Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Saber como fazer marketing para clínicas é importante para receber mais agendamentos de maneira constante, sem precisar depender apenas de plano de saúde, recomendações ou indicações. No entanto, a execução não é tão fácil quanto parece.

Hoje em dia, a divulgação dos serviços clínicos não é compreendida pelo que de fato é. Para muitos, trata-se de uma espécie de “mágica” que, se não obtiver resultados em poucos dias, torna-se apenas um gasto.

No entanto, não funciona assim. É preciso conhecer as estratégias certas e usá-las corretamente para obter retornos positivos. Então, se você quer conhecer as principais delas, siga a leitura deste artigo!

 

Defina um objetivo

Antes de começar a planejar, você precisa saber onde quer chegar. A partir disso, todos os processos devem girar em torno dessa definição. Caso contrário, sua clínica não terá um caminho a seguir e você não saberá por onde começar ou o que fazer.

Por exemplo, se você quer atrair mais pacientes, suas ações precisam envolver a exposição da instituição para mais pessoas e facilitar a conversão delas. Já se deseja criar autoridade, é importante construir sua presença digital para mostrar como é capacitado e investir em provas sociais.

 

Tenha um site com layout limpo e fácil de acessar

Um site profissional é como se fosse o seu cartão de visitas. Um bom layout impressiona e pode ser decisivo na hora de transmitir credibilidade e autoridade, já que um design defasado afasta os visitantes.

Esse espaço é o primeiro contato com o público, então deve representar tudo o que sua clínica acredita e o que faz, mas cuidado para não exagerar. Mantenha apenas informações necessárias, como os serviços oferecidos, os profissionais, se há atendimento por convênio, o endereço e meios de contato.

 

Planeje o seu público

O marketing é baseado no seu público-alvo. Entender quem é o seu cliente e onde ele está é fundamental para traçar suas estratégias futuras, afinal, é necessário saber quais ações fazer para alcançá-lo com eficiência.

Por exemplo, o seu paciente pode ser alguém que procura por sua clínica diretamente na internet, porque tem um problema X ou Y a resolver. Ou pode vir orientado por um plano de saúde e tenha escolhido por sua instituição por ser próxima da sua casa.

 

Faça a promoção dos seus serviços

Sabendo como é a sua audiência, promova seus serviços com eficiência e direcionamento. Você pode usar as diversas estratégias de marketing para mostrar como os seus atendimentos são essenciais para os pacientes.

Use conteúdos relevantes para mostrar a necessidade dos usuários e estimular que eles façam um agendamento para tirar suas dúvidas e resolver seus problemas. E, além disso, publique seus diferenciais nas redes sociais e em anúncios do Google, para mostrar como pode ajudar diretamente as pessoas e o que tem a oferecer para elas.

 


 

Tenha um blog

A saúde é uma área que abre espaço para muitas dúvidas. Para isso, é importante responder os principais questionamentos das pessoas sobre sua especialidade como forma de fazer com que entendam sobre o assunto e identifiquem seus desafios.

Faça um blog e poste artigos com frequência. Essa tática ajuda a atrair potenciais pacientes e aumenta sua autoridade, o que ajuda a encurtar o processo de decisão para o agendamento de um horário com seus profissionais.

 

Use o Whatsapp como aliado

O Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados pelas clínicas para atendimento, por isso use a seu favor para estar disponível aos seus potenciais clientes o tempo todo, até mesmo por meio de bots programados para autoatendimento.

Disponibilizar seu número de Whatsapp atrai novos pacientes e fideliza os antigos, pois sua instituição está sempre a um clique de alcance deles. Essa é a maneira mais efetiva de se relacionar, considerando que sua empresa mostra-se como prestativa ao estreitar os laços e atende quando precisam de algo.

 

Cuidado com o CFM

O Conselho Federal de Medicina possui regras claras sobre a publicidade médica. Por isso, é muito importante conhecê-las para não errar na hora de criar suas táticas e receber multas ou sanções referentes a elas.

Por exemplo, nunca se apresente como a melhor instituição ou a melhor por ter determinado equipamento. Além disso, não exponha seus pacientes com fotos de antes e depois.

Agora você já tem noção de como fazer marketing para clínicas e está preparado para começar a estruturar seu planejamento básico. Comece com informações sólidas, crie suas estratégias e lembre-se das normas do conselho.

E se precisar de ajuda especializada para colocar em prática, conte com a Kardan. Somos uma agência focada em marketing médico e podemos ser seus parceiros na jornada de divulgação da sua clínica. Entre em contato!

 

:: Últimos posts

leads qualificados para clínicas
Como gerar leads qualificados para clínicas
14 de janeiro de 2022
estratégias de marketing para clínicas
Principais estratégias de marketing para clínicas
10 de janeiro de 2022
como fazer a divulgação de uma clínica
Como fazer a divulgação de uma clínica
7 de janeiro de 2022

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Conversar
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.