Saber como fazer marketing para clínicas é importante para receber mais agendamentos de maneira constante, sem precisar depender apenas de plano de saúde, recomendações ou indicações. No entanto, a execução não é tão fácil quanto parece.
Hoje em dia, a divulgação dos serviços clínicos não é compreendida pelo que de fato é. Para muitos, trata-se de uma espécie de “mágica” que, se não obtiver resultados em poucos dias, torna-se apenas um gasto.
No entanto, não funciona assim. É preciso conhecer as estratégias certas e usá-las corretamente para obter retornos positivos. Então, se você quer conhecer as principais delas, siga a leitura deste artigo!
Defina um objetivo
Antes de começar a planejar, você precisa saber onde quer chegar. A partir disso, todos os processos devem girar em torno dessa definição. Caso contrário, sua clínica não terá um caminho a seguir e você não saberá por onde começar ou o que fazer.
Por exemplo, se você quer atrair mais pacientes, suas ações precisam envolver a exposição da instituição para mais pessoas e facilitar a conversão delas. Já se deseja criar autoridade, é importante construir sua presença digital para mostrar como é capacitado e investir em provas sociais.
Tenha um site com layout limpo e fácil de acessar
Um site profissional é como se fosse o seu cartão de visitas. Um bom layout impressiona e pode ser decisivo na hora de transmitir credibilidade e autoridade, já que um design defasado afasta os visitantes.
Esse espaço é o primeiro contato com o público, então deve representar tudo o que sua clínica acredita e o que faz, mas cuidado para não exagerar. Mantenha apenas informações necessárias, como os serviços oferecidos, os profissionais, se há atendimento por convênio, o endereço e meios de contato.
Planeje o seu público
O marketing é baseado no seu público-alvo. Entender quem é o seu cliente e onde ele está é fundamental para traçar suas estratégias futuras, afinal, é necessário saber quais ações fazer para alcançá-lo com eficiência.
Por exemplo, o seu paciente pode ser alguém que procura por sua clínica diretamente na internet, porque tem um problema X ou Y a resolver. Ou pode vir orientado por um plano de saúde e tenha escolhido por sua instituição por ser próxima da sua casa.
Faça a promoção dos seus serviços
Sabendo como é a sua audiência, promova seus serviços com eficiência e direcionamento. Você pode usar as diversas estratégias de marketing para mostrar como os seus atendimentos são essenciais para os pacientes.
Use conteúdos relevantes para mostrar a necessidade dos usuários e estimular que eles façam um agendamento para tirar suas dúvidas e resolver seus problemas. E, além disso, publique seus diferenciais nas redes sociais e em anúncios do Google, para mostrar como pode ajudar diretamente as pessoas e o que tem a oferecer para elas.
Tenha um blog
A saúde é uma área que abre espaço para muitas dúvidas. Para isso, é importante responder os principais questionamentos das pessoas sobre sua especialidade como forma de fazer com que entendam sobre o assunto e identifiquem seus desafios.
Faça um blog e poste artigos com frequência. Essa tática ajuda a atrair potenciais pacientes e aumenta sua autoridade, o que ajuda a encurtar o processo de decisão para o agendamento de um horário com seus profissionais.
Use o Whatsapp como aliado
O Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados pelas clínicas para atendimento, por isso use a seu favor para estar disponível aos seus potenciais clientes o tempo todo, até mesmo por meio de bots programados para autoatendimento.
Disponibilizar seu número de Whatsapp atrai novos pacientes e fideliza os antigos, pois sua instituição está sempre a um clique de alcance deles. Essa é a maneira mais efetiva de se relacionar, considerando que sua empresa mostra-se como prestativa ao estreitar os laços e atende quando precisam de algo.
Cuidado com o CFM
O Conselho Federal de Medicina possui regras claras sobre a publicidade médica. Por isso, é muito importante conhecê-las para não errar na hora de criar suas táticas e receber multas ou sanções referentes a elas.
Por exemplo, nunca se apresente como a melhor instituição ou a melhor por ter determinado equipamento. Além disso, não exponha seus pacientes com fotos de antes e depois.
Agora você já tem noção de como fazer marketing para clínicas e está preparado para começar a estruturar seu planejamento básico. Comece com informações sólidas, crie suas estratégias e lembre-se das normas do conselho.
E se precisar de ajuda especializada para colocar em prática, conte com a Kardan. Somos uma agência focada em marketing médico e podemos ser seus parceiros na jornada de divulgação da sua clínica. Entre em contato!