Grande parte da agenda de uma clínica ou consultório é proveniente de canais digitais, seja pelas redes sociais ou pelo site. Dentre essas opções, encontra-se o Telegram, uma opção gratuita e eficiente para agendamento de consultas. Mas como usar o Telegram para agendamento de consultas?
Apesar de poucas pessoas aderirem o meio no seu dia a dia, o seu negócio pode oferecer diferenciais para que as pessoas usem e contribuam para suas estratégias de relacionamento. Neste post falaremos mais sobre como o aplicativo é ideal para a área de saúde, porque usá-lo para agendar horários e algumas dicas para colocar em prática. Confira tudo isso a seguir!
Como funciona o Telegram para a área da saúde?
A plataforma foi criada em 2013 com objetivo de conectar pessoas rapidamente e de uma maneira fácil. Os diversos recursos fornecidos pela empresa permitem a elaboração de várias estratégias.
Na área de saúde, é possível utilizar para manter uma agenda cheia todo mês com mais esse suporte aos clientes. Embora não tenha sido desenvolvido para ser usado no marketing e relacionamento, algumas funcionalidades se encaixam perfeitamente para agendamentos online.
Por que usar o Telegram para agendamentos online?
Os pacientes estão mais virtuais. Isso significa que estar presente em mais este meio de comunicação é uma forma prática e orgânica de ser encontrado e ajudar as pessoas com suas dúvidas.
Essa ferramenta pode ser muito útil para economizar tempo devido à disponibilidade de automação e por usar a sincronização na nuvem. Desse modo, permite que não apenas o médico atenda aos indivíduos em tempo real, como também suas secretárias de forma simultânea e sem perder a conexão facilmente. Ou seja, é mais agilidade para conquistar novos clientes.
Dicas para usar o Telegram para agendamento de consultas
O Telegram é um aplicativo cheio de recursos para o agendamento de consultas. Abaixo, separamos os principais modos de usá-lo como ferramenta para estabelecer horários e diminuir o nível de falta de pacientes.
Ofereça como mais um canal de atendimento
Ao precisar de uma consulta, os pacientes preferem clínicas ou consultórios acessíveis e que estejam disponíveis em qualquer aplicativo, incluindo os de mensagens instantâneas.
Ofereça o Telegram como mais um canal de atendimento, além dos que já existem. Muitas vezes, um possível cliente não está presente em outras mídias e esta pode ser sua única forma de entrar em contato com mais facilidade.
Esteja disponível 24/7
Com o uso de bots, já criados ou desenvolvidos por terceiros, é viável ficar disponível por 24 horas, nos 7 dias da semana. Basta planejar e elaborar uma trilha em que o usuário seleciona o que deseja e recebe respostas rápidas e certeiras.
Por exemplo, uma clínica pode fazer um caminho em que o paciente escolhe quais dos serviços prestados deseja saber mais. Ao final, fica a critério da instituição direcionar o usuário para uma landing page ou página com foco na conversão.
Envie lembretes
Não é raro algumas pessoas esquecerem do agendamento feito. Por isso, envie lembretes para os pacientes, relembrando sobre o horário e até mesmo confirmando, para que ceda lugar a outras pessoas, caso não compareça.
Além disso, use o aplicativo para lembrar os antigos pacientes de possíveis retornos. Por exemplo, uma clínica odontológica pode disparar mensagens personalizadas a cada 6 meses para que os clientes retornem para uma avaliação.
Para que essa ação seja eficaz, assim que o cliente sair do local, acesse o seu perfil, digite a mensagem padrão, segure o dedo sobre o botão “Enviar” e defina para o dia e hora que deseja enviar o aviso.
Se habituar ao uso do Telegram para agendamento de consultas é muito mais fácil do que você imagina, basta dar o primeiro passo. Com essas dicas, você está pronto para atender seus pacientes com mais dinamicidade e praticidade.
Depois de aprender sobre como a mídia pode ser útil em sua assistência virtual, que tal saber mais sobre como um bom atendimento ao paciente é vantajoso para o seu negócio?