É muito comum que uma clínica enfrente momentos de crise ao longo de sua existência. Embora geralmente costuma ser uma fase passageira, é fundamental saber como o marketing digital pode salvar sua clínica nesses períodos que a atração de pacientes fica mais difícil.
Em situações como essas, muitos gestores optam por contar primeiro a verba destinada a comunicação, mas essa definitivamente não é a melhor saída para quem quer sobreviver no mercado da saúde.
Se você ainda não compreendeu isso, separamos as formas como o marketing no ambiente online pode ser um grande aliado para diminuir os danos e recuperar o movimento mais rápido. Confira a seguir!
É uma estratégia de baixo investimento
Se sua clínica não tem orçamento disponível para anunciar seus serviços em rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors e outros lugares físicos, o marketing digital ajuda a ser visto por um baixo custo.
Por não exigir um alto valor para ser encontrado facilmente pelo seu público, principalmente se usa o tráfego orgânico como estratégia central, é a sua chance de sair da crise, mesmo sendo um pequeno negócio local.
É possível conseguir relevância nos mecanismos de busca e nas redes sociais apenas usando técnicas de SEO e um conteúdo de qualidade, capaz de ensinar e orientar sua audiência a ponto de captá-la e ainda estimular o compartilhamento com outras pessoas.
Ajuda a potencializar o reconhecimento
Para ter uma agenda cheia todo mês, sua clínica precisa ser reconhecida, e a melhor forma de fazer isso é através das ações feitas no ambiente online. Por meio de um site totalmente otimizado e posts sobre sua especialidade, é possível gerar o aumento das vendas.
Marcar presença na web com táticas que melhoram seu posicionamento ajuda a alcançar os clientes certos e em maior escala, o que permite sair à frente dos concorrentes que disputam pela mesma clientela que você na sua região e até nacionalmente.
É de fácil mensuração
Os dados são a base para atingir o público ideal com as táticas certas. Sem eles dificilmente é possível elaborar um planejamento eficaz a ponto de trazer resultados positivos desde o início da execução.
No espaço digital, há milhares deles circulando o tempo inteiro e fornecidos pelas próprias plataformas que usamos para se comunicar. Nesse cenário, fica fácil identificar o que está dando certo e o que precisa ser excluído do seu plano.
Com isso, você otimiza a verba disponível para colocar o que for preciso em prática, direciona para os usuários corretos, pode replicar o que trouxe retorno e muito mais. Sua clínica pode ser divulgada de maneira mais eficiente e ainda voltar a atrair mais agendamentos.
Perfeito para se relacionar com os pacientes
A relação com seus pacientes deve ser a melhor possível, sempre tentando manter a proximidade deles para responder às dúvidas, orientar, educar, retirar objeções e ajudar no que for preciso.
Com as mídias como Facebook, YouTube, Instagram, WhatsApp e outras, é mais fácil estabelecer essa conexão prática e rápida. Dessa forma, a conversão acontece mais naturalmente e de forma contínua, pois você se mostra disposto a resolver os problemas de todos.
Sem mencionar que é ótimo para fidelizar os clientes antigos. A captação de novos pode custar mais, por isso, manter por perto aqueles que já conhecem seu atendimento pode salvar sua instituição em momentos ruins, onde a atração torna-se difícil.
De fato, o marketing digital pode salvar sua clínica e mantê-la ativa durante situações de crise. Se ela não pode ser encontrada nesse espaço, ela praticamente não existe, então use essa ferramenta de maneira estratégica e continua!
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