Você sabe como destacar sua clínica localmente com o marketing médico digital? Essa ferramenta pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa, principalmente porque instituições de saúde atendem somente presencialmente.
É óbvio que não existe nenhuma fórmula mágica, mas quando a empresa concentra seus esforços de comunicação para atingir um público mais qualificado, tem mais chances de ganhar visibilidade entre ele e atingir seus objetivos.
Interessado em conhecer algumas estratégias para serem aplicadas na sua clínica? Então confira as principais delas no artigo a seguir e coloque em prática todas, adaptando ao seu negócio!
Investir na segmentação
O primeiro passo para adotar uma estratégia de marketing local é definir o seu público-alvo. A falta de experiência na área pode levar aos profissionais de saúde a acreditarem que é melhor falar com o maior número possível de pessoas, mas isso é um erro.
Ao fazer isso, a clínica desperdiça seus recursos financeiros, pois não é viável atingir um volume alto de usuários na internet com um bom retorno, considerando que a maioria não tem interesse em seus serviços.
O ideal é reunir o máximo de informações sobre o perfil da sua audiência, além da localização geográfica, como o comportamento dela e seus hábitos de consumo em relação a busca de especialistas no seu nicho. Isso ajuda a dividir os pacientes em grupo, classificando as pessoas de acordo com as suas principais características. Essa é a base da segmentação.
Aproveitar a audiência dos buscadores locais
Hoje é praticamente impossível ter uma estratégia de marketing que não envolva o Google, um dos maiores buscadores do mundo. Para destacar a sua clínica nada mais inteligente do que estar presente nesse meio através de um site com vários acessos vindos do tráfego orgânico.
Um blog com conteúdos relevantes e direcionados para os usuários que residem na região é uma excelente forma de explorar a grande audiência do maior mecanismo de pesquisa. Uma forma de fazer isso é com termos incluídos nos títulos dos posts.
Trabalhar o SEO local em seu site
Para ranquear seu blog ou site nas primeiras posições do Google, o SEO (em tradução livre, otimização de sites para mecanismos de busca) é indispensável, principalmente quando se trata de atingir pessoas localmente.
Dentre as estratégias, podemos citar ter sua página na web amigável para o mobile, ou seja, o seu layout e as informações do seu site devem se adequar às pesquisas realizadas por dispositivos móveis, que são mais comuns àqueles que buscam algum estabelecimento em seu entorno ou local.
Além disso, a escolha de palavras-chave específicas em todas as suas páginas, como o nome da sua cidade, ajudam a direcionar o encontro da sua instituição de saúde na internet de forma recomendada pelo próprio Google.
Cria conteúdo em parceria com profissionais locais
Gerar conteúdo no marketing digital para negócios locais é tão importante quanto para as empresas que atuam territorialmente de forma ampla. Como destacar sua clínica localmente? Você pode aproveitar isso para fazer parcerias com outros profissionais locais especializados.
Por exemplo, uma clínica gastroenterologista pode fazer posts nas redes sociais com nutricionistas conhecidas localmente e até convidá-la para uma conversa através de uma transmissão ao vivo. Essa atitude ajudará a ganhar visibilidade e cativar uma audiência nova, mas que também reside na região.
Apostar em anúncios pagos
O marketing digital permite investir como, quando e com quanto der. Nesse caso, apostar em anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram, YouTube e outras plataformas é uma excelente tática para destacar sua clínica usando a segmentação geográfica.
No Google Ads, especialmente nos links patrocinados, é possível dar lances em palavras-chave específicas incluindo seu bairro ou cidade de atuação. Dessa forma, você garante atingir pessoas mais propensas a se deslocar até sua clínica.
Também é possível e muito recomendado o uso das redes sociais para os anúncios. Com um bom post é possível aparecer para quem já acessou seu site anteriormente (remarketing) e ser lembrado novamente ou ser exibido para novas pessoas.
Estar no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma das mídias do Google mais interessantes porque permite destacar sua empresa gratuitamente, sendo encontrada em uma lista de resultados com outros estabelecimentos da sua região. Se todos os seus dados estiverem preenchidos corretamente e você receber avaliações positivas, é provável que receba uma boa classificação e apareça na frente dos concorrentes. Ainda que seja orgânico, você também pode pagar para aparecer antes de todos e ter mais chances de cliques.
Estabelecimentos com presença física não precisam abdicar do online. Agora você sabe como destacar sua clínica localmente com o marketing médico digital e pode atrair mais pacientes, não dependendo da espera passiva deles. Ficou interessado pelo marketing digital para negócios locais? Nosso time de especialistas na área está pronto para ajudar você. Entre em contato e esclareça suas dúvidas!