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Você está sempre buscando ter uma agenda cheia? Que tal começar olhando para sua base de clientes já existentes? Existem várias formas de recuperar pacientes inativos com marketing digital, basta colocar em prática as estratégias com as ferramentas certas.

É impressionante como clínicas e consultórios perdem a oportunidade de converter mais por não venderem mais vezes para a sua carteira de clientes atuais. Quem já foi atendido uma vez por você, provavelmente poderia retornar, nem que seja para uma consulta de revisão periódica.

Pensando em ajudá-lo nessa missão, separamos algumas dicas para reativar os inativados na sua empresa e retomar seu faturamento. Confira a seguir, aplique e obtenha bons resultados!

 

Por que é tão importante insistir em um cliente inativo?

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) pode ser até 5x mais caro que fidelizar os que já foram atendidos pela clínica. Sem falar que qualquer empresa tem até 70% de chance de vender para os clientes existentes, enquanto para atrair, a chance é somente de até 20%, segundo uma pesquisa da Invesp.

A diferença é notável e você precisa insistir na recuperação de quem não procurou mais seus atendimentos. Afinal, eles já conhecem a experiência de se consultar ou realizar um exame com seus profissionais e isso torna o processo mais fácil.

 

Quais são os primeiros passos para recuperar um cliente inativo?

Recuperar clientes é uma arte que precisa ser dominada. Para começar a trazê-los de volta, existem algumas ações que precisam ser consideradas antes, como:

 

Defina o que é paciente inativo

Comece criando uma lista com nomes, mas estabeleça uma política para saber quem entra nela. Por exemplo, aqueles que fizeram tratamentos e não retornaram há 12 meses. Já aqueles que não voltaram há mais de 24 meses já são considerados abandonados.

 

Descubra o que aconteceu

Após ter os nomes em mãos, descubra o que houve para aquela pessoa desistir da sua empresa. Nem sempre a culpa é sua, pode ser que as preferências ou foco tenham mudado, mas é importante saber todos os porquês para ter um panorama mais claro do que pode ser feito para solucionar isso.

 

Investigue o histórico para personalizar a abordagem

Seja na hora de fazer a pesquisa sobre as objeções ou na hora de definir as estratégias de retenção, é importante ler o histórico do paciente e personalizar conforme o que procuravam e o que desejam agora.

 

Como recuperar pacientes inativos com marketing digital?

O marketing digital é a forma mais eficiente de recuperar os pacientes inativos com mais rapidez e facilidade. Dentre as estratégias que podem ser usadas, destacamos as seguintes:

 

Segmentação por perfil

O ambiente digital permite fazer uma segmentação por perfil, seja por idade, preferência de serviços, tempo de inatividade, etc, sendo um grande trunfo para manter a comunicação correta com cada grupo. Dessa forma, quando uma mensagem for disparada, ela terá o destino certo.

 

Oferta incrível

Coloque-se no lugar do paciente e pense no por que alguém que fez um procedimento há 6 meses voltaria à sua instituição e desembolsaria um novo valor? Responder essa pergunta ajuda a criar uma oferta incrível para cada um.

As pessoas são movidas por comportamentos, então um paciente que colocou lentes de contato dental, demonstra que está preocupado com a estética, enquanto outro que fez tratamento de canal procurou o dentista por necessidade. Note isso e use a seu favor!

 

Ações de remarketing

Mostre aos clientes que você lembra deles. Se acessaram seu site, os dados ficam armazenados e isso é uma forma de atingi-los novamente com uma boa campanha nas redes sociais, em especial no Facebook, capaz de agendarem um atendimento naquele momento.

 

Mensagens no WhatsApp

Esse é um canal direto para sua empresa falar com quem está inativo, pois as mensagens chegam bem mais rápido, sem correr o risco de ser armazenadas no SPAM. Use com consciência e aborde para aquecer a relação que já foi muito positiva para ambos.

 


 

Campanhas de e-mail marketing

Além dessa mídia, aposte no e-mail para criar vínculos através do oferecimento de informação, respostas às dúvidas, lembretes e muito mais. Assim, você se mantém próximo deles e elimina pouco a pouco as objeções que impedem de agendarem um retorno.

Como vê pode perceber, recuperar pacientes inativos com marketing digital vai muito além que apenas estar presente na internet. É preciso avaliar aqueles que valem a pena investir e criar ações personalizadas com as ferramentas certas.

Quer saber mais sobre estratégias de captação de pacientes e marketing para clínicas e consultórios? Entre em contato conosco e converse com um especialista!

 

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