Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Como usar as informações do WhatsApp Business para crescimento da sua clínica ou consultório

Assim como as outras redes sociais adaptadas para negócios, o WhatsApp Business foi criado para melhor atender os clientes. No entanto, além dessa facilidade de comunicação, a plataforma oferece informações valiosas para os empreendedores remodelarem suas estratégias. Ainda assim, muitas instituições e profissionais da saúde não sabem desse recurso ou mesmo o ignoram por achar dispensável. Já para quem utiliza a ferramenta, podem surgir dúvidas sobre como usar as informações do WhatsApp Business para crescimento da clínica ou consultório.

Por isso, preparamos este artigo para solucionar questões sobre o relatório apresentado, como interpretá-lo e o que fazer para não influenciar negativamente as métricas. Saiba mais a seguir!

 

Por que usar o WhatsApp Business?

Ao contrário do perfil pessoal, o WhatsApp comercial oferece novidades, como a identificação profissional, com selo e descrição. Permite ainda, que sejam automatizadas saudações e respostas para perguntas mais comuns feitas pelos clientes.

Sendo assim, uma dessas funções relevantes é o fornecimento de um relatório dentro da plataforma. A importância desse material se dá porque todo negócio precisa mensurar sua atuação na rede social para saber o que deve ser melhorado ou pausado.

Esse recurso permite reavaliar as estratégias, fazer testagens A/B e mensurar; mas os dados são simples, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas. Ou seja, é preciso ter um olhar um pouco mais analítico para compreender o que essas informações representam.

 

Como usar as informações do WhatsApp Business para crescer sua clínica ou consultório?

Para ajudar você a analisar melhor o que a rede social tem para informar, separamos alguns indicadores com base no que é apresentado, o que pode ajudar a crescer sua clínica ou consultório. Acompanhe:
 

Taxa de recebimento

Como o nome sugere, refere-se a quantos usuários receberam com sucesso as mensagens enviadas a eles. Desse jeito, serve como parâmetro para conferir a lista de contatos e atualizá-la com os clientes ativos.

Para melhorar a taxa dessa métrica, comece excluindo todos os números que não recebem seus comunicados há mais de uma semana. Ainda, evite comprar leads, pois não trarão nenhum retorno e as chances de bloqueio são enormes.
 

Taxa de abertura

Basicamente, essa taxa diz respeito às mensagens abertas, ou seja, as que foram lidas. Avaliar essa parte é interessante para ter noção sobre a rejeição da comunicação do seu negócio — conhecido como bounce rate.

Para elevar a quantidade de leitura pense na prévia da ideia. Assim como o e-mail marketing tem o campo de assunto para chamar a atenção, você precisa fazer o mesmo com o início da sua mensagem.

A amostra é o que as pessoas visualizam antes da abertura. Nos sistemas Android geralmente aparecem um preview entre 32 e 45 caracteres, já nos sistemas da Apple são exibidos entre 55 e 74 caracteres. Por isso, aproveite esse pequeno espaço para instigar o lead.
 

Taxa de resposta

Dentre os indicadores, esse é o mais importante, pois mostra como, de fato, está suas estratégias. Se elas estiverem persuasivas e interessantes, os usuários responderão naturalmente, e por isso, é valioso enxergar isso.

A plataforma não informa oficialmente, mas você pode deduzir comparando o número de mensagens abertas e a quantidade de respostas. Caso esteja ruim, essa média de interação pode ser estimulada por meio de contatos mais criativos e chamadas para ação diferentes.

Não se esqueça de que é necessário planejar iscas, oferecer informações e conteúdos relevantes, além de outros atrativos para que os usuários retornem. Apenas enviar imagens e falar da sua empresa não traz resultados tão satisfatórios.

 

O que fazer para ter uma bons resultados?

Para não ter taxas com resultados negativos, listamos algumas boas práticas simples que se assemelham com o posicionamento em outras mídias. Confira a seguir:
 

Tenha postura

Mesmo que o WhatsApp seja um ambiente mais descontraído, é essencial ter um planejamento, um perfil, público-alvo, linguagem e forma de interação própria para se manter próximo do restante da divulgação. Assim, tenha uma postura humana e personalizada.
 

Controle-se na frequência

Como falamos, a rede social é mais íntima, mas tenha cuidado para não enviar novidades e conteúdos a todo momento e, o pior, fora do horário comercial. Observe a métrica de abertura para perceber se a quantidade de envios está adequada, e no momento ideal.
 

Preste atenção no tipo de conteúdo e no consentimento do usuário

Antes de tudo, você precisa saber o tipo de conteúdo que enviará, se serão materiais gratuitos ou novidades da clínica, por exemplo. Após definir isso, tenha consentimento dos leads para enviar as mensagens, pois nem todos gostam ou querem recebê-las.

Podemos dizer que usar as informações do WhatsApp Business para crescimento da sua clínica ou consultório é uma ótima tática para sair na frente dos concorrentes em relação à comunicação com os pacientes. Com nossas dicas você já sabe como analisar esses dados e o que fazer para não obter maus resultados.

Agora que você entendeu a oportunidade que o WhatsApp Comercial oferece para se aproximar dos pacientes, entenda agora a importância dos conteúdos informativos para atuar de maneira certeira.

 

Deixe uma mensagem

:: Últimos posts

médico particular precisa ter um site
Um médico particular precisa ter um site na internet
19 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de radiografia
Adequação LGPD para clínicas de radiografia
16 de outubro de 2020
site médico pode garantir a agenda cheia
Um site médico pode garantir a agenda cheia todo mês
12 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de estética
Adequação LGPD para clínicas de estética
9 de outubro de 2020
Blog para médico
Qual a importância de um blog para médico
5 de outubro de 2020

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Open chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.