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Conquistar novos pacientes é uma tarefa cada vez mais difícil. É preciso levar todo o atendimento feito no ambiente físico para o virtual, com intuito de ser reconhecido e gerar leads. Por isso, o Facebook para clínicas médicas tem sido uma boa solução.

Muitos utilizam essa rede social para entretenimento, a fim de passar algumas horas do dia vendo coisas pessoais e de seus amigos; mas para quem tem visão de negócio, ela acaba sendo utilizada para atingir novas pessoas e converter em diversas ações, incluindo o agendamento de consultas.

Isso porque, a maioria das pessoas procuram por referências de médicos antes de marcar uma data, e por isso, quem não está presente na plataforma corre o risco de perder para a concorrência. Neste artigo, você conhecerá melhor essa ferramenta, como usá-la em sua clínica e muitas outras dicas. Confira na sequência!

 

Entenda porque é importante sua clínica estar no Facebook

O Facebook é um canal de comunicação digital que já conta com mais de 5 bilhões de usuários. Com toda essa audiência, fica nítida a oportunidade para as clínicas médicas entrarem na plataforma para obter um posicionamento digital.

O uso das redes sociais é muito relevante para manter um bom relacionamento com o público. Por meio de postagens, você consegue passar uma imagem de confiança e os seus pacientes se sentem mais seguros, pois além de serem informados constantemente, contam com a rapidez de entrar em contato em poucos cliques.

Mas você sabe como usar o Facebook para clínicas médicas? Essa ferramenta oferece diversas funcionalidades que ajudam nos negócios. Por isso, é preciso saber como utilizá-las e uni-las com as estratégias certas. Veja como usar o Facebook para clínicas e manter-se relevante:
 

Tenha uma página

Muitas clínicas médicas insistem em ter um perfil pessoal para divulgar os seus produtos e serviços. No entanto, uma das possibilidades do Facebook é fazer uma página, que torna o negócio muito mais sério e consegue se conectar com uma grande quantidade de pessoas. Além disso, qualquer um, que siga ou não a sua clínica, consegue ver o que é publicado.
 

Conheça o seu público-alvo

De nada adianta ter uma página e publicar conteúdo para ninguém visualizar. É preciso saber para quem se está falando, de que maneira é essa comunicação e o que é relevante para quem verá. Por isso, conheça o seu público-alvo.

Por exemplo, se em sua clínica há dermatologistas e endocrinologistas, então existem dois tipos de segmentos diferentes, que podem ser atingidos simultaneamente. Assim, foque apenas em quem procura por esses serviços.
 

Atualize sua página com periodicidade

Agora que você já sabe com quem será sua comunicação, não deixe de atualizar com frequência o seu Facebook com conteúdos relevantes. É importante manter os seguidores sempre informados para se tornar referência na área e ficar na mente deles. Desse modo, quando houver algum problema de saúde, a primeira reação que terão é marcar uma consulta com os seus profissionais.
 

Foque no relacionamento

O que muitas empresas deixam de lado — e acabam perdendo grandes oportunidades — é o relacionamento com os clientes. Sempre responda suas dúvidas nos comentários, reaja aos seus feedbacks, conte sobre novidades no setor ou na clínica e envolva-se com outras ações de modo que fidelizem os pacientes.
 


 

Não fale apenas dos seus serviços

Ninguém quer seguir páginas que ficam repetitivamente anunciando sobre os seus serviços e produtos e como eles são maravilhosos. O Facebook é uma rede social de interação de um para um, o que significa que nenhum usuário está na plataforma para comprar somente. Por isso, poste fatos interessantes e, se quiser divulgar o que você oferece, seja discreto e use a criatividade.
 

Faça anúncios

Você como usuário dessa mídia já deve ter notado que as publicações das páginas que segue quase não aparecem no seu feed. Devido a nova forma do Facebook mostrar as publicações, as pessoas estão recebendo mais posts dos seus amigos, o que afeta o alcance orgânico das páginas. Sabendo disso, uma das alternativas é fazer anúncios pagos.

Mesmo que seja necessário utilizar recursos financeiros para desenvolver uma campanha desse tipo, as vantagens são inúmeras. A principal delas é que sua clínica conseguirá atingir um público segmentado e que tem interesse nos seus serviços, o que aumenta as chances de conversão em consultas agendadas.
 

Mensure os resultados

Seja conteúdos patrocinados ou não, você não pode deixar de mensurar, pois com os dados obtidos nessa etapa é possível saber quais estratégias estão obtendo bons resultados e quais devem ser aprimoradas ou descartadas.

A boa notícia é que para fazer isso não é necessário pagar softwares caros, pois a própria rede social oferece uma plataforma com informações sobre tudo o que acontece na sua página. A partir disso, basta analisar.

 

Conheça algumas opções do que postar

Se o conteúdo é tão importante assim para atingir o seu público, você deve estar se perguntando o que postar diariamente. Tratando-se de uma clínica médica, existem regras impostas pelo Conselho Federativo de Medicina (CFM) que devem ser seguidas, mas, no geral, podem ser feitos posts:

  • Tirando dúvidas frequentes;
  • Respondendo curiosidades;
  • Divulgando infográficos, o que torna a sua página uma fonte segura de informações;
  • Atualizando sobre a própria clínica, como cursos dos profissionais, novidades, etc.

O Facebook para clínicas é muito importante, pois estabelece um relacionamento com seus clientes e ainda divulga os seus trabalhos. Com as dicas dadas neste artigo você conseguirá atrair novos seguidores, que podem se tornar futuros pacientes. Por isso, vale a pena investir nessa ferramenta. Desse modo, contar com uma agência especializada em marketing médico, pode elevar o marketing de sua clínica a um outro nível, realizando ações que definitivamente geram resultados.

Ficou com alguma dúvida sobre como usar o Facebook para potencializar os resultados da sua clínica? Deixe seu comentário abaixo.

 

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