A divulgação online ganha cada vez mais espaço e traz muitas oportunidades para empresas, inclusive relacionadas a saúde. Em um mercado exigente e mutável, implementar o marketing digital em clínicas que estão iniciando é importante para mantê-la atualizada desde o princípio.
Embora permita crescer, esse processo não é tão simples quanto aparenta e difere-se do que é feito em negócios de outros nichos. Por isso, é necessário estar atento às abordagens adotadas e seguir algumas estratégias.
Então, separamos algumas dicas de como divulgar seu negócio iniciante e começar bem, oferecendo ao público a melhor experiência. Confira cada uma no artigo abaixo!
Planeje antes
Não importa qual seja o seu projeto, o início bem feito depende de um planejamento alinhado, para no futuro você não ter problemas com etapas que não foram realizadas.
Por exemplo, imagine que na hora de criar seus conteúdos você não tenha descoberto quem é o seu público e sobre o que eles querem saber. Nesse momento, ficará confuso desenvolver qualquer post em uma rede social por exemplo.
O ponto de partida para o seu plano é a análise de mercado, como os pontos fracos e fortes dos concorrentes e o que pode ser considerado ameaça e oportunidade. Feito isso, estabeleça objetivos realistas.
Entenda o perfil do seu público
Essa dica também deve constar no seu planejamento. Afinal, é através desta definição que você saberá a forma como seu público costuma agir, quais são seus hábitos de consumo, suas preferências, dores e sonhos, entre outros dados.
Para isso, crie uma persona, uma pessoa fictícia que representa o cliente ideal da sua clínica, com dados reais sobre comportamento e características demográficas. Esse personagem dá a direção para criação das ações de marketing digital.
Muitos negócios iniciam sem essa base e acaba sendo muito amplo em todas suas estratégias, o que não atinge ninguém. Focar em um grupo é mais importante que tentar atingir todos os indivíduos, pois de forma segmentada você fala diretamente com os interessados em seus serviços.
Fale a linguagem do seu paciente
Descobriu quem é a persona da sua empresa? Agora é preciso trabalhar sua linha de comunicação, ou seja, como será a sua linguagem com esse público. Será formal ou mais moderna? Como eles costumam dialogar?
Prender a atenção dos usuários na internet não é fácil, já que há muitas publicações o tempo todo. Por isso, conversar como eles conversam é uma boa maneira de fazer com que parem de rolar a tela e consumam seus conteúdos.
É importante também não usar termos técnicos. Muitos profissionais da saúde aplicam eles nos materiais disponibilizados, o que pode gerar confusão para os leigos e, ao invés de esclarecer, poderá deixar ainda com mais dúvidas. Nesse caso, não utilize jargões da sua especialidade.
Informe e dê dicas relevantes
Todo marketing digital começa com um bom conteúdo relevante. Dar dicas interessantes e informar sua audiência ajuda a oferecer algo de valor: o seu conhecimento. Isso afeta diretamente a construção da sua autoridade no mercado.
Produza posts nas redes sociais e blog e foque no que seu público quer saber, como orientações, o que é mito ou verdade, passo a passo, entre outros questionamentos básicos.
Independentemente do tipo de publicação que será feita, é necessário dar informações úteis. Se isso for cumprido, a probabilidade de voltarem aos seus perfis para consumir outros posts e agendar uma consulta com seus médicos aumenta.
Explore as redes sociais
Para implementar marketing digital em clínicas que estão iniciando, é impossível pensar em marketing digital sem estar presente nas redes sociais é inviável nos dias atuais. Essas ferramentas são responsáveis pelo relacionamento direto com seus atuais e potenciais pacientes, sejam através das interações em comentários e curtidas ou por mensagens.
É preciso saber qual funciona melhor para sua instituição, se é uma página no Facebook, perfil no Instagram, canal no YouTube, conta no Whatsapp ou todas elas ao mesmo tempo. Tudo depende de onde seu público se encontra, por isso, a dica 2 deste artigo é indispensável.
Use esses meios de comunicação para transmitir uma imagem de humanização e promova seus diferenciais de forma indireta. Isso aumentará a possibilidade de agendamentos e conversão de leads.
Refine suas decisões
Após tudo concluído e as estratégias colocadas em prática, refine suas decisões com um acompanhamento dos resultados. Essa ação ajuda a observar os impactos que os investimentos trazem para sua empresa.
Desse modo, é possível dar continuidade ao que está sendo bem-sucedido e mudar a rota, caso seja necessário parar ou ajustar uma tática. Por ser no ambiente digital, essa atitude é plenamente viável e pode ser feita a qualquer momento, evitando gastos desnecessários do seu orçamento.
É importante começar a investir na divulgação online desde o início, para sair à frente da concorrência e moldar a sua reputação. Com essas dicas fica fácil implementar o marketing digital em clínicas que estão iniciando.
A Kardan é uma agência de marketing para médicos, que está sempre estudando o mercado e as novas tendências. Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe atender e oferecer o melhor para você prosperar ainda mais!