Melhorar o faturamento mensal de uma clínica usando o marketing não é uma tarefa fácil, mas é eficiente e necessário. Não é novidade que todas as empresas que querem ter sucesso apostam na divulgação dos seus serviços.
As instituições de saúde de qualquer especialidade tem em mãos diversas estratégias para serem aplicadas, destacando-as dos concorrentes e atraindo cada vez mais clientes, ajudando a faturar mais.
Se o objetivo é aumentar os seus ganhos todos os meses, então é preciso ser consistente e colocar em prática algumas ações já comprovadas pelos seus retornos positivos. Abaixo, você confere quais são e como usá-las!
Inbound Marketing
Essa é uma metodologia pouco explorada pelas clínicas. Trata-se de atrair a atenção dos potenciais clientes, conquistar a permissão para iniciar um relacionamento e colocando-os em uma máquina de vendas, que os transforma em pacientes.
Ao contrário do marketing tradicional, que você vai atrás dos clientes, tudo acontece naturalmente. Ou seja, o contato conhece sua clínica, a vê como solução para seus problemas e permite receber comunicações diretas.
Geralmente, a estratégia mais usada são o oferecimento de conteúdos informativos ensinando algo em troca do e-mail do lead. A partir desse momento, a empresa inicia o envio de mensagens que mostram a necessidade de contratar seus atendimentos até que transforme em um agendamento de consulta.
Redes sociais
Um bom relacionamento é a base para conquistar mais pacientes, e as redes sociais são ferramentas indispensáveis para estabelecer essa relação mais próxima com o seu público. Crie sua página e mostre para as pessoas que você está lá, disponível para atendê-las. Invista na geração de conteúdo para gerar conversas com os seus seguidores através dos comentários, mensagens diretas ou pelos recursos como enquetes, caixa de perguntas, etc.
Nelas, exiba muito bem os seus diferenciais e como é relevante na sua especialidade. A sua clínica não precisa estar em todos os canais digitais, então avalie quais são os mais utilizados pela sua audiência e a quantos você conseguirá se dedicar, sem perder o foco e a estratégia.
Otimização do site para o Google
Ter um site é uma das principais táticas de qualquer empresa, por isso, se você ainda não tem o seu é melhor desenvolvê-lo o mais rápido possível. Por outro lado, se sua instituição já tem sua página, é o momento de otimizá-la.
O aumento do seu faturamento mensal só acontecerá se você tiver um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa. Essa é a porta de entrada de clientes, especialmente aqueles em busca dos serviços na sua especialidade na Internet.
O SEO tem como base três pilares que precisam ser respeitados:
- Análise e utilização de palavras-chave com boa quantidade de busca nos textos e imagens do site institucional ou blog;
- Experiência do usuário através da qualidade da parte técnica do site e sua velocidade de carregamento;
- Relevância conquistada por meio de links externos e menções da empresa por outras pessoas.
Mídia paga
Ao contrário das demais estratégias, a mídia paga traz retornos muito mais rápidos, pois se trata do investimento direto de dinheiro para atingir uma audiência totalmente segmentada e propensa a converter naquele momento.
As formas mais comuns de se concretizar isso são através de banners em portais de conteúdo, links patrocinados no Google Ads, e anúncios nas redes sociais, em especial através do Facebook Ads.
Se você quer faturar mais, com certeza os anúncios nesses canais trarão muito mais pacientes novos e podem até fidelizar os antigos, dependendo do tipo de publicidade feita. Por isso, vale a pena utilizá-los como complemento do tráfego orgânico.
Cada uma dessas estratégias ajuda a melhorar o faturamento mensal de uma clínica usando o marketing. Porém, antes de começar a investir, é fundamental pesquisar a relevância para os objetivos e a realidade da sua empresa.
Se você precisar de ajuda para decidir qual estratégia adotar, basta entrar em contato com a Kardan. Somos especialistas em marketing para clínicas médicas!