A divulgação dos seus serviços é muito importante em qualquer etapa de uma empresa. Usar o marketing digital quando está abrindo uma nova clinica é ainda mais crucial para começar no mercado da maneira certa.
É provável que seus concorrentes já estejam presentes nos canais online com táticas de atração, captação e fidelização de pacientes. Para competir diretamente com eles, nada melhor do que estar onde estão e mostrar quais são os seus diferenciais em relação a eles, sempre de maneira ética e estratégica.
Se você está na dúvida sobre como fazer isso, este post pode ajudar. A seguir, você confere detalhes sobre como investir em marketing, incluindo algumas dicas para empregar no seu planejamento. Continue a leitura e veja!
Investimento em marketing digital vale a pena?
Em qualquer negócio, independente do segmento ou porte, o investimento em marketing digital é fundamental para atrair a atenção dos clientes, além de construir e consolidar uma boa imagem diante do público. É por meio de ações pontuais bem feitas que sua clínica ganhará visibilidade e será reconhecida pelos seus diferenciais, como qualidade no atendimento, serviços inovadores, ética, oferecimento de experiências positivas, etc.
Marketing para clínica médica: para que serve?
O marketing alia várias práticas para ganhar destaque e se tonar autoridade em um nicho. No caso das clínicas, ajuda a ser vista como referência na especialidade que atua com base na confiança que as pessoas passam a ter no seu trabalho.
O objetivo, além de saber como atrair mais pacientes, é ter credibilidade dos atendimentos prestados e ser valorizado pelo que serviço oferece. Contudo, esse caminho é longo e exige um bom planejamento estratégico para despertar interesse nas pessoas.
Como usar o marketing digital quando está abrindo uma nova clínica?
Para aprender de uma vez por todas como usar a divulgação online para sua clínica nova, separamos algumas dicas para marketing digital quando está abrindo uma nova clinica. Confira!
Consulte o Código de Ética Médica antes de qualquer decisão
Qualquer ação que planeja executar precisa concordar com o Código de Ética Médica e o Manual de Publicidade Médica, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina. Ambos estabelecem critérios para a propaganda em medicina e precisam ser consultados para definir as estratégias dentro da ética.
Um exemplo claro e comum de que muitos profissionais se quer leem esses documentos é a publicação de fotos no estilo “antes e depois” para mostrar os resultados de um procedimento. Contudo, o CFM proíbe tal prática e pode até punir o médico (consulte também os conselhos regionais).
Tenha um site médico profissional e agradável
Já é costume procurarmos por produtos e serviços na internet. Veja isso como uma oportunidade e tenha um site profissional, com todas as informações necessárias sobre sua clínica, seus serviços e seus profissionais.
Não esqueça da estética da página, sempre pensando em um estilo agradável, para gerar credibilidade e confiança a quem olhar. É por meio dela que seu público terá o primeiro contato, portanto, a experiência do usuário pode ser determinante.
Lembre-se de ter um blog médico
Uma clínica precisa expor o conhecimento dos seus médicos e como eles podem ajudar o público. Nesse sentido, ter um blog no site ajuda a estabelecer esse contato de maneira leve, direta e didática, através de uma linguagem adaptada para os leigos e sempre tirando suas dúvidas.
Sem mencionar que essa seção tem um papel importante para colocar sua instituição nos resultados de busca orgânicas do Google e ser encontrada facilmente por meio da inserção de palavras-chave utilizadas por sua audiência ao longo dos artigos.
Esteja nas redes sociais
Por meio das redes sociais você poderá se relacionar de forma mais próxima com as pessoas. Os perfis ganham força porque facilitam a comunicação por mensagens diretas e até pelo seu alto nível de engajamento.
Para funcionar, o ideal é elaborar uma estratégia para cada rede social. O que pode dar certo no Instagram, nem sempre consegue desempenhar bem no Facebook, por exemplo. O seu plano de marketing deve avaliar os recursos disponíveis, para delinear a melhor maneira de se posicionar em cada uma delas.
Aproveite o Google Meu Negócio
Uma clínica que está iniciando no mercado precisa aproveitar todas as formas de se promover de forma orgânica. O Google Meu Negócio permite isso com rapidez e eficiência, exibindo seu nome gratuitamente para quem está interessado em converter.
Imagine que alguém busque por instituições da sua especialidade na sua região no mecanismo de pesquisa. Os algoritmos mostrarão uma lista de negócios conforme as palavras-chave digitadas e sua clínica poderá estar entre os primeiros resultados, ganhando mais visibilidade.
Explore os anúncios pagos
Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de anunciar sem ter um grande orçamento, como acontece na rádio e televisão. Você pode até começar com pouco dinheiro e aumentar conforme os resultados aparecem.
Além desse benefício, o que difere os anúncios pagos no online é a possibilidade de segmentar, direcionando um link ou publicação diretamente para os interessados em suas soluções. Assim, sua marca pode se tornar mais conhecida na região e disputar com a concorrência mais antiga.
Agora que você sabe como usar o marketing digital quando está abrindo uma nova clinica, não deixe de aplicar as dicas. A partir dessas medidas, você conseguirá atrair clientes e inserir seu nome no mercado da região. Como resultado, é possível faturar, além de garantir crescimento constante e sucesso.
Está iniciando agora e quer ajuda especializada para fazer o seu marketing? A Kardan é especialista em divulgação de clínicas e pode posicioná-la da melhor forma. Fale conosco!