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A divulgação de uma instituição de saúde é essencial para lidar com a falta de pacientes ou reter os novos, além de criar autoridade e atingir outros objetivos. Entretanto, o marketing para clínicas de Psicologia é visto como um desafio a ser superado pelos profissionais.

Todas as ações precisam ser bem planejadas e embasadas em dados concretos, para que sejam eficientes. Por isso, existem alguns pontos a serem seguidos para fazer um bom planejamento. A seguir, você confere tudo o que precisa saber para fazer um bom marketing da sua clínica. Confira!

 

Avalie sua clínica

O primeiro passo é entender como está a situação da sua clínica de psicologia. Faça uma avaliação sincera da experiência que oferece aos seus pacientes e coloque-se no lugar deles para entender seu processo de atendimento e relacionamento, principalmente no digital.

Através dessa análise, você encontrará seus pontos fortes (atendimento rápido, presença nos canais certos, etc.) e fracos (sem produção de conteúdo relevante, não há um site, etc.). A execução ou a falta dessas estratégias faz a diferença na atração e retenção de clientes.

 

Conheça seus concorrentes

No mercado, entender os seus concorrentes é aprender com os erros e acertos deles. Não se trata de copiá-los, mas de perceber como usar a experiência de cada um a favor do seu crescimento e sucesso melhorando os processos.

Faça um levantamento com todas as clínicas e consultórios de psicologia de sua região de atuação e observe quais diferenciais apresentam, além de quais estratégias você pode aprender com eles. Assim, é possível identificar as ameaças (autoridade no nicho, imagem sólida, etc) e as oportunidades (concorrentes sem um bom relacionamento com a audiência nas mídias, por exemplo).

Para isso, existem muitas formas. Hoje em dia, têm ferramentas de monitoramento online, como Ubersuggest, ou apenas levantando informações manuais. A melhor maneira fica ao seu critério.

 

Defina o seu público-alvo

Na tentativa de obter mais pacientes, algumas clínicas acreditam que a melhor solução é atender todas as pessoas possíveis, o que é um engano. Na verdade, é necessário focar em um público-alvo, para que possa se tornar referência nesse mercado.

Por isso, a criação de uma audiência específica é a melhor tática. Quando você trabalha suas ações para atingir esses indivíduos, tem mais chances para que eles convertam com maior facilidade. Nesse caso, não há uma limitação de pacientes que serão atendidos, pois você, como profissional, poderá atender todos, mas seus esforços serão centralizados para alcançar e atrair um grupo.

A definição desse público deve ser baseada na sua especialização. Portanto, se sua clínica atende atletas e pessoas praticantes de atividades físicas, pode focar na psicologia do esporte e todos os seus canais serão direcionados para dialogar com essas pessoas.

 


 

Elabore estratégias de marketing

Após saber quais são suas ameaças, oportunidades e seus pontos fortes e fracos, assim como um público estruturado, é o momento de criar suas estratégias. Elas devem ser traçadas conforme a situação que sua clínica se encontra.

Algumas ideias para serem analisadas é criar um site com blog, estar presente nas redes sociais que seu público está, fazer um bom trabalho de otimização para ser encontrado nos buscadores, automatizar e-mails, desenvolver conteúdos de valor, anunciar no Google, entre outras. Essas medidas ajudarão a posicionar a reputação da sua instituição e fazer com que seja vista pelos potenciais pacientes toda vez que procurarem por sua especialidade.

 

Faça um calendário

Para colocar todas suas ações em prática é necessária uma organização semanal, mensal, semestral ou anual. O calendário de estratégias é primordial para seguir uma ordem lógica do que fazer, além do porquê e de quem fará cada atividade.

O ideal é ter um cronograma para cada movimento a ser feito. Por exemplo, monte uma lista do que precisa ser produzido para fazer uma campanha paga e outra para publicar nos canais de comunicação, assim, fica mais fácil entender seus processos.

 

Analise os resultados

Por fim, o seu marketing precisa ser mensurado. Como saber se sua clínica de psicologia está obtendo os resultados esperados? Isso é possível somente através de métricas alinhadas ao seu objetivo.

Então, se seu planejamento é ter um site para conquistar mais agendamentos online, precisa medir quantos usuários são convertidos em comparação com o número de visitantes. A partir disso, terá um panorama do retorno.

De fato, fazer marketing para clínicas de Psicologia exige um bom olhar para o que está acontecendo para que as ações sejam eficazes. Neste post você aprendeu alguns passos de como transformar sua instituição por meio de um processo linear. Agora, basta colocar em prática!

Se você precisar de uma agência especializada na área da saúde para elaborar e executar o seu planejamento de marketing, entre em contato com a Kardan e saiba como nossas soluções podem ajudá-lo.

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