e a longo prazo.

 

Porque usar o Instagram para conquistar pacientes fiéis

O Instagram é uma rede social que tem um grande poder para fidelizar os seus pacientes. Com diversas funcionalidades à disposição das clínicas e consultórios, é possível elaborar práticas que estreitem o relacionamento entre médico e pacientes.

Seja por meio de um atendimento rápido, storytelling com experiências de outros pacientes, conteúdo segmentado ou por outras ações de marketing que aproximem as pessoas da sua empresa, o Instagram é a ferramenta ideal para entregar tudo isso de forma rápida e direta.

 

Como conquistar pacientes fiéis no Instagram

Para que o seu negócio seja prioridade para quem os frequenta, não basta que ele seja bom, mas sim que se mostre relevante para eles. Nesse sentido, é importante seguir algumas táticas para cativá-los e fidelizá-los de vez. Por isso, separamos as principais dicas para você fazer isso da maneira certa. Veja:
 

Demonstre interesse em relação às dúvidas do paciente

Depois de uma consulta ou até mesmo antes dela, pode surgir algumas dúvidas com relação ao tratamento. Por isso, é muito habitual que quem consultou, entre em contato no Instagram para saná-las. Diante disso, você deve respondê-lo com atenção e demostrar que se interessa em ajudá-lo.

Logo após dar as orientações corretas, é sua vez de chamá-lo para perguntar se está tudo bem e quais são as suas considerações. Isso pode ser feito algumas horas depois, dependendo do horário, ou em outro dia.
 

Faça conteúdos especiais para o paciente

Aproveite o que os pacientes mandam para você e produza conteúdos exclusivos para eles. Caso muitos perguntem sobre o funcionamento antes, durante e depois de um procedimento estético, por exemplo, faça posts com esse tema.

Uma maneira de saber sobre o que publicar, é mapear os principais questionamentos feitos por mensagens ou em comentários. Deixe essas dúvidas em um FAQ nos stories em destaque e não se esqueça de desenvolver as publicações dentro do limite do CFM.
 


 

Mostre os seus diferenciais

Para fidelizar, você precisa mostrar que é diferente das outras clínicas. Nesse caso, use os stories para humanizar sua marca, mostrando os bastidores — como os materiais sendo esterilizados, preparação para uma cirurgia etc.— e sua equipe.

Além disso, seja ágil na marcação de consultas. Evite o máximo deixar os clientes esperando no direct do Instagram e coloque um link na sua biografia para direcionar os usuários direto para uma página de agendamentos online. Facilitar a jornada do comprador é um diferencial!
 

Não se esqueça da interação

Como você quer ganhar pacientes leais se não interage com nenhum? O Instagram é uma rede social com muito engajamento e você deve desfrutar dessa característica para responder os comentários ou curti-los, retornar as mensagens, comentar quando marcam seu negócio, curtir a publicação dos leads e muitas outras possibilidades.

Essas pequenas interações mostram como você se importa com a opinião de cada pessoa e, na maioria das vezes, as fidelizam. Isso porque o usuário vê que você está atento a tudo que ele diz e sente-se importante.

As ações para conquistar pacientes fiéis no Instagram são diversas. Trouxemos algumas de muitas dicas de como fazer essa fidelização na sua clínica ou consultório médico da melhor maneira. O importante é nunca deixar de inovar para reter os clientes.

E você, utiliza alguma dessas técnicas? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco!

 

Deixe uma mensagem

:: Últimos posts

prontuário médico de acordo com a LGPD
Como adequar o prontuário médico de acordo com a LGPD
11 de junho de 2021
médico sucedido no Instagram
Como ser um médico sucedido no Instagram?
7 de junho de 2021
implementação da LGPD na sua clínica
5 dicas para implementação da LGPD na sua clínica
4 de junho de 2021
implantar a LGPD para clínicas
Como implantar a LGPD para clínicas
3 de junho de 2021
Como ser um médico de sucesso
Como ser um médico de sucesso na internet?
1 de junho de 2021

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico: