O WhatsApp para negócios possui inúmeras funcionalidades pensadas estrategicamente para ajudar as empresas. Uma dessas funções é o catálogo de itens, disponível para os usuários, para informar o que vendem. Mas como usar o catálogo de produtos no WhatsApp Business em sua clínica ou consultório?
Adotar essa ferramenta como aliada no dia a dia pode ser muito vantajoso para os médicos, por exemplo, que tem a oportunidade de apresentar os seus serviços de forma indireta e completa. Produzimos este post para responder essa pergunta e direcionar você, como profissional da saúde, a divulgar o seu trabalho de uma forma diferente e prática. Saiba mais na sequência.
O que é o recurso de catálogo de produtos do WhatsApp Business?
Faz pouco tempo que o WhatsApp Business disponibilizou uma nova função. Isso permite, que os negócios cadastrem seus produtos. A função é o Catálogo de Produtos e Serviços. A ideia é permitir que os empreendedores divulguem com mais facilidade o que vendem durante uma conversa com um potencial comprador.
Isso significa que não é mais necessário criar artes e enviar uma série de fotos para os clientes. Isso não era uma ação positiva, pois enchia a memória dos celulares das pessoas. Agora, com a ferramenta é possível apresentar todo o catálogo de uma maneira mais interessante e profissional.
Como usar o recurso de produtos no WhatsApp Business em sua clínica ou consultório?
Apesar do site ser um lugar ótimo para divulgação, o catálogo pode servir de suporte para as clínicas e consultórios, pois pode ser utilizado como facilitador no momento da conversa.
Para as instituições de saúde, é interessante colocar todos os serviços ofertados, com as descrições de como é a abordagem e até mesmo com um link de redirecionamento para uma página com explicações mais amplas. Nesse caso, esse endereço web deve estar otimizado para captar o paciente.
O catálogo com todas as técnicas, fotos e descrições aparece no perfil do negócio e fica disponível para todos, o que pode ajudar na agilidade do atendimento, pois não há necessidade de o indivíduo perguntar se a clínica realiza determinado procedimento e como acontece tudo.
Além disso, é possível enviar individualmente para as pessoas durante uma conversa. O processo é o mesmo para enviar outros arquivos, sendo prático para quem manda e quem para os recebe.
Como cadastrar um produto no catálogo do Whatsapp Business?
Para usar a funcionalidade, basta seguir os seguintes pontos:
- Abra o aplicativo, clique no ícone de “três pontinhos”, no canto superior da tela, e, em seguida, em Configurações.
- Na próxima etapa, toque em Configurações da empresa e acesse Catálogo.
- O próximo passo é adicionar um Produto ou Serviço e suas informações (Preço, Nome, Descrição, Link e Código). Por fim, salve.
Como se preparar para utilizar a funcionalidade?
Utilizar o recurso não é difícil, mas existem algumas dicas eficazes e simples para deixar a divulgação mais assertiva. Confira a seguir algumas boas práticas:
Insira um nome fácil
Os nomes dos procedimentos não são nada fáceis de serem ditos pelos mais leigos e muitos deles não sabem o que significa. Por isso, evite usar o nome científico do tratamento/doença. Insira algo que seja do conhecimento popular, como “Limpeza” em vez de “Profilaxia” no caso dos dentistas.
Coloque boas fotos
As fotos são capazes de chamar a atenção das pessoas, por isso ilustre o tratamento por meio delas, para que não restem dúvidas do que se trata. Prefira ilustrações para cirurgias e fotos de banco de imagens de técnicas externas, como ortodontia.
Faça uma descrição completa
Sua descrição não precisa ser grande, mas é essencial que ela tenha as informações certas e completas. Explique o que é o tratamento ou procedimento, os seus pontos positivos e o que pode melhorar depois de realizado.
Sendo assim, usar o recurso de produtos no WhatsApp Business em sua clínica ou consultório é uma ótima estratégia para mostrar seus serviços com facilidade e praticidade. Se você ainda não o utiliza, comece a seguir as dicas dadas neste post. Quer continuar usando as táticas certas nas suas redes sociais? Então leia e conheça agora as melhores estratégias para redes sociais médicas.