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Atrair clientes é um trabalho que exige diversas ações, mas fidelizar os pacientes antigos com marketing também tem suas particularidades e é essencial para a sobrevivência de uma clínica ou consultório médico.

A fidelização ajuda a manter um número constante de agendamentos, além de criar embaixadores da marca, falando sobre ela e contribuindo para elevar o índice de novos atendimentos, as quais podem ser fidelizados posteriormente.

Sem mencionar que pacientes fiéis são mais receptivos ao oferecimento de novidades, pois tem uma relação de confiança vinculada com o estabelecimento ou profissional. Para adquirir todas essas vantagens, confira as dicas neste artigo com foco nas ações certas para ter a lealdade da sua clientela.

 

Realize uma boa comunicação

A comunicação é a chave para ganhar a lealdade do paciente. Saber responder às dúvidas e transmitir confiança são formas de se comunicar bem e garantir sua autoridade na especialidade, o que mantém o indivíduo com você.

Um médico que usa seus canais para esclarecer os questionamentos dos seus clientes sem usar termos técnicos, ou explicando-os, e ainda assegura clareza e transparência no que diz, fideliza rapidamente, pois é possível notar sua prontidão em ajudar.

 

Demonstre comprometimento com os pacientes

Mostre aos seus pacientes que você oferece um serviço de excelência e digno de confiança, mostrando como está comprometido em sanar suas necessidades de todas as maneiras que consegue, dentro dos limites éticos.

A dica é usar seus canais para se manter próximo, orientando no que for necessário, e, ao mesmo tempo, informar seu público-alvo através do marketing de conteúdo. Dar informações úteis e diárias demonstra o quanto se compromete em ser mais que um médico, mas um profissional preocupado com a saúde e bem estar das pessoas.

 

Envie mensagens informativas

Após as consultas ou exames, comece a enviar e-mails informativos com relação ao que o paciente está tratando ou buscou por ajuda. Essa dinâmica é ótima para não ser esquecido por ele ao dar orientações e dados sobre o que é interessante.

É claro que para isso, você precisa considerar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com relação ao envio de mensagens desse cunho, para não ter problemas futuros com a legislação brasileira.

 

Esteja próximo dos pacientes

Assim como o e-mail marketing é uma boa tática para manter os pacientes antigos por perto, esteja nas redes sociais sempre em busca de interagir com eles, para lembrarem da sua existência.

Dessa forma, sempre que houver um problema, ou você ser motivo de identificação de algo errado com a saúde por meio dos conteúdos, o indivíduo o procurará para receber diagnóstico e possível tratamento, pois confia em você devido a sua proximidade diária.

 

Facilite o retorno das consultas

A praticidade é muito valorizada nas atividades do dia a dia, por isso, é necessário facilitar o retorno das consultas, investindo em agendamentos online, por exemplo. Com a agenda aberta e bem organizada, o próprio usuário pode encontrar um dia e um horário adequados para voltar.

Nem sempre os pacientes retornam, mesmo com um excelente atendimento. Nesse caso, o investimento em facilidade, como um site ou redes sociais configuradas com recurso de agendamento, fideliza mais rapidamente e diminui as chances de perder o contato feito inicialmente.

 


 

Invista no atendimento personalizado

A personalização é um dos fatores-chave para o sucesso de uma clínica ou consultório. Tratar um cliente baseado em suas necessidades e histórico é muito importante para que ele se sinta notado e entenda que a empresa se preocupa com o que precisa.

Nesse contexto, use o “overdelivering”, uma estratégia com objetivo de oferecer atendimento além dos esperados ou contratados. Por exemplo, entregue materiais gratuitos e complementares relacionados ao que o paciente necessita.

 

Aposte em anúncios pagos

Por último, você pode investir em anúncios no Google e redes sociais para chegar até quem já atendeu. No buscador, por exemplo, use o remarketing para atingir as pessoas que já acessaram a página de agendamento concluído.

No Facebook ou Instagram, impulsione suas postagens para os curtidores da sua página que, muitas vezes, não recebem os conteúdos devido ao algoritmo desses canais, mas também precisam ser atingidos por seu planejamento.

Para sua clínica ou consultório crescer é inevitável não pensar na fidelização dos seus clientes. Felizmente, agora você já sabe como fidelizar os pacientes antigos com marketing e está pronto para fortalecer sua marca.

Deixe que a Kardan seja sua parceira nesse processo, ajudando a colocar em prática as táticas propostas. Somos uma agência focada em marketing médico!

 

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