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Quando você tem uma instituição de saúde o objetivo é simples e claro: ter os maiores ganhos possíveis. O problema é que faturar mais não segue uma fórmula secreta para acontecer e exige que você use métodos comprovados. Basicamente, é possível ter maior faturamento em uma clínica com o marketing aplicando alguns passos relacionados ao crescimento da base de clientes, gasto médio de cada um e a frequência com que retornam.

Parece fácil? No entanto, engana-se quem considera que sim. Por isso, neste artigo separamos algumas dicas importantes para aumentar esse indicador na sua empresa com a divulgação correta do seu trabalho. Confira!

 

Crescimento da base de clientes novos

Para faturar mais e ter maior faturamento em uma clínica, você precisa de novos clientes dispostos a agendar um horário em sua empresa. Logo, se cada um realiza apenas uma consulta por mês, quanto mais pacientes você tiver, maior a probabilidade de você aumentar o volume de negócios.

A novidade é que você precisa das estratégias certas para atrair as pessoas propensas a converter. Isso significa que deve-se estudar o seu público-alvo: conhecer, entender e analisar o seu comportamento de compra, suas preferências, necessidades e outros fatores de influência.

Assim, será trabalhada a expectativa da sua audiência, satisfazendo e suprindo suas necessidades. Nesse caso, as principais ações são:

  1. Site otimizado: com as palavras-chave certas nas suas páginas, fazendo referência à sua especialidade e região de atuação, você pode chegar até as pessoas propensas a converter e que estão pesquisando por elas. Assim, mesmo que não conheçam sua instituição, a encontrarão e conhecerão melhor seus serviços e profissionais.
  2. Blog: junto a um site você pode adicionar um blog com informações sobre sua área. Isso ajudará a atingir os usuários que buscam por sintomas, doenças, tratamentos e especialistas relacionados aos seus atendimentos, ajudando na identificação dos problemas e a verem como você pode ser a solução para eles. Tudo isso através de conteúdos relevantes e de valor.
  3. Google Meu Negócio: com essa ferramenta gratuita do maior mecanismo de pesquisa do mundo, você será exibido em uma lista de resultados para empresas locais. Geralmente, quem procura por clínicas dessa forma já está decidido a marcar um horário, mas não sabe onde. Direcione-o para seu site e faça uma boa divulgação com gatilhos mentais.
  4. Anúncios: o tráfego pago é uma excelente forma de ser encontrado com maior rapidez. Com uma boa segmentação você aparece no topo de um buscador e pode receber mais cliques e, por consequência, mais agendamentos. É possível anunciar no Google Ads ou até mesmo nas redes sociais, como o Facebook Ads.

 

Aumento do gasto médio por cliente

Em geral, conquistar um novo cliente custo mais caro do que fidelizar os que já foram atendidos por você. Então, se torna mais simples e com um bom custo-benefício fazer com que seus pacientes atuais gerem mais lucro do que o habitual.

Esse processo representa muito para seu faturamento, porque mesmo que o número de atendimentos por indivíduo reduza, você pode manter ou faturar mais com um único deles. Para isso, procure aplicar as seguintes táticas:

  1. Marketing de Conteúdo: você precisa mostrar aos seus seguidores que eles necessitam de outros procedimentos. Neste caso, apresente os diferenciais de cada um, pelo menos, uma vez por semana, mostrando quais são suas vantagens e quais problemas resolvem.
  2. Adição de serviços: na hora de divulgar um serviço, mostre como ele pode ser complementado por outro. Por exemplo, o tratamento ortodôntico pode levar ao clareamento dental ou à profilaxia, dependendo de cada caso.

 


 

Elevação da frequência de agendamentos

Seguindo a mesma lógica da dica anterior, além de aumentar o valor gasto por cliente, é importante estimular a sua frequência de agendamentos, pois isso potencializa a rotação do seu caixa, aumentando seu faturamento mensal.

Os seus pacientes precisam retornar constantemente para consultas e exames de rotinas a cada período, seja mensal, trimestral ou semestral. No entanto, eles devem ser lembrados disso sempre que possível e, de preferência, pela sua clínica. Por isso, use as seguintes técnicas:

  1. Redes sociais: esses canais são ótimos para o relacionamento, aproximação e humanização do seu estabelecimento com o cliente. Se você se fizer presente todos os dias no perfil dele, é bem provável que nunca esqueça de retornar, principalmente se fornecer informações e dicas para identificação de dores e desejos.
  2. E-mail marketing: torna a comunicação mais direta e personalizada, permitindo segmentar sua base de contatos conforme o tempo precisam retornar para lembrá-los de marcar um horário. Com uma sequência de mensagens estratégicas, é possível convencer os leads e convertê-los repetidas vezes.

Apesar de serem dicas simples, agora você já sabe como ter maior faturamento em uma clínica com o marketing e pode aplicar toda estas estratégias para obter melhores resultados. Conte com uma agência especializada para colocá-las em prática essas ações com ética e eficiência.

Conheça a Kardan. Somos uma agência especializada em marketing para clínicas de todos os segmentos. Entre em contato e tire suas dúvidas!

 

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