Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Ser um médico sucedido no Instagram é o objetivo de muitos profissionais. A plataforma cresceu nos últimos tempos e trouxe grandes oportunidades para todos os segmentos de maneira fácil e rápida, já que fazia parte do dia a dia das pessoas há anos.

No entanto, superar os desafios de atrair o público, exige o uso de estratégias certas, conhecendo bem o público-alvo, as regras do Conselho Federal de Medicina e o funcionamento dos recursos disponíveis. Afinal, a divulgação de serviços clínicos se difere dos outros mercados, como o de moda, alimentício, etc.

Se você deseja apresentar o seu trabalho de maneira estratégica e não engessada para se manter conectado com os pacientes, não pode deixar de ler este artigo. Continue lendo e confira nossas dicas para ter um perfil de sucesso!

 

Entenda a importância do Instagram para médicos

Quando você inicia sua clínica ou seu consultório particular, você investe em equipamento, estrutura, capacitação e, claro, não pode esquecer do marketing. A divulgação dos seus serviços clínicos é muito importante para trazer novos pacientes.

É nesse momento que as redes sociais, como o Instagram, contribuem de forma significativa para levar sua mensagem ao público. Com 500 milhões de usuários ativos diários e mais de 1 milhão de contas, o ambiente é ideal para trazer visibilidade a sua marca ou ao seu nome e torná-lo referência na sua especialidade, sem “comercializar” a medicina.

 

Saiba a relação entre as especialidades médicas e o Instagram

A plataforma prioriza muito a abordagem com conteúdo lifestyle e sobre a esfera humana. Portanto, algumas especialidades apresentam maior poder de disseminar seus conteúdos e crescer com mais facilidade. É o caso de dermatologia, cirurgia plástica, estética, psicologia, nutrição, pediatria e odontologia.

Associadas à estética e bem-estar, essas áreas possuem muitas dúvidas frequentes e mitos que os usuários podem se interessar em saber mais. Por isso, é comum vermos muitos médicos investindo em dar dicas de saúde, beleza, alimentação, cuidado pessoal, qualidade de vida e assuntos relacionados.

Isso não significa que outras especialidades, como ginecologia, obstetrícia, coloproctologia, etc, não possam se beneficiar de uma boa estratégia. O segredo para obter bons resultados é como o profissional se posiciona e se comunica com sua audiência.

 


 

Conheça as dicas de como ser um médico sucedido no Instagram

Para estar na rede social, é necessário seguir algumas boas práticas para atingir o sucesso. Dentre elas, separamos as principais a seguir:
 

Tenha um perfil profissional

Não deixe sua vida pessoal se misturar com a profissional. Os seguidores nem sempre sabem diferenciar um perfil do outro e você terá muitos pacientes em sua rede social particular. Existe um limite de exposição a ser traçado, para não misturar ambas as esferas e não ser questionado do ponto de vista ético.

Construa uma conta profissional para construir sua autoridade e veicular informações sobre atendimentos e demais temas da sua especialidade. É recomendado manter sua vida privada restrita às pessoas do seu círculo social apenas.
 

Foque no marketing de conteúdo

Priorize informações realmente úteis para o seu público. Na área médica, existem muitas dúvidas para serem esclarecidas e você pode aproveitar isso para usar a seu favor, mas sempre evitando o tom comercial. A dica chave é fazer vídeos educativos. Cada vez mais as pessoas gostam desse formato e você pode aproveitar as funcionalidades do canal, como os Stories, IGVT e Reels para se conectar a elas.
 

Seja constante e consistente

O Instagram é cronológico, portanto, a prioridade de exibição das postagens fica com os usuários que obtêm mais engajamento orgânico. Para isso, é preciso ter consistência nos stories e feed, testando sempre para entender o que funciona melhor com sua audiência em termos de frequência.
 

Zele por sua imagem

Em uma ferramenta de tanta exposição, zelar por sua imagem é primordial para não obter maus resultados. Sua linha editorial deve ser bem planejada e deve ser feita com base no regulamento do CFM, como não publicar fotos de antes e depois dos pacientes, ter cuidado com o tom do linguajar das postagens, etc.

Em resumo, o canal permite você crescer e ter visibilidade, mas para ser um médico sucedido no Instagram é preciso seguir boas práticas de posicionamento para formar uma estratégia extremamente cuidadosa e bem formulada.

Quer uma empresa especializada em marketing médico cuidando do seu perfil com excelência e ética? Fale conosco e conheça nossos serviços e planos para ajudar a destacar-se na mídia.

 

:: Últimos posts

clínica ortopédica ter um site médico
7 motivos para uma clínica ortopédica ter um site médico
20 de setembro de 2021
razões para sua clínica oftalmológica ter um site
7 razões para sua clínica oftalmológica ter um site na internet
17 de setembro de 2021
ortopedista estar presente nas redes sociais
5 razões para um ortopedista estar presente nas redes sociais
17 de setembro de 2021
Instagram para consultório oftalmológico
Conheça 4 vantagens de usar o Instagram para consultório oftalmológico
13 de setembro de 2021
clientes em sua clínica de ortopedia
Como conquistar novos clientes em sua clínica de ortopedia
13 de setembro de 2021

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Conversar
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.