Saber como implementar o marketing na sua clínica médica já deixou de ser um diferencial para se tornar necessidade nos dias de hoje. Além de fazer com que mais pessoas conheçam seus serviços, também pode ser usado para fidelizar os seus pacientes atuais e manter a agenda cheia todo o mês.
De olho nessa oportunidade, muitos gerentes e proprietários de instituições de saúde já começaram a aplicar ações e já obtêm resultados positivos, que trazem credibilidade, autoridade, reconhecimento e um melhor faturamento.
Para ajudar você a dar o pontapé inicial também, separamos algumas dicas para aprender a como colocar em prática a divulgação da sua marca. Vamos lá? Confira a seguir!
Aprendendo as regras do CFM
Antes de mais nada, você precisa aprender e estar de acordo com as normas estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina. Negligenciar essa parte é o primeiro erro que qualquer profissional da saúde começa ao implementar o marketing médico.
Você já deve ter visto na internet o antes e depois de algumas pessoas que fizeram procedimentos. Essa não é uma das práticas regulamentadas pelo conselho, mesmo com a autorização de imagem. Por isso, embora seja uma ação simples, existem muitas outras semelhantes que podem colocar em xeque sua reputação e a imagem da sua clínica.
Conhecendo o público-alvo
Então como implementar o marketing na sua clínica? Todas as pessoas precisam de atendimento na área da saúde, mas você deve segmentar o seu público para ser o mais assertivo possível em suas estratégias. Por isso, preste atenção nas pessoas que atende, mesmo que seja um clínico geral.
Observe os dados demográficos, comportamentos, hábitos, estilos de vida e como é a jornada do seu paciente, desde quando sentiu o primeiro sintoma, até chegar na consulta. Fazendo isso, o seu planejamento será destinado para impactá-lo, gerando resultados melhores.
Basear suas ações nesse processo, facilita identificar em qual momento cada indivíduo se encontra e como você pode fazer parte da vida dele, mesmo que ainda não conheça sua clínica.
Elaborando conteúdo de qualidade
Um requisito que faz ganhar ou perder pacientes é a confiança que depositam em você como profissional. Para criar essa imagem de credibilidade no seu atendimento, a melhor forma é usando mídias como redes sociais, blog e o YouTube.
Nelas, você pode produzir conteúdo de qualidade e que seja interessante para seus leitores, como curiosidades, orientações e diversas dicas. Manter as pessoas conectadas com informações ajuda elas a entender melhor seus serviços e como você pode auxiliá-las.
Atualmente, a busca por sintomas no Google cresceu bastante. Essa é sua oportunidade de evitar fake news e a automedicação através da orientação aos internautas a procurarem por ajuda especializada para resolver seus problemas.
Criando páginas nas redes sociais
Qualquer instituição de saúde pode ter páginas nas redes sociais para conversar diretamente com os usuários. Isso serve como uma forma de estar mais próximo deles e tirar dúvidas rapidamente.
Além disso, são ótimas para humanizar sua imagem. Ainda que as postagens de conteúdos relevantes seja uma excelente maneira de aproximação, comece a explorar funções como os stories para postar atualizações, congressos e eventos que participa, como é o dia a dia na clínica, etc.
Usando o e-mail
Pode parecer uma estratégia ultrapassada, mas o e-mail é ótimo para as clínicas estreitarem o relacionamento com os pacientes. Na hora do cadastro na recepção ou mesmo em seu site, aproveite para coletar o endereço eletrônico dos indivíduos — sempre seguindo o que diz a LGPD.
Para os clientes que já estão com você há algum tempo, é hora de nutrir o relacionamento com informações úteis de pré e pós consulta, além do envio de lembretes de agendamento, exames de rotina, etc. É sua chance de fidelizá-los e ganhar mais atendimentos por meio do boca a boca!
Já para quem ainda não teve contato com sua clínica, procure descobrir em que etapa do funil de vendas estão e comece a enviar conteúdos de apresentação da empresa e sobre a necessidade de agendar um horário.
Essas são apenas algumas dicas básicas para saber como implementar o marketing na sua clínica médica. Existem muitas outras que precisam ser consideradas para fazer uma divulgação ética e eficiente.
Para não errar, conte com a Kardan. Nosso time especializado oferece serviços desde o planejamento até a execução das estratégias certas. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!