Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

O atendimento no WhatsApp já é uma realidade em todas as clínicas e é muito raro encontrar alguma que já não faça uso desse aplicativo. O motivo está na popularidade do canal, que conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, comprovando que há diversos públicos dentro da plataforma. Mas como o WhatsApp pode ajudar no atendimento da sua clínica?

Este meio de comunicação é o mais rápido e prático para enviar mensagens, e utilizá-lo é uma estratégia para melhorar o relacionamento com os pacientes, fidelizá-los e reduzir custos. Mesmo assim, muitas clínicas não sabem como usar a plataforma para atender seus pacientes de forma estratégica.

Quer entender melhor como fazer isso de maneira eficiente? Confira, a seguir, algumas dicas e boas práticas que separamos para serem aplicadas no seu negócio. Boa leitura e bons resultados!

 

O WhatsApp pode ajudar no atendimento

Hoje, praticamente quase todas as clínicas e consultórios aderem ao WhatsApp como aliado no dia a dia para interagir de forma rápida e fácil, podendo ser, inclusive, um diferencial de serviço pela praticidade e comodidade oferecidas pelo aplicativo.

Se acompanhado com o cumprimento das regras do CFM, o canal pode ser muito poderoso para as instituições, podendo captar muito mais pacientes e fideliza-los. Assim, o uso do app é indispensável atualmente para quem quer oferecer um bom atendimento.

 

Como o WhatsApp pode ajudar no atendimento da sua clínica?

A tecnologia pode ajudar muito na sua gestão e facilitar a rotina dos profissionais da saúde, mas é necessário saber até que ponto ela é útil de modo eficiente. Por isso, separamos algumas formas de como o WhatsApp pode sua ferramenta estratégica no atendimento.
 

Confirmação de consultas

Saber quando um paciente vai comparecer à consulta é essencial para a saúde financeira da sua empresa, pois quando alguém falta sem avisar, significa perda de dinheiro e tempo. Por isso, é possível utilizar o WhatsApp para confirmar os agendamentos um dia antes.

No momento em que for entrar em contato, lembre-se de ser gentil, direto e o menos invasivo possível, além de ser um recado personalizado e humanizado, para estreitar o relacionamento com as pessoas.
 

Comunicados importantes

Muitas vezes é preciso avisar sobre mudança de endereço, feriados, alterações de horário, novos convênios e tratamentos, entre outros. Nessas situações, o WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa para informar diretamente os clientes de forma instantânea.
 

Agendamentos

O canal é um dos principais em que os pacientes recorrem quando querem agendar uma consulta, por ser mais prático do que uma ligação. Assim, a clínica pode receber agendamentos e o responsável por atender deve ficar atento, pois esse é um meio de comunicação em que as respostas devem ser imediatas.
 

Sugestão de retornos

Assim como as pessoas entram em contato com a instituição para agendar, faça o mesmo com elas, principalmente aquelas que vão uma única vez e não retornam mais. Além desse evento comprometer os resultados do tratamento, também afeta o faturamento, portanto, ajude os usuários a manter as visitas regulares por meio de mensagens.

Analise o tempo de ausência de cada um e envie lembretes de sugestão de retorno, conforme o histórico individualizado e sempre pensando nas melhores formas de personalização das mensagens.

 


 

Como garantir um bom atendimento no WhatsApp?

Não basta apenas estar no canal e não garantir uma boa relação com os pacientes. Para isso, é preciso, sobretudo, aplicar algumas boas práticas. São elas:

  • Use o WhatsApp Business para trazer mais profissionalismo e seriedade;
  • Defina horários para responder os usuários, para que não interfira na sua vida pessoal;
  • Programe respostas automáticas de ausência ou com base em um roteiro para as dúvidas mais comuns;
  • Deixe claro que esse não é um local de diagnósticos, apenas para confirmações e agendamentos de consulta, envio de orientações e troca de informações;
  • Responda o mais rápido;
  • Não faça spam.

 
Viu como o WhatsApp pode ajudar no atendimento da sua clínica? Oferecer esse diferencial é uma boa maneira de otimizar a comunicação com os seus clientes e potencializar o seu negócio. Por isso, não deixe de colocar em prática todas as dicas deste artigo.

Gostou do post? Acha que essas informações podem ser úteis para outras pessoas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

 

Deixe uma mensagem

:: Últimos posts

médico particular precisa ter um site
Um médico particular precisa ter um site na internet
19 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de radiografia
Adequação LGPD para clínicas de radiografia
16 de outubro de 2020
site médico pode garantir a agenda cheia
Um site médico pode garantir a agenda cheia todo mês
12 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de estética
Adequação LGPD para clínicas de estética
9 de outubro de 2020
Blog para médico
Qual a importância de um blog para médico
5 de outubro de 2020

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Open chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.