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A divulgação de uma empresa é importante para o seu crescimento. Por isso, criar um plano de marketing para clínicas de estética é um elemento essencial para divulgar seus trabalhos da melhor maneira.

É por meio desse planejamento que poderá se posicionar no mercado, ter autoridade e consolidar sua marca, principalmente quando falamos do setor de beleza, no qual há uma grande concorrência.

Neste artigo, preparamos um conteúdo completo para entender o que é este documento, qual a sua importância e como elaborar o seu. Assim, você pode colocar as dicas em prática e sair à frente!

 

O que é um plano de marketing?

O marketing cuida das estratégias de comunicação de uma empresa, por isso, é necessário ter um planejamento dessas ações para atingir os seus objetivos, seja atrair clientes, disseminar seu nome no mercado, etc.

Dessa forma, é um documento que direciona as tarefas do seu posicionamento a médio e longo prazo, incluindo todos os investimentos que precisam ser feitos, o que garante que a clínica de estética fique ativa.

 

Qual é a importância de um plano de marketing?

As táticas de marketing são intensas e segmentadas. Para criá-las, é preciso de muita pesquisa, como da concorrência, da própria empresa e do seu público-alvo, além de definir objetivos e outros pontos.

Assim, adotar um planejamento ajuda a ter:

  • visibilidade para saber qual será o próximo passo;
  • investimento mais assertivo por entender e centralizar as ações nos canais certos;
  • ganhos mais rápidos devido a personalização da comunicação;
  • mensuração de resultados para saber se as metas foram cumpridas.

 

Como criar um plano de marketing para clínicas de estética?

Após entender o que é e o porquê precisa de um plano de marketing, que tal aprender a criar um para a sua clínica de estética? Abaixo, você confere os passos básicos!

 

Pesquisa

A busca por informações é a base para desenvolver o documento, afinal, elas nortearão o que deve ser feito para minimizar as ameaças e aproveitar as oportunidades de mercado ou pontos fortes.

Por isso, faça um estudo sobre o cenário do mercado de estética, a atuação da concorrência, as preferências do seu público-alvo, o que sua empresa tem como diferencial e o que deve ser melhorado, entre outros dados.

 

Definições

Tendo as informações em mãos, o próximo passo é definir os canais e os conteúdos que serão utilizados para atrair e fidelizar os clientes, considerando o perfil da persona estabelecido na etapa anterior.

 

Canais

Para o segmento de beleza e por ser de baixo custo, o ideal é ter um site para estar sempre disponível e informar sobre seus profissionais, serviços e retirar dúvidas das pessoas através de um blog acoplado.

Nas redes sociais é preciso pensar em quais deve estar. Entenda a sua audiência e onde buscam por você, como Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp. Se identificar outras mídias, adicione no seu planejamento.

 

Conteúdo

O conteúdo é capaz de atrair e fidelizar os clientes. Por isso, precisa ser muito bem planejado, com temas específicos e uma linguagem certa para dialogar com sua audiência. A partir da sua especialidade, defina o que será abordado em seus perfis e como será feito. Ou seja, qual a frequência de postagens em cada mídia e o formato utilizado para comunicar sua mensagem (artigo, imagem, vídeo, etc).

 

Calendário

Com tudo pré-estabelecido, é hora de organizar um cronograma com a data das ações e os responsáveis por cada uma. Esse é um passo fundamental para controlar as distribuições das estratégias.

Use o Excel ou softwares, como Trello ou Runrun.it, para ajudá-lo nesta criação. Se usar a tecnologia, pode integrar seu time de marketing ou ser integrado por uma agência responsável, para acompanhar as atividades.

 


 

Monitoramento

Uma das partes essenciais de um plano é o monitoramento. Analisar o que foi e está sendo feito justifica todos os esforços empregados e identifica se houve avanço para alcançar seu objetivo.

Assim, mensure o número de visitas no site ou blog, a taxa de engajamento das publicações, o aumento na procura pelos serviços e, claro, tudo o que ainda pode ser evoluído constantemente.

Mesmo com as dicas básicas, você já sabe como criar um plano de marketing para clínicas de estética e está pronto para estruturar o seu documento, obtendo os diversos benefícios desse desenvolvimento. Está em dúvidas sobre como criar o seu planejamento? Fale com o time de especialistas da Kardan e conte conosco para ter melhores resultados!

 

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