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Grande parte da agenda de uma clínica ou consultório é proveniente de canais digitais, seja pelas redes sociais ou pelo site. Dentre essas opções, encontra-se o Telegram, uma opção gratuita e eficiente para agendamento de consultas. Mas como usar o Telegram para agendamento de consultas?

Apesar de poucas pessoas aderirem o meio no seu dia a dia, o seu negócio pode oferecer diferenciais para que as pessoas usem e contribuam para suas estratégias de relacionamento. Neste post falaremos mais sobre como o aplicativo é ideal para a área de saúde, porque usá-lo para agendar horários e algumas dicas para colocar em prática. Confira tudo isso a seguir!

 

Como funciona o Telegram para a área da saúde?

A plataforma foi criada em 2013 com objetivo de conectar pessoas rapidamente e de uma maneira fácil. Os diversos recursos fornecidos pela empresa permitem a elaboração de várias estratégias.

Na área de saúde, é possível utilizar para manter uma agenda cheia todo mês com mais esse suporte aos clientes. Embora não tenha sido desenvolvido para ser usado no marketing e relacionamento, algumas funcionalidades se encaixam perfeitamente para agendamentos online.

 

Por que usar o Telegram para agendamentos online?

Os pacientes estão mais virtuais. Isso significa que estar presente em mais este meio de comunicação é uma forma prática e orgânica de ser encontrado e ajudar as pessoas com suas dúvidas.

Essa ferramenta pode ser muito útil para economizar tempo devido à disponibilidade de automação e por usar a sincronização na nuvem. Desse modo, permite que não apenas o médico atenda aos indivíduos em tempo real, como também suas secretárias de forma simultânea e sem perder a conexão facilmente. Ou seja, é mais agilidade para conquistar novos clientes.

 


 

Dicas para usar o Telegram para agendamento de consultas

O Telegram é um aplicativo cheio de recursos para o agendamento de consultas. Abaixo, separamos os principais modos de usá-lo como ferramenta para estabelecer horários e diminuir o nível de falta de pacientes.
 

Ofereça como mais um canal de atendimento

Ao precisar de uma consulta, os pacientes preferem clínicas ou consultórios acessíveis e que estejam disponíveis em qualquer aplicativo, incluindo os de mensagens instantâneas.

Ofereça o Telegram como mais um canal de atendimento, além dos que já existem. Muitas vezes, um possível cliente não está presente em outras mídias e esta pode ser sua única forma de entrar em contato com mais facilidade.
 

Esteja disponível 24/7

Com o uso de bots, já criados ou desenvolvidos por terceiros, é viável ficar disponível por 24 horas, nos 7 dias da semana. Basta planejar e elaborar uma trilha em que o usuário seleciona o que deseja e recebe respostas rápidas e certeiras.

Por exemplo, uma clínica pode fazer um caminho em que o paciente escolhe quais dos serviços prestados deseja saber mais. Ao final, fica a critério da instituição direcionar o usuário para uma landing page ou página com foco na conversão.
 

Envie lembretes

Não é raro algumas pessoas esquecerem do agendamento feito. Por isso, envie lembretes para os pacientes, relembrando sobre o horário e até mesmo confirmando, para que ceda lugar a outras pessoas, caso não compareça.

Além disso, use o aplicativo para lembrar os antigos pacientes de possíveis retornos. Por exemplo, uma clínica odontológica pode disparar mensagens personalizadas a cada 6 meses para que os clientes retornem para uma avaliação.

Para que essa ação seja eficaz, assim que o cliente sair do local, acesse o seu perfil, digite a mensagem padrão, segure o dedo sobre o botão “Enviar” e defina para o dia e hora que deseja enviar o aviso.

Se habituar ao uso do Telegram para agendamento de consultas é muito mais fácil do que você imagina, basta dar o primeiro passo. Com essas dicas, você está pronto para atender seus pacientes com mais dinamicidade e praticidade.

Depois de aprender sobre como a mídia pode ser útil em sua assistência virtual, que tal saber mais sobre como um bom atendimento ao paciente é vantajoso para o seu negócio?

 

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