Há muito tempo usar o marketing digital para clínicas de estética se tornou uma necessidade para quem quer crescer no seu mercado. Afinal, a presença online permite ser encontrado pelos potenciais clientes e mantê-los próximos.
Mesmo que opte por utilizar métodos mais tradicionais, para sua empresa competir com os concorrentes da área é indispensável ter estratégias aplicadas no ambiente digital para ganhar destaque.
Com base nisso, separamos algumas maneiras de usar a internet como meio para impulsionar seu nome e atingir os seus objetivos. Confira todas elas a seguir e aplique-as quanto antes!
Aparecendo na hora certa
Um site otimizado ajudará a aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, o que significa que mais pessoas acessarão seus conteúdos. Quanto mais acessos, mais compartilhamentos e indicações serão feitos, o que gera viabilidade e conversões.
Para isso, é necessário usar técnicas de SEO que permitam ranquear no tráfego orgânico para uma audiência específica por meio da seleção de palavras-chave estratégicas e outros elementos.
Engajando-se com o público nas redes sociais
A maioria das empresas usam as redes sociais para se relacionarem com o público, e não estão erradas. Esses canais são ótimos para estimular e manter as pessoas entretidas com assuntos da sua especialidade.
Usar histórias de pacientes reais, sem mencionar nomes, por exemplo, pode ajudar a absorver melhor os seus diferenciais, sua eficácia e a satisfação oferecida. Isso pode ser feito através dos stories ou reels do Instagram.
Criando um blog
O marketing de conteúdo é a melhor estratégia para posicionar sua clínica de estética no digital. Com um blog, você pode publicar artigos respondendo às principais dúvidas do seu público-alvo.
Por meio dessa ação, você consegue atrair clientes que ainda não identificaram suas necessidades, mas ainda não conhecem sua instituição como solução para resolvê-los.
Usando a personalização
Um dos principais benefícios do marketing digital é o poder de obter dados sobre sua audiência e saber sobre seus interesses, preferências e hábitos de consumo.
Use isso a seu favor. Com base no comportamento das pessoas que consultaram com você ou procuram por seu trabalho, entre em contato para comunicar sobre novos tratamentos disponíveis e relevantes para eles ou para retirar objeções que impedem a conversão.
Uma forma eficiente de fazer isso é com o e-mail marketing. Essa ferramenta é extremamente útil para manter contato com seus leads e ainda permite segmentar as mensagens por grupos, de acordo com suas características e jornada de compra.
Definindo a imagem da clínica
A imagem da sua empresa é essencial para ser lembrada pelos consumidores. Pense no banco que usa a cor roxa, letras arredondadas e uma linguagem diferenciada para falar com seus consumidores. Nem mencionamos o nome e você deve ter pensado no Nubank.
É sobre isso que deve pensar para sua clínica de estética. Ela precisa de uma identidade visual com cores e letras que remetam a sua marca de maneira profissional e ainda tenha uma linguagem adequada.
A comunicação, seja visual ou escrita, também faz parte do seu marketing, é o que chamamos de branding. Ou seja, defina a forma como quer ser visto e lembrado no seu mercado de atuação.
Criando parcerias de sucesso
O marketing de influência pode ser muito bem aproveitado pelas clínicas de estética. Encontre influenciadores na sua região que contenham o mesmo perfil de seguidores que o seu público-alvo para atrair mais clientes.
Não pense, contudo, que uma parceria de sucesso precisa ser com um influenciador digital com milhões de seguidores. Procure por aqueles com menos números, mas com nicho interessante de se acessar.
Você pode até fazer parcerias com outros profissionais da cidade. Por exemplo, uma esteticista pode falar sobre procedimentos que ajudam no emagrecimento junto a um nutricionista, que pode indicar a melhor dieta.
Não existe apenas essas formas de usar o marketing digital para clínicas de estética. Com um bom planejamento, você pode criar diversas estratégias e adaptá-las para a sua empresa crescer cada vez mais.
Que tal contratar uma agência especializada para planejar e executar as táticas? Entre em contato com a Kardan e saiba mais sobre os nossos serviços de marketing digital para clínicas de estética!