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Você tem uma clínica mais ainda não sabe como divulgá-la? Esse é um problema que muitos empreendedores enfrentam, mas vale ressaltar a importância disso para crescer no mercado. Portanto, mesmo tendo dificuldades, é preciso saber como criar uma estratégia de marketing para clínicas e se destacar no mercado.

Não há como definir o que pode ser, ou não, eficiente para sua empresa de modo geral. É preciso seguir alguns passos para estabelecer o que faz sentido para o momento que está inserida. Pensando nisso, você aprenderá como criar uma estratégia de marketing para clínicas por meio de dicas práticas e relevantes. Por isso, continue a leitura!

 

Identifique seus objetivos de negócios

O primeiro passo antes de criar uma estratégia para clínicas é saber onde quer chegar. Afinal, se você não sabe o que deseja, não há um caminho certo a ser seguido, não é mesmo?

Analise e defina os objetivos gerais do seu negócio, como aumentar o engajamento dos clientes, vender mais produtos, alcançar novos consumidores, gerar mais leads, entre outras opções.

Lembre-se de direcionar para aquilo que sua empresa precisa e use uma metodologia simples, denominada SMART, para não criar metas inalcançáveis. O nome é derivado das siglas:

  • S – Específico: o que você quer alcançar claramente;
  • Mensurável: possibilidade de acompanhar o progresso;
  • Atingível: deve estar dentro da sua capacidade e orçamento;
  • Relevante: deve ser igualmente relevante para todos os envolvidos;
  • Temporal: prazo para a realização da meta.

 

Pesquise o seu mercado

Saber mais sobre seu mercado é essencial para entender o tamanho dele, crescimento e dados demográficos. Por exemplo, saber se existe uma demanda pelos serviços da sua clínica ou se o mercado já está saturado na sua região é importante para entender como atuar.

Sem mencionar que é necessário compreender as mudanças ao longo do tempo e garantir que suas estratégias permaneçam relevantes para o público-alvo de cada cidade. Por isso, esteja atento ao seu mercado de atuação.

 

Faça um perfil de seus pacientes em potencial

Conhecer os seus clientes ajuda muito a identificar as principais necessidades deles. É possível saber até os seus padrões de escolha dos profissionais, como e onde buscam por informações, como fazem isso e o que é relevante para a decisão deles.

Desse modo, fica mais fácil agarrar novas oportunidades e mostrar sua clínica como solução para os problemas através de estratégias mais indiretas, como o marketing de conteúdo e outras formas de se relacionar.

 

Conheça seus concorrentes

Como você vai atuar no mercado com as ações certas se não conhecer quem está inserido na mesma região que a sua? E ainda, aqueles que estão oferecendo os mesmos atendimentos ou semelhantes, que podem atrair o mesmo público que o seu.

Faça um levantamento das demais instituições com os mesmos serviços que o seu e busque saber quais são os diferenciais de cada um. Com esses dados, você pode entender o que falta na sua empresa antes de começar a traçar estratégias.

 

Identifique seus pontos fortes e fracos

Você sabe o que vai bem ou não na sua clínica? É importante identificar os pontos fortes e fracos para usar como vantagem competitiva e melhorar o que não está trazendo resultados satisfatórios para crescer.

Por exemplo, se você oferta tratamentos ortodônticos de alta qualidade, mas não se atualizou com as tendências e não consegue oferecer métodos mais modernos iguais aos concorrentes, isso torna-se uma fraqueza, mas ao mesmo tempo uma oportunidade.

A partir disso, é possível trabalhar para se concentrar na busca por detalhes que sejam superiores aos da concorrência. O destaque da sua empresa só acontecerá se for posicionada de forma a persuadir o público a ter a sua empresa como primeira opção de escolha.

 


 

Conheça as normas do CFM

Embora o marketing na saúde seja igual aos demais, existem algumas regras impostas pelo Conselho Federal de Medicina sobre a publicidade na área. É essencial conhecer todas elas para evitar problemas com o órgão.

Por isso, antes de criar suas campanhas, escolher sua forma de se comunicar, publicar imagens de pacientes e outras táticas, confira o que é ou não permitido. Algumas atitudes simples, como mostrar o antes e depois de um procedimento, não são aceitas.

Agora você já sabe como criar uma estratégia de marketing para clínicas e está pronto para criar seu planejamento com eficiência. É claro que precisará de ajuda para definir quais são as melhores maneiras de se posicionar, então procure por especialistas no assunto.

A Kardan é uma agência de marketing focada na saúde e pode ser a solução para analisar, desenvolver e realocar suas táticas. Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas!

 

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