Toda empresa precisa divulgar seus serviços e produtos, inclusive no mercado da saúde. Porém, você sabe como fazer marketing para clínicas de estética? A competição para atrair e reter clientes é acirrada nessa área e você precisa entender como funciona para superar a concorrência.
Considerando que os brasileiros são obcecados em manter uma aparência impecável, essa é uma excelente oportunidade para destacar seus tratamentos estéticos e manter sua agenda cheia. No entanto, o marketing não envolve apenas a criação de um perfil nas redes sociais. Essa estratégia é uma de muitas, mas você precisa ter atenção ao seu planejamento e execução. A seguir, você confere algumas dicas de como impulsionar sua clínica!
Qual a importância do marketing na estética?
O objetivo de todo marketing é persuadir os clientes para comprarem os seus serviços ao invés dos serviços dos concorrentes. A chave é identificar quem é o seu consumidor e atender às suas necessidades melhor que outros estabelecimentos.
Como há muita disputa de mercado entre as clínicas de estética, compreender o público e se relacionar com ele é crucial para convertê-los. Os clientes comparam os profissionais nas mídias, portanto, se você não aparecer para eles, provavelmente não será escolhido.
Como fazer marketing para clínica de estética?
Não há uma fórmula exata de como fazer marketing para clínica de estética. Cada empresa é única, possui sua audiência e está inserida no mercado diferentemente. Contudo, existem algumas dicas que são úteis nesse processo. Confira a seguir:
Crie suas personas
Como o foco é a persuasão dos clientes, saber as características-chave de quem você quer atingir é muito importante. Para isso, inclua dados demográficos pessoais, histórico educacional, cargo, comportamentos, objetivos, pontos problemáticos e padrões de compra.
Construa relacionamento
Com sua persona definida, é hora de se aproximar dela e construir um bom relacionamento. Através de uma comunicação direta e personalizada, é possível retirar a imagem empresarial e fria. Além de demonstrar atenção, deixa a relação mais dinâmica para oferecer seus serviços.
Escreva conteúdos com a técnica certa
Mais do que criar conteúdos, você precisa ser interessante para sua audiência. Uma forma de fazer isso é oferecer conteúdo de valor baseado na técnica AIDA:
- Atrair: ganhe a atenção do usuário, fazendo perceber a oferta. Utilize uma pergunta ou uma frase de impacto, para potencial cliente pensar no que você está falando. Ex.: 6 hábitos do dia a dia que provocam cravos no rosto.
- Interesse: desperte o interesse. Disponibilize somente algumas dicas e o incentive a buscar o conteúdo completo no seu site, blog ou YouTube. Ex.: Limpeza de pele: 7 motivos para apostar no tratamento.
- Desejo: faça o usuário analisar os detalhes e avaliar se o produto atenderá suas necessidades. Mostre para seu cliente como o seu produto pode ajudá-lo! Ex.: Descubra o segredo das famosas para combater os cravos!
- Ação: dirija o consumidor até o seu objetivo, como ligar para a clínica, deixar um comentário no post etc. Ex.: Agora que conhece os benefícios da limpeza de pele, agende uma avaliação gratuita.
Use as ferramentas do Google para marketing
O Google é muito mais do que um simples mecanismo de busca disponível na internet. As suas ferramentas estão cada vez mais poderosas e são grandes aliadas no dia a dia do marketing. É essencial que sua clínica de estética use os seguintes recursos:
- Site/blog: quando quiserem saber mais sobre tratamentos e serviços na sua área, encontrarão seu estabelecimento como autoridade através de conteúdos.
- Google Meu Negócio: quando um usuário pesquisar por clínica de estética na sua região, por exemplo, ele localizará informações como horário de funcionamento, endereço, fotos, telefone e o site da sua empresa.
- Links patrocinados: saia na frente da concorrência orgânica e paga se posicionando em primeiro lugar de uma pesquisa por meio da compra e aplicação de palavras-chave estratégicas.
O que não pode faltar no marketing aplicado à estética?
Além de aplicar todas essas táticas, é preciso entender o que está funcionando e o que não está, realizando revisões regulares em análises. Neste caso, não pode faltar um excelente monitoramento para ter bons resultados.
Comece a observar as taxas de cliques de suas postagens de blog, de abertura de boletins informativos, de rejeição, o número de engajamento de mídia social, tráfego do site e outras medidas.
Fazer marketing para clínicas de estética deve ser uma das prioridades dos gestores para impulsioná-lo no mercado e atrair mais clientes. De nada adianta ter um bom atendimento se não é reconhecido, por isso, aplique todas nossas dicas!
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