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Em todo o mundo, o WhatsApp já alcançou mais de 2 bilhões de usuários ativos. Apesar de uma grande quantidade de pessoas usarem esse canal, muitas empresas e profissionais autônomos não sabem como utilizar o Whatsapp como estratégia de marketing de maneira adequada para potencializar as vendas.

Mesmo com toda a facilidade do aplicativo, essa é uma situação comum, especialmente para quem está inserindo o seu negócio no meio digital do zero e não sabe como dar os primeiros passos para converter leads e atendimentos.

Se você é uma dessas pessoas que não sabe como utilizar essa rede, não se preocupe. As dicas apresentadas neste artigo ajudarão a entender como trabalhar na maior plataforma de conversas e a elaborar um conjunto de ações eficazes. Boa leitura!

 

Como o WhatsApp se tornou uma ferramenta de marketing?

O WhatsApp surgiu como uma alternativa dos serviços de mensagens pagos e se tornou um fenômeno pelo fornecimento de textos, ligações de voz e vídeo, documentos, fotos e, mais recentemente, a opção de pagamento para alguns dispositivos e países. Tudo totalmente grátis.

A partir disso, a plataforma passou a ser considerada uma das mais populares, e é bem provável que qualquer pessoa com smarthphone tenha uma conta. No Brasil, são mais de 100 milhões de usuários, o que significa que o seu cliente está presente lá, esperando para entrar em contato com você e fechar uma possível venda.

 

Como utilizar o WhatsApp como estratégia de marketing?

Se você quer dar os primeiros passos ou melhorar sua atuação no aplicativo, listamos as principais ações para aproveitar ao máximo o potencial do marketing no WhatsApp. Veja:
 

Comece com uma conta comercial

Uma conta comercial ajuda você a ter acesso a tudo o que uma empresa precisa para se relacionar com o seu público de maneira adequada. Um exemplo é a opção de catálogo de produtos e serviços, que permite a inserção de fotos dos itens comercializados, sem a necessidade de recorrer a grupos ou lista de transmissão para enviar uma enxurrada de imagens.
 

Interaja com os usuários de forma automatizada

O uso de chatbots tornou a vida dos profissionais mais fácil. Com algumas configurações simples de serem feitas, é possível interagir com os usuários sem estar online. Por exemplo, você pode criar um aviso de ausência totalmente personalizado ou dar respostas prontas com base nas perguntas mais frequentes.

No entanto, é preciso frisar que o uso dessa interação automatizada deve ser moderado, para garantir que ninguém que será atendido perceba que estão falando com um robô o tempo todo, e não com uma pessoa.
 

Crie conteúdos específicos

A premissa de entender a dor do cliente, entregar valor e soluções também vale para o WhatsApp. Assim como o e-mail, esse é um ótimo canal para gerar leads por meio do marketing de conteúdo. Por isso, você pode desenvolver conteúdos únicos e compartilhar com quem se interessa. Nesse caso, pode ser um curso com uma aula por dia, ou conteúdos informativos diários.
 

Confirme entregas ou atendimentos

A confirmação de entregas ou de atendimentos podem ser feitas por esse aplicativo. Assim, fica viável encaixar outra pessoa no mesmo horário ou não perder tempo e dinheiro com o envio de uma mercadoria. Isso sem mencionar que é uma forma de estreitar o relacionamento com os seus consumidores, pois você os lembrará indiretamente sobre seus compromissos e compras.
 

Use o status

Com o recurso de stories, é possível tornar a ferramenta tão poderosa quanto as demais que possuem a mesma função. Compartilhe conteúdos interativos com mensagens claras e relevantes, e não se esqueça do CTA (call to action) para o site, por exemplo, com objetivo de converter os contatos.
 

Segmente sua base de contatos

Para que os resultados sejam melhores, segmente os números salvos para saber qual comunicação estabelecer com cada cliente. Uma forma de fazer isso é por meio das etiquetas do WhatsApp, que permitem as empresas acessarem o conjunto de indivíduos e criar grupos de transmissão para se conectar com todos simultaneamente.

 

O que não fazer no WhatsApp marketing?

Sabemos que o canal torna a conexão mais próxima, mas nem sempre os leads terão vontade ou paciência para suas conversas, principalmente se houver algumas falhas. É necessário, sobretudo, seguir algumas boas práticas para atuar sem erros no WhatsApp. Veja a seguir:
 

Fique longe de spam

Mensagens indesejadas e em grande quantidade não acrescentam em nada e podem afastar os seus contatos, levando até mesmo ao bloqueio do seu número. Por isso, só coloque as pessoas em sua lista de transmissão quando for autorizado por elas.
 

Responda todos

Não é nada agradável ficar com dúvidas sobre os produtos ou serviços e não ser respondido, ou pior, receber uma resposta quatro dias depois. Assim, sempre responda todas as solicitações para o seu negócio o mais rápido possível, mesmo que seja uma reclamação.
 

Não envie arquivos muito pesados

Os vídeos são o formato favorito dos internautas, mas é preciso prestar atenção no tamanho desse conteúdo para não encher a memória dos celulares dos clientes. Se acaso o vídeo for muito grande, comprima por meio de ferramentas gratuitas, como Compressor de vídeos online ou Uniconverter.
 

Tenha noção com os horários

Ninguém funciona ou espera seus conteúdos 24 horas por dia. Evite enviar mensagens depois do horário comercial, pois a audiência está descansando, e sua intenção de comunicação pode não sair como o esperado.

 
Viu como você pode trabalhar utilizando o WhatsApp como estratégia de marketing? Diferentemente das outras plataformas, é possível se conectar com os consumidores de maneira natural e mais próxima. Então está na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e obter bons resultados. E você, já segue algumas dessas dicas?

 

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