Ser um médico sucedido no Instagram é o objetivo de muitos profissionais. A plataforma cresceu nos últimos tempos e trouxe grandes oportunidades para todos os segmentos de maneira fácil e rápida, já que fazia parte do dia a dia das pessoas há anos.
No entanto, superar os desafios de atrair o público, exige o uso de estratégias certas, conhecendo bem o público-alvo, as regras do Conselho Federal de Medicina e o funcionamento dos recursos disponíveis. Afinal, a divulgação de serviços clínicos se difere dos outros mercados, como o de moda, alimentício, etc.
Se você deseja apresentar o seu trabalho de maneira estratégica e não engessada para se manter conectado com os pacientes, não pode deixar de ler este artigo. Continue lendo e confira nossas dicas para ter um perfil de sucesso!
Entenda a importância do Instagram para médicos
Quando você inicia sua clínica ou seu consultório particular, você investe em equipamento, estrutura, capacitação e, claro, não pode esquecer do marketing. A divulgação dos seus serviços clínicos é muito importante para trazer novos pacientes.
É nesse momento que as redes sociais, como o Instagram, contribuem de forma significativa para levar sua mensagem ao público. Com 500 milhões de usuários ativos diários e mais de 1 milhão de contas, o ambiente é ideal para trazer visibilidade a sua marca ou ao seu nome e torná-lo referência na sua especialidade, sem “comercializar” a medicina.
Saiba a relação entre as especialidades médicas e o Instagram
A plataforma prioriza muito a abordagem com conteúdo lifestyle e sobre a esfera humana. Portanto, algumas especialidades apresentam maior poder de disseminar seus conteúdos e crescer com mais facilidade. É o caso de dermatologia, cirurgia plástica, estética, psicologia, nutrição, pediatria e odontologia.
Associadas à estética e bem-estar, essas áreas possuem muitas dúvidas frequentes e mitos que os usuários podem se interessar em saber mais. Por isso, é comum vermos muitos médicos investindo em dar dicas de saúde, beleza, alimentação, cuidado pessoal, qualidade de vida e assuntos relacionados.
Isso não significa que outras especialidades, como ginecologia, obstetrícia, coloproctologia, etc, não possam se beneficiar de uma boa estratégia. O segredo para obter bons resultados é como o profissional se posiciona e se comunica com sua audiência.
Conheça as dicas de como ser um médico sucedido no Instagram
Para estar na rede social, é necessário seguir algumas boas práticas para atingir o sucesso. Dentre elas, separamos as principais a seguir:
Tenha um perfil profissional
Não deixe sua vida pessoal se misturar com a profissional. Os seguidores nem sempre sabem diferenciar um perfil do outro e você terá muitos pacientes em sua rede social particular. Existe um limite de exposição a ser traçado, para não misturar ambas as esferas e não ser questionado do ponto de vista ético.
Construa uma conta profissional para construir sua autoridade e veicular informações sobre atendimentos e demais temas da sua especialidade. É recomendado manter sua vida privada restrita às pessoas do seu círculo social apenas.
Foque no marketing de conteúdo
Priorize informações realmente úteis para o seu público. Na área médica, existem muitas dúvidas para serem esclarecidas e você pode aproveitar isso para usar a seu favor, mas sempre evitando o tom comercial. A dica chave é fazer vídeos educativos. Cada vez mais as pessoas gostam desse formato e você pode aproveitar as funcionalidades do canal, como os Stories, IGVT e Reels para se conectar a elas.
Seja constante e consistente
O Instagram é cronológico, portanto, a prioridade de exibição das postagens fica com os usuários que obtêm mais engajamento orgânico. Para isso, é preciso ter consistência nos stories e feed, testando sempre para entender o que funciona melhor com sua audiência em termos de frequência.
Zele por sua imagem
Em uma ferramenta de tanta exposição, zelar por sua imagem é primordial para não obter maus resultados. Sua linha editorial deve ser bem planejada e deve ser feita com base no regulamento do CFM, como não publicar fotos de antes e depois dos pacientes, ter cuidado com o tom do linguajar das postagens, etc.
Em resumo, o canal permite você crescer e ter visibilidade, mas para ser um médico sucedido no Instagram é preciso seguir boas práticas de posicionamento para formar uma estratégia extremamente cuidadosa e bem formulada.
Quer uma empresa especializada em marketing médico cuidando do seu perfil com excelência e ética? Fale conosco e conheça nossos serviços e planos para ajudar a destacar-se na mídia.