Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Existem muitos canais para serem utilizados com intuito de cativar mais os pacientes. Dentre eles, o que se destaca por ser muito eficiente é o Instagram. A plataforma é uma das mais utilizadas entre muitos setores, inclusive o da saúde. No entanto, ter e manter uma boa presença nessa rede social pode gerar algumas dúvidas e ser um desafio, sobretudo, para os médicos que possuem suas agendas lotadas. Então, como usar o Instagram para cativar mais seus pacientes?

Pensando nisso, separamos algumas ações que você pode implementar no seu consultório ou clínica para obter resultados consistentes. Tudo isso seguindo as resoluções sobre marketing da CFM. Acompanhe até o final e boa leitura!

 

Por que você deve utilizar o Instagram para a área de saúde?

A rede social já conta com 50 milhões de pessoas conectadas e dispostas a seguirem novos perfis, procurarem sobre assuntos do seu interesse e pesquisar a seriedade das marcas que pretendem fechar algum tipo de negócio.

Isso significa que ao optar pelo Instagram, há grandes chances de sua clínica ou consultório aumentar a rentabilidade, reconhecimento e até melhorar o relacionamento com os pacientes. Para isso, é só utilizar o marketing de conteúdo para atrair até mesmo quem não precisa de uma consulta hoje, mas que lembrará do seu consultório quando precisar.

Outro bom motivo é que essa plataforma é considerada como a que mais gera engajamento. Por ter diversas funcionalidades como comentários, curtidas, mensagens, stories com perguntas, etc, é possível saber o que os seus clientes pensam sobre sua marca e respondê-los facilmente.

Sendo assim, quem não tem presença no Instagram, perde uma boa oportunidade de construir uma imagem da marca com autoridade e, como consequência, cativar novos pacientes.

 

O que o Conselho Federal de Medicina diz sobre o marketing?

O marketing na saúde precisa de alguns cuidados. Existem algumas normas que o Conselho Federal de Medicina (CFM) impõe quanto à publicidade e exposição. Por isso é preciso ficar atento, para não acabar sendo punido. Alguns itens vetados para a internet e que devem ser considerados para quem produz conteúdo, são:

  • Comunicar técnicas exclusivas;
  • Divulgar valores dos procedimentos ou consulta;
  • Fazer consultoria em vez de consulta presencial;
  • Publicar imagens de pacientes para mostrar resultados mesmo com autorização;
  • Anunciar novos equipamentos para mostrar um consultório com mais capacidade de atendimento.

 


 

Como cativar mais seus pacientes dentro da plataforma do Instagram?

Depois de descobrir alguns bons motivos para investir no Instagram e entender as regras mais relevantes do CFM para produção de conteúdo na internet, é hora de planejar suas ações para usar o Instagram para cativar mais seus pacientes. A seguir, você confere algumas dicas:
 

Entendendo as necessidades dos pacientes

De que maneira você vai ajudar seus clientes, se não sabe o que sentem e desejam? Por isso, é necessário entender suas reais necessidades para saná-las. Pense em fazer perguntas simples nos Stories para descobrir isso e dê um jeito de mostrar que você está disposto a ajudá-los com sua especialidade.
 

Oferecendo dicas úteis

Una o que você sabe na sua área com o que as pessoas querem saber e ofereça dicas relevantes. Por exemplo, uma dermatologista pode orientar sobre mitos e verdades em relação às acnes ou citar maneiras de aliviar doenças de pele. É só transformar isso em um post no feed, IGVT ou stories, sempre com uma linguagem mais acessível.

 

Respondendo prontamente as dúvidas

Uma forma de perder clientes é não os respondendo. Agora, imagine um paciente com algum caso urgente querendo saber por mensagem onde está localizado o seu consultório ou clínica e você só respondê-lo no outro dia. Com certeza, o primeiro concorrente que informou a localização o cativou e captou para si.

As pessoas que entram em contato esperam retorno. Por isso, se não houver tempo para interagir com elas, o ideal é contratar uma secretária. O importante é gerenciar o seu Instagram de maneira eficaz com o objetivo de engajar as pessoas.

 

Mostrando a sua localização

As pessoas sempre procuram por lugares próximos ao que ela está. Então, dificilmente, alguém sairá de uma cidade para se consultar em outra com 375 km de distância. Assim, mostre no seu perfil ou em anúncios pagos onde você está situado e como chegar.

Viu só como o Instagram é uma ótima ferramenta para ações de marketing? Com alguns cuidados tomados e estratégias traçadas, você consegue facilmente cativar seus pacientes. Então não perca mais tempo e comece agora o seu planejamento. Desse modo, contar com uma agência especializada em marketing médico, pode elevar o marketing do seu consultório médico a um outro nível, realizando ações que definitivamente geram resultados.

Ficou com alguma dúvida ou quer salientar algo? Deixe um comentário abaixo.

1 Resposta

Deixe uma mensagem

:: Últimos posts

médico particular precisa ter um site
Um médico particular precisa ter um site na internet
19 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de radiografia
Adequação LGPD para clínicas de radiografia
16 de outubro de 2020
site médico pode garantir a agenda cheia
Um site médico pode garantir a agenda cheia todo mês
12 de outubro de 2020
LGPD para clínicas de estética
Adequação LGPD para clínicas de estética
9 de outubro de 2020
Blog para médico
Qual a importância de um blog para médico
5 de outubro de 2020

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Open chat
Olá, notamos que você está lendo sobre Como usar o Instagram para cativar mais seus pacientes. Se você tem alguma dúvida pessoal ou está pesquisando para alguém, fale com um de nossos especialistas agora. Clique no ícone abaixo e fale via Whatsapp.