Atendimento: Seg - Sex | 09:00-18:00
Email: contato@kardan.com.br Envie uma mensagem: (47) 99971-5155

Desde que o WhatsApp se mostrou irredutível quanto às mudanças de alguns recursos e após anunciar o compartilhamento de dados da plataforma para a rede Facebook no início de 2021, o Telegram ganhou destaque como solução para as empresas. Mas como usar o Telegram na clínica médica?

Inicialmente, o aplicativo não foi criado como uma ferramenta para negócios, mas com a demanda crescendo, algumas funções foram surgindo e permitindo que a rede social virasse mais uma fonte de tráfego para os profissionais de diversos ramos de atividade, inclusive para clínicas.

Sua clínica utiliza essa ferramenta? Neste artigo, falaremos sobre como usar o Telegram na clínica médica para conquistar e fidelizar os pacientes. Continue a leitura e descubra o que o app pode fazer por sua instituição.

 

O que é o Telegram?

Lançado em 2013, o Telegram é um aplicativo gratuito com mensagens instantâneas, semelhante ao WhatsApp. Muitos dos seus recursos chamam a atenção para o seu uso, como:

  • Envio de mensagens, figurinhas, fotos, arquivos, vídeos etc;
  • Criação de grupos com até 20 mil participantes;
  • Grupos secretos que autodestroem as mensagens automaticamente, a partir do tempo programado;
  • Acesso com senha para ter mais privacidade, se desejar;
  • Elaboração de páginas;
  • Desenvolvimento de bots.

 

O que torna o Telegram diferente do WhatsApp?

Apesar de terem o mesmo objetivo, conectar as pessoas de forma rápida e segura, o Telegram possui algumas vantagens sobre o WhatsApp. A principal delas é o armazenamento totalmente na nuvem, o que permite que você acesse suas mensagens em vários aplicativos, sem que estejam conectados entre si.

Outro benefício é que os padrões de programação do Telegram estão abertos. Ou seja, todos os desenvolvedores podem criar seus próprios aplicativos, como envio de notícias personalizadas, integração com serviços terceiros, recebimento de pagamento e outros como aplicativos médicos.

E se não bastasse essa funcionalidade, a própria empresa se delega mais segura e rápida devida a sua infraestrutura de vários centros de dados e criptografias, que não permitem o acesso por pessoas não autorizadas.

 


 

Como usar o Telegram na clínica médica?

Por ser mais seguro e trazer outros recursos, além do que o WhatsApp oferece, o aplicativo é ótimo para as clínicas médicas. Cabe a cada negócio traçar suas próprias estratégias, mas podemos destacar algumas:
 

Envio de material rico em informação

Como uma clínica, você pode dar dicas e trazer novidades do setor da saúde para os pacientes. Solicite que entrem em um grupo para que você possa enviar podcasts, avisos de lives, materiais educativos e posts em blog, para que eles conheçam melhor sobre suas doenças e tratamentos.
 

Criação de chats secretos com os pacientes

Depois que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor, proteger os dados dos pacientes se tornou ainda mais importante do que nunca. Por isso, criar chats secretos, em que as mensagens se autodestroem em um determinado tempo, é uma solução para resguardar as informações pessoais trocadas com os indivíduos, incluindo mensagens confirmando consulta.
 

Reativação de antigos pacientes

O Telegram pode ser um ótimo meio para reativar antigos pacientes. Se sua clínica oferece serviço ginecológico, pode enviar mensagens para as mulheres refazerem avaliações trimestrais sobre a saúde íntima, por exemplo. Além deste, existem outros atendimentos que permitem a mesma abordagem.
 

Lembrete aos atuais pacientes

A maioria das clínicas médicas ligam para os pacientes para lembrá-los de uma consulta e confirmar sua ida. Entretanto, esse método é cansativo para quem o faz e nem sempre traz retornos, já que as pessoas estão no trabalho e não podem atender as ligações.

Use o Telegram para fazer disparos de mensagens automáticas para certificar-se sobre a presença. Assim, quando o paciente tiver tempo, ele retornará com a resposta, sem a necessidade de incomodá-lo no momento que estiver indisponível.
 

Uso de bot de atendimento

Uma clínica médica não fica disponível 24/7. Aposte em um bot de autoatendimento nesse período para não perder clientes. É possível configurar um software interativo em que os usuários tirem dúvidas rápidas e possam agendar seus horários em qualquer momento.

Agora que sabe como usar o Telegram na clínica médica, associe o aplicativo com um bom planejamento para aprimorar sua atuação. Como você percebeu, há muita utilidade nas estratégias empresariais, até mesmo na saúde.

Já que estamos falando sobre mídias sociais, que tal continuar seu estudo? Leia nosso artigo sobre 4 dicas para atrair pacientes através do marketing digital.

 

1 Resposta

:: Últimos posts

clínica ortopédica ter um site médico
7 motivos para uma clínica ortopédica ter um site médico
20 de setembro de 2021
razões para sua clínica oftalmológica ter um site
7 razões para sua clínica oftalmológica ter um site na internet
17 de setembro de 2021
ortopedista estar presente nas redes sociais
5 razões para um ortopedista estar presente nas redes sociais
17 de setembro de 2021
Instagram para consultório oftalmológico
Conheça 4 vantagens de usar o Instagram para consultório oftalmológico
13 de setembro de 2021
clientes em sua clínica de ortopedia
Como conquistar novos clientes em sua clínica de ortopedia
13 de setembro de 2021

Receba dicas exclusivas

Assine nosso boletim e receba dicas exclusivas e informações úteis sobre marketing médico:
Conversar
Olá,
Como podemos lhe ajudar? Se quiser falar conosco via whatsapp, clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem.