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Como ter mais pacientes em um consultório de psicologia? Se você atua na área, deve ter esse tipo de dúvida constantemente. Afinal, é um segmento em que alguns pacientes não retornam mais, o que exige que o profissional procure por mais clientes com frequência, para não depender apenas dos antigos.

A verdade é que a prestação de serviços também é um negócio e precisa ser tratada como tal, com ferramentas e estratégias para se desenvolver. Isso é ainda mais forte na saúde, onde o mercado é bastante competitivo entre os consultórios e clínicas.

Para se destacar em meio a esse espaço e atingir um público que enxerga cada vez mais a necessidade da busca por ajuda, é preciso pensar em ações inteligentes para se mostrar. Por isso, separamos as principais formas para ter mais pacientes. Confira e adapte ao seu negócio!

 

Tenha um site

O site é responsável por você ser encontrado na internet. Quando estamos com dúvidas sobre sintomas ou doenças, logo procuramos por respostas no Google, portanto, um website traz bastante retorno por permitir que seus potenciais pacientes o encontrem.

Além disso, esse espaço é reservado por conter informações sobre o seu consultório, como horário de funcionamento, quem é o profissional, quais são suas especialidades e outros dados profissionais. Ainda, pode servir como uma ferramenta de agendamentos online, se bem programado.

É muito importante que esse recurso seja pensado de modo estratégico. O erro de muitos psicólogos é apenas criar um site para colocar seus dados de contato, entretanto, isso dificilmente converte.

 

Aposte no marketing boca a boca

No segmento da saúde, o marketing boca a boca é uma das chaves para o sucesso local. Isso porque as pessoas confiam na opinião e experiência de outras pessoas para tomar decisões de compra, ou não. Portanto, apostar nesse tipo de estratégia é a melhor solução, embora não tenhamos controle, já que se trata do ponto de vista de um cliente.

Nesse caso, você pode usar duas formas: a primeira é caprichar no atendimento, para construir uma imagem positiva levada para além do consultório. Já a segunda, é estar presente no meio digital com dicas úteis a ponto de os usuários compartilharem sua mensagem com outros e torná-lo reconhecido.

 


 

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais formas de obter mais pacientes. Para os psicólogos, pode ser interessante aliar o site a um blog para compartilhar conteúdos relevantes sobre saúde mental, bem-estar e os benefícios das terapias.

As redes sociais também não podem ser descartadas. Os posts feitos nesses canais são responsáveis por aproximar você, como profissional, da sua audiência através de dicas de valor.

Escrever esses textos é uma forma de demonstrar seus conhecimentos sobre o assunto, assim como orientar seus pacientes e atrair a atenção deles que, até então, não entendiam sobre a necessidade de procurar por ajuda para resolver algum problema. Dessa forma, por meio de bons materiais de apoio, é possível se tornar autoridade.

 

Faça anúncios segmentados

Os anúncios são os links patrocinados, um método de publicidade paga muito comum na internet, pois possui a oportunidade de segmentar seu público-alvo por meio de palavras-chave, para que encontrem suas soluções antes que os concorrentes ofereçam as deles. Ou seja, o seu cliente chegará no seu site porque se interessa no assunto e quer comprar seus serviços.

Essas campanhas aparecem em diversas ferramentas digitais, desde os mecanismos de buscas (Google, Yahoo, Bing etc.) até as redes sociais e plataformas de e-mail. A melhor escolha é baseada na sua audiência e onde eles costumam estar para serem alcançados.

Vale frisar que, em especial na área da saúde, esses anúncios devem ser feitos com cautela, pois uma linguagem muito persuasiva como “O melhor psicólogo do Brasil!”, não é permitida. Por isso, sempre busque por uma agência especializada em marketing nesse segmento para que não haja conflitos futuramente.

 

Facilite o relacionamento com os usuários

Outra maneira que converte bastante pacientes é facilitar o relacionamento com eles por meio dos canais de comunicação como WhatsApp, Telegram ou Facebook Messenger. Assim, quando alguém se interessar por seus serviços ou quiser tirar suas dúvidas antes de marcar um horário, isso poderá ser feito com agilidade e praticidade.

Hoje em dia as pessoas não gostam de se esforçar para conseguir algo do tipo com relação à aquisição de bens ou serviços. É preciso sustentar e chegar até elas por meio de plataformas de fácil acesso para que a conexão aconteça.

Com todos esses tópicos citados, aprendeu como ter mais pacientes em um consultório de psicologia? Em poucas palavras, o marketing é a resposta para alcançar o seu público-alvo e, por consequência, os seus objetivos.

Como você usa o marketing para psicólogos hoje? Entre em contato com a Kardan e saiba como podemos realinhar sua promoção no mercado.

 

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