Mais que importante, desenvolver o marketing digital para clínicas de grande porte é uma necessidade para crescer no mercado e garantir uma agenda cheia de atendimentos com pacientes com maior possibilidade de retornar.
Apesar de ser uma estratégia consolidada e de sucesso, uma parte das instituições ainda resistem em adotá-la por estar apegadas às ações mais tradicionais. No entanto, essa realidade permite destacar a empresa com mais facilidade e melhorar outros aspectos.
Por esse motivo, separamos algumas maneiras de como criar sua divulgação online na sua empresa, mesmo já conquistado grande parte do setor. Confira cada tática a seguir e coloque em prática!
Aprender tudo sobre o público-alvo
Mesmo sua clínica sendo grande, é preciso ter um público certo definido. De nada adianta tentar atingir todos e falhar nessa tarefa, considerando a impossibilidade de isso acontecer de fato, pois a maioria não está interessada em seus atendimentos.
Conheça os pacientes que deve ter como alvo para definir suas estratégias de marketing e obter o máximo retorno. Chamamos isso de “persona”, com dados reais sobre aqueles que quer alcançar, como:
- renda;
- emprego;
- idade;
- hobbies;
- interesses;
- comportamentos;
- necessidades;
- desejos.
Construir um site intuitivo
Todo profissional e empresa de saúde precisa de um site médico profissional que passe a informação clara e concisa sobre os serviços médicos. Do que adianta ter uma ferramenta de agendamento online se não há outros dados capaz de convencer o visitante a fazer a ação, como os valores explícitos, benefícios, etc.
O seu marketing depende muito da qualidade do seu website. Nada fará com que sua agenda fique mais cheia do que pacientes interessados em suas soluções encontrando por você no Google e sendo estimulado para agendar um horário.
Fazer marketing de conteúdo
Oferecer um conteúdo útil é uma maneira estratégica de atrair novos pacientes. Sendo uma clínica de grande porte, com certeza você tem muitas especialidades e serviços para selecionar os melhores assuntos e informar seu público a cerca deles.
Essa é uma excelente forma de se posicionar como especialista no segmento e influenciar decisões. Afinal, você tem um audiência que pode ser convertida e que fica online para se educar antes de interagir e decidir sobre algo. E é aí que você pode apresentar sua marca no momento certo.
Aparecer nos links patrocinados
É bem provável que você tenha um orçamento razoável para aplicar as táticas de marketing. Por isso, não deixe de lado os links patrocinados. Eles são importantes para atingir os usuários de maneira mais rápida, ao contrário do tráfego orgânico — embora isso não o exclua do seu planejamento.
Trata-se de uma forma para atingir aqueles que procuram por atendimentos na sua área e região. Por exemplo, ao pesquisar por “Clínica odontológica em Joinville”, sua instituição tem a chance de ser exibida no primeiro resultado, o que aumenta as chances de clique e conversões.
Aumentar o número de canais de aquisição de pacientes
Não conte apenas com os canais digitais para divulgar seus conteúdos e demais ações. Use-os como uma solução de agendamento online, aumentando o número de formas que seus pacientes podem entrar em contato.
O WhatsApp, por exemplo, é uma boa solução para melhorar a experiência dos usuários e ajudar na marcação de consultas ou exames. Além disso, conte com o Facebook Messenger e um chat online em seu website.
Contar com uma ferramenta de Automação de Marketing
Uma empresa grande precisa automatizar alguns processos de marketing para lidar com todos os pacientes e ainda fazer com que retornem quando for necessário. Fazer esse trabalho manualmente é impossível e pode influenciar na qualidade da comunicação.
Por isso, tenha uma ferramenta de automação para nutrir seus leads através do cuidado das mídias sociais, gestão do blog, e-mail marketing e análise de dados. Assim, o relacionamento com seus clientes será centralizado e feito de forma mais simples.
Ter ao lado uma agência de marketing especializada
Para desenvolver todas essas estratégias de forma mais eficiente, conte com uma agência especializada no assunto. A equipe fará toda a diferença na hora de planejar e executar cada uma delas, pois possui experiência e tempo o suficiente para trabalhar com essa parte.
Enquanto isso, os profissionais da sua clínica podem se dedicar exclusivamente ao atendimento presencial. Afinal, não adianta oferecer a melhor consulta, com humanização, se as pessoas não sabem disso. E na internet, fica mais fácil comunicar esse diferencial.
Viu como não é difícil desenvolver o marketing digital para clínicas de grande porte? É preciso planejar as ações certas e colocá-las em prática para alcançar ainda mais o sucesso! Agora, você já sabe o que fazer e está pronto para crescer ainda mais.
Conte com a Kardan para planejar e executar sua divulgação online. Somos especializados em marketing para médicos e estamos dispostos a fazer sua empresa se posicionar com ética no mercado!